Blog

Sucesso no Curso de Animação Stop Motion

No segundo semestre de 2023, a Escola SENAI Audiovisual inaugura em Cataguases a sua primeira unidade no interior de Minas Gerais, associando-se efetivamente à Rede Educativa integrada ao Polo Audiovisual da Zona da Mata.

Com a coordenação do gerente Claudio Rutz, o SENAI local passa a oferecer os primeiros cursos técnicos de curta duração em diversas áreas no setor, atraindo dezenas de participantes, sobretudo, formando e preparando novos profissionais para a indústria criativa regional.   

Neste cenário, ao longo do mês de novembro, está sendo realizado o curso “Introdução à Animação Stop Motion”, com duração total de 80 horas, por meio de um programa educativo que visa apresentar uma visão ampla e panorâmica do setor, dividida em aulas teóricas e práticas, para uma turma de 20 alunos moradores da região, com idades entre 16 e 22 anos.

Ministrado por Erick Ricco, Diretor e Diretor de Fotografia com anos de experiência na área, o curso transcende o seu caráter educacional, abrindo novas perspectivas profissionais e pessoais para esses jovens, em especial, podendo ampliar sua formação ao ingressar em cursos universitários e ou progredindo na carreira profissional no mercado audiovisual de Minas Gerais e do Brasil.

Para Erick Ricco, “esse curso do SENAI Audiovisual é uma inciativa muito importante no sentido de incentivar o desenvolvimento do setor de animação em Cataguases. Para mim, é gratificante apresentar aos alunos o mundo da animação, em particular o Stop Motion, técnica pela qual sou fascinado e dedico grande parte da minha vida. Observar um interesse genuíno sendo despertado nesses jovens, além dos talentos que se revelam durante o curso, é algo singular. Vejo um futuro empolgante para a animação na Zona da Mata sendo construído”.

Neste contexto é importante destacar, também em Cataguases: o início em 2022 de cursos de Tecnologias no ambito do projeto RIO POMBA VALLEY, liderado pelo Grupo Energisa, o curso superior de Tecnologias em Cinema e Animação, oferecido pela Universidade Estadual de Minas Gerais UEMG, bem como, com a inauguração em novembro de 2023 do ANIMAPARQUE, um estúdio-escola do setor de animação.

Assim o SENAI de Cataguases e o Polo Audiovisual da Zona da Mata estão juntos na missão de transformar a região em um CLUSTER regional para o CINEMA DE ANIMAÇÃO, com produções já em andamento na região do Polo Audiovisual da Zona da Mata.



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário