Notícias

8 de dezembro de 2023
|

ANIMAPARQUE | CENA 1 – MEMÓRIA PARA UM NOVO FUTURO.

O ANIMAPARQUE está localizado em Cataguases, no Guanabara, um bairro central e popular da cidade. Um lugar agradável, cercado de…

7 de dezembro de 2023
|

ANIMAPARQUE | CENA 2 – O FUTURO CHEGOU.

No dia 30 de novembro de 2023, o ANIMAPARQUE é oficialmente inaugurado em Cataguases. Após 5 anos de trabalho e…

6 de dezembro de 2023
|

ANIMAPARQUE | CENA 3 – CELEBRAR É PRECISO.

A humanidade passa por um grande desafio histórico, que exige muita resistência, resiliência e alegria. A inauguração do ANIMAPARQUE foi…

5 de dezembro de 2023
|

ANIMAPARQUE | CENA 4 – FESTEJAR É PRECISO.

A noite festiva começou com o espetáculo “MINIMUN” do artista multimídia Rafael Ski e do músico Dudu Viana, um vídeo…

Sucesso no Curso de Animação Stop Motion

No segundo semestre de 2023, a Escola SENAI Audiovisual inaugura em Cataguases a sua primeira unidade no interior de Minas…

UM EDITAL ANIMADO

Na retomada em 2023 do Edital USINA CRIATIVA DE CINEMA, com edição especial voltada para produção de ANIMAÇÃO, foram selecionados…

Sobre

É um movimento liderado pela sociedade civil em parceria com fundações do terceiro setor, universidades, empresas e governos, voltado para o fomento da economia criativa como novo vetor de desenvolvimento sustentável da Região, tendo o Audiovisual e as Tecnologias Digitais como segmentos estruturantes. Atuando a partir de 3 eixos – Governança, Formação e Mercado – o Polo cria novas oportunidades de qualificação profissional, trabalho e renda, movimenta recursos importantes para a Região, promovendo impacto na economia local.

Criado em 2002, tendo a inauguração do Centro Cultural Humberto Mauro como marco, o Polo mobiliza lideranças da Região em torno de um Programa de Cultura, Educação, Inovação e Desenvolvimento Sustentável. A partir de 2007, a força do legado de Humberto Mauro, pioneiro do cinema nacional, e do Modernismo nas Artes, Arquitetura e Literatura na Região, conduz à escolha do Audiovisual como eixo principal das ações. Nos últimos dez anos, sob a liderança da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Instituto Fábrica do Futuro, ENERGISA e SEBRAE, desenvolvem-se projetos, eventos, para consolidação de um Polo regional de conexões nacionais, e de cooperação internacional, sobretudo, com países de língua portuguesa.

Promover produções audiovisuais, formação técnica, festivais, eventos e ações estratégicas para consolidação do setor audiovisual como vetor de desenvolvimento na Região, gerando recursos e novas oportunidades de trabalho e negócios, com impacto na economia local.

Depoimentos

"Vi em Cataguases a possibilidade de fazer um filme de época sem precisar cair no estereótipo do colonial mineiro, aqui encontramos uma ambientação muito apropriada para os anos 30, 40 do século passado"Guilherme Fiúza Zenha - Diretor do filme O Menino no Espelho
"Em Cataguases nós encontramos um grande facilitador: uma boa vontade enorme das pessoas para emprestar móveis e até objetos pessoais antigos, que nos ajudaram a criar uma ambientação dos anos 30"Oswaldo Lioi - Diretor de Arte de diversos filmes realizados no Polo.

Linha do Tempo

Produções

Programas

Parceiros

aq_block_1-image

Contato