Blog

8 de dezembro de 2023
|

ANIMAPARQUE | CENA 1 – MEMÓRIA PARA UM NOVO FUTURO.

O ANIMAPARQUE está localizado em Cataguases, no Guanabara, um bairro central e popular da cidade. Um lugar agradável, cercado de árvores em uma área de 10 mil metros quadrados.

Este local tem um histórico de reinvenção urbana e ressignificação social e cultural para Cataguases. Ao longo do Século 20 funcionou, desde 1929, como a “Casa dos Filtros” do Serviço Municipal de Tratamento e Distribuição de Água e a base da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, com os reservatórios que abasteciam a cidade.

No ano 2000, depois de um período desativado, o espaço foi restaurado por iniciativa da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, com a criação do Centro das Tradições Mineiras – CTM, um complexo cultural que promoveu inúmeras ações, reunindo a valorização das culturas étnicas regionais com a formação de crianças e jovens em artes visuais, música, teatro e dança. Um destaque importante neste período foi a criação da Cia Ormeo de Teatro-Dança dirigida pela coreógrafa e bailarina Daniela Guimarães.

O ano de 2013 marca um novo momento com a inauguração do Ponto de Interações das Artes – PINA, que passa a vocacionar o local para a formação e qualificação profissional, com residências criativas, laboratórios e oficinas do projeto Estúdio-Escola Fábrica do Futuro, voltadas, especialmente, às demandas crescentes do setor audiovisual na região.

Já a partir de 2016, com a renovação da concessão pública da área, aprovada por mais 30 anos pela Prefeitura Municipal de Cataguases, uma nova mudança: a gestão do espaço passa a ser da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata MG.

Em 30 de novembro de 2023, com a inauguração do ANIMAPARQUE, um novo ciclo começa a ser reinventado para este território criativo, com o firme propósito de transformar a Zona da Mata de Minas Gerais em um potente ecossistema do setor de Animação no Brasil.

Veja no anexo um texto de Pedro Marcos de Oliveira, arquiteto e gestor cultural.



4 Comentários

  1. Responder

    Anastácia Alencar

    11 de janeiro de 2024

    Iniciativa maravilhosa. A intervenção urbana realizada com pilares sustentáveis da economia criativa é show!

  2. Responder

    Cesaria Alice Macedo

    12 de janeiro de 2024

    Acompanho há muitos anos as iniciativas de formação no campo do audiovisual implementadas em Cataguases. São todas dignas de reconhecimento e exemplo de inserção da arte e da cultura no mundo do trabalho e do desenvolvimento humano e sustentável. Parabéns à todas e todos os envolvidos na realização de mais uma dessas potentes iniciativas.

  3. Responder

    Evandro E.H de Mendonça Junior

    12 de janeiro de 2024

    Parabéns. Fico muito feliz de ver que espaços que estavam largados em nosso município , sejam aproveitados para questões sociais e culturais. Este espaço que já foi um lugar para o abastecimento de água para a cidade ,ou seja fez parte da história , passou atravéz da iniciativa privada a construir novas histórias , trazendo um aproveitamento urbano para uma real busca de desenvolvimento humano. Parabéns novamente . Fico também nostálgico pois durante 40 anos , morei por baixo deste espaço , na rua Artur Cruz e muitas vezes na minha infância , brincávamos neste espaço e dentro destas caixas de água que estavam abertas e vazias. Ou Seja este espaço também. fez parte da minha história. Sou o Evandro Mendonça Junior filho d Maria Lúcia Mendonça. Abraços a todos.

  4. Responder

    Moema Carneiro

    13 de janeiro de 2024

    Quero muito conhecer pessoalmente!!!
    Maravilha!!


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário