Blog

7 de dezembro de 2023
|

ANIMAPARQUE | CENA 2 – O FUTURO CHEGOU.

No dia 30 de novembro de 2023, o ANIMAPARQUE é oficialmente inaugurado em Cataguases. Após 5 anos de trabalho e esforço de muita gente, chega o momento de apresentar publicamente o parque criativo e educativo do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

Em um primeiro ato solene, a inauguração contou com a participação de Mônica Botelho (Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho), Lavínia Rodrigues (Universidade do Estado de Minas Gerais), Rosângela Lima (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases), Eduardo Mantovani (Energisa Minas Rio) e Cesar Piva (Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais).

.

Já na abertura, os presentes foram impactados pela imagem de Humberto Mauro contemplando horizontes e Brasis que inspiram até hoje todo o trabalho realizado no Polo Audiovisual da Zona da Mata. Com um grande público, de pessoas vindas de diversas regiões do país, a inauguração foi prestigiada por artistas, cineastas, produtores, jornalistas, empresários, autoridades públicas, representantes de instituições locais, estaduais e nacionais.

“Sejam todas e todos muito bem vindos ao evento de inauguração do ANIMAPARQUE”, foi a saudação dos apresentadores Renatta Barbosa e Igor Fernandes para uma grande plateia que lotou o estúdio.

Após a exibição de vídeos institucionais, uma apresentação inicial coube a Cesar Piva, como presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e do Instituto Fábrica do Futuro.

Cesar Piva destacou o difícil contexto vivenciado nos últimos tempos em nosso país, período no qual o projeto foi construído, mas superado com garra e dedicação de muitas pessoas e instituições. Lembrou da importância das políticas públicas e de uma rede de cooperação sólida, envolvendo especialmente o uso estruturante das isenções fiscais através das Leis de Incentivo à Cultura, dos programas de regionalização do Fundo Setorial do Audiovisual da Agência Nacional de Cinema – ANCINE, do compromisso e da participação decisiva do Grupo ENERGISA em apoio às ações do Polo Audiovisual. 

.     

Eduardo Mantovani, presidente da Energisa Minas Rio e da Fundação Cultural Ormeo Junqueiro Botelho, destacou em sua fala o compromisso histórico da Fundação e do grupo empresarial com a Cultura, Educação e o Desenvolvimento regional. Lembrou também da importante relação que o ANIMAPARQUE terá com o RIO POMBA VALLEY, projeto liderado pela ENERGISA que irá incentivar a região para uma nova economia, negócios e desenvolvimento sustentável.

.

Rosangela Lima iniciou sua apresentação lembrando da assinatura do Consórcio Intermunicipal de Cultura assinado em 2012, envolvendo as prefeituras de Cataguases, Muriaé, Itamarati de Minas e Leopoldina. Agora, como Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases, anunciou a parceria da Prefeitura com o ANIMAPARQUE nas produções audiovisuais aprovados pela Lei Paulo Gustavo do município.

Para Flavia Moreira, diretora de audiovisual e produtos digitais da Empresa Mineira de Comunicação (EMC), participando como representante do Governo de Minas Gerais no evento, Cataguases é um exemplo de união entre governos, empresas privadas, escolas e produtores, referência para toda Minas Gerais e outras regiões do país. Destacou também a força da Animação e o quanto o ANIMAPARQUE poderá contribuir para consolidar o setor em Minas Gerais e no Brasil.

No fechamento da mesa oficial, a reitora Lavinia Rodrigues da Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, destacou o valor da arte na vida humana e salientou a ousadia da parceria entre a Universidade e o Polo Audiovisual, com a criação do curso de graduação em Cinema e Animação. Destacou também a importância de uma universidade do estado, pública e de qualidade, que tem em sua missão o compromisso de contribuir com o desenvolvimento regional. 

UM PARQUE ANIMADO!

A inauguração do ANIMAPARQUE impulsiona um novo ciclo para o Polo Audiovisual da Zona da Mata, com foco em uma nova missão: tornar-se um centro de referência e excelência de formação, criação e produção no setor de Animação

Para contextualizar essa nova missão, foi exibido o mini-documentário “Parque Animado“, apresentado por Cesar Piva. A produção foi realizada pelo Polo Audiovisual ao longo dos últimos dois anos, com a direção de Jader Barreto e Rafaella Lima, talentos locais da produtora Cabeça de Vento.

No vídeo, Cesar Piva destaca várias ações, entre elas: a realização em 2019 do edital de COINVESTIMENTOS REGIONAIS, em parceria com a ANCINE, que selecionou importantes projetos de Animação e que estão em produção desde 2022, como a série “Cosmo, o Cosmonauta” de Guilherme Fiúza e o longa-metragem “Ana, en passant” de Fernanda Salgado; e a implantação do curso de graduação “Tecnologias em Cinema e Animação” com a Universidade de Estado de Minas Gerais – UEMG, que terá sua terceira turma em 2024, alcançando cerca de 70 estudantes locais e de outras regiões do país.

.

Na sequência da programação foi exibido também um novo vídeo com depoimentos de parceiros estratégicos no desenvolvimento de projetos de cooperação nacional e internacional, para serem realizados no ANIMAPARQUE já a partir de 2024.

Assista ao vídeo com depoimentos por este LINK.

É com esse conceito inédito de Estúdio-Escola que nasce o ANIMAPARQUE, um espaço de estudar, imaginar, criar e produzir, ou seja, um lugar de aprender-fazendo“, afirma Cesar Piva. 

O ANIMAPARQUE está estruturado em dois núcleos: o ESTÚDIO, composto de ambientes para produção e pós produção de audiovisual, áudio e trilhas sonoras, ateliês técnicos de cenografia, arte e figurino, camarins, sala de direção e base de produção. Já o seu núcleo ESCOLA conta com um auditório multiuso, três salas de aulas, laboratório multimídia, biblioteca-midiateca, área expositiva e salas de gestão. O ANIMAPARQUE é também um parque público, oferecendo espaços para eventos e festas comunitárias, exibição de filmes e apresentação de espetáculos culturais, abertos à população.

.

.

O ANIMAPARQUE tem a gestão da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais – APOLO, em parceria inicial com o Instituto Fábrica do Futuro, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, a Universidade de Estado de Minas Gerais – UEMG e o patrocínio principal da empresa ENERGISA Minas Rio, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais



3 Comentários

  1. Responder

    Carlos Alvarenga

    12 de janeiro de 2024

    Excelente iniciativa cultural, temas envolventes e necessários na recuperação da identidade regional. Parabéns aos organizadores.

  2. Responder

    Evandro E.H. de Mendonça Junior

    12 de janeiro de 2024

    Foi uma inauguração altura do que se propõe. Parabéns. Precisamos construir em Cataguases novos nichos de ensino e por conseguinte , trabalho , para darmos chances dos jovens aprenderem novos cursos, crescerem.em.suas artes e ofícios e fazerem Cataguases retornar no brilho que um dia existiu , no que tange a cultura, arquitetura , artes plasticas , músicas, turismo . Os ofícios ligados a tecnologia e mundo digital resumiram todos as artes e colocaram Cataguases novamente no caminho do sucesso e vcs do Anima Parque estarao na frente .

  3. Responder

    Moema Carneiro

    13 de janeiro de 2024

    Cesar Piva... pena que nao deu ainda para conhecer o parque do audio visual...mas imaginando aqui e com uma vontade enorme de ir ate ai ver toda essa maravilha!!
    Parabens!! Parabens!!! E muito bom saber que estao tao perto de nos!! Acredito que um dia poderemos fazer muitas parcerias....
    Monica B. Foi nossa primeira patrocinadora atraves da Energisa.... vcs transbordam cultura..... Sinto nao ter esse apoio e clima em Uba.... crescemos com muita luta....mas acabamos de receber o premio Darcy Ribeiro pelo IBRAM de educacao no Museu. Fomos 1° lugar em Minas e 13° no Brasil....fiquei muito feliz porque conseguimos tudo com muito esforco.
    Mas os momentos dificeis estao passando..
    Estamos em linhas paralelas que se unem mais a frente... na zona da mata e com muitas historias que comungam.
    Belissimo trabalho de voces e com tantas competencias ja sinto que estao bem a frente....
    Parabens , Parabens, Parabens!!!
    Moema Carneiro
    Museu Ginasio Sao Jose
    ginasiosj.cultura@gmail.com


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário