Blog

31 de julho de 2013
|

Tela Viva: novidades no 2º semestre de 2013

Além de manter sua agenda de exibições de filmes nacionais para as comunidades dos seis municípios onde atua, o Tela Viva amplia seu campo de atuação com uma novidade: a partir de agosto, serão realizados cinco documentários contemplando talentosos músicos locais, entre cantores, compositores e instrumentistas que engrandecem o cenário musical da Região.

No campo das exibições, os sucessos nacionais “A Marvada Carne”, de André Klotzel, e “Narradores de Javé”, de Eliane Caffé, foram alguns dos destaques no circuito de cinema itinerante no primeiro semestre do ano, atraindo grande público em suas sessões.

No período, o Tela Viva promoveu uma sessão especial de lançamento do curta-metragem “Projeto Glória – Acredite na Lenda”, no Glória, distrito de Cataguases. O filme tem direção e roteiro do jovem cataguasense Rafael Aguiar, apontado como um dos talentos da nova geração do Polo Audiovisual da Zona da Mata mineira, com artistas e técnicos da Região em seu elenco e em sua produção. O “Projeto Glória” foi integralmente gravado no Glória, e a exibição atraiu a população local, que acompanhou de perto sua realização.

E ainda, o projeto de cinema itinerante integrou a programação do Festival de Gastronomia de Pirapanema, em Muriaé, realizando uma sessão especial para os participantes do evento.

Tela Viva grava documentários sobre músicos da Região:

A grande novidade para o segundo semestre é a produção de seis documentários sobre músicos da região, em especial os naturais das cidades integradas ao Consórcio Intermunicipal de Cultura Cataguases, Leopoldina, Itamarati de Minas, Miraí e Muriaé – que marcam ou marcaram a cena cultural local e conquistaram projeção em âmbito regional e/ou nacional por seu talento.

Dois nomes já ganham projeção nesta produção: o baterista e compositor cataguasense Afonso Alcântara Vieira, que já integrou várias bandas e participou de importantes festivais pelo mundo afora,  e tocou com alguns dos maiores nomes da MPB, como Chico Buarque de Holanda, Elza Soares, Wagner Tiso, Astrud Gilberto, entre outros.

E o cantor, compositor e poeta leopoldinense Serginho do Rock, autor de mais de 80 canções, entre elas Morro do Cruzeiro, que se tornou música e letra oficial de Leopoldina, por iniciativa da Câmara de Vereadores local.

 

Nos outros municípios o projeto está em fase de mapeamento e pesquisa.

O Tela Viva integra o programa de Democratização Cultural do Instituto Votorantim com patrocínio da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio – e Votorantim Metais por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura – Governo Federal.

Saiba mais sobre Afonso Vieira:

http://www.cataguasesviva.com/bandas3.html

http://www.marcelolopes.jor.br/blog/impressao/48/afonso-vieira-em-cinco-grandes-momentos

Saiba mais sobre Serginho do Rock:

http://impactodaspalavras.spaceblog.com.br/1676415/Leopoldina-MG-Serginho-do-Rock-faz-parte-de-sua-historia/

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário