Blog

8 de dezembro de 2023
|

ANIMAPARQUE | CENA 1 – MEMÓRIA PARA UM NOVO FUTURO.

O ANIMAPARQUE está localizado em Cataguases, no Guanabara, um bairro central e popular da cidade. Um lugar agradável, cercado de árvores em uma área de 10 mil metros quadrados.

Este local tem um histórico de reinvenção urbana e ressignificação social e cultural para Cataguases. Ao longo do Século 20 funcionou, desde 1929, como a “Casa dos Filtros” do Serviço Municipal de Tratamento e Distribuição de Água e a base da Companhia de Saneamento de Minas Gerais – COPASA, com os reservatórios que abasteciam a cidade.

No ano 2000, depois de um período desativado, o espaço foi restaurado por iniciativa da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, com a criação do Centro das Tradições Mineiras – CTM, um complexo cultural que promoveu inúmeras ações, reunindo a valorização das culturas étnicas regionais com a formação de crianças e jovens em artes visuais, música, teatro e dança. Um destaque importante neste período foi a criação da Cia Ormeo de Teatro-Dança dirigida pela coreógrafa e bailarina Daniela Guimarães.

O ano de 2013 marca um novo momento com a inauguração do Ponto de Interações das Artes – PINA, que passa a vocacionar o local para a formação e qualificação profissional, com residências criativas, laboratórios e oficinas do projeto Estúdio-Escola Fábrica do Futuro, voltadas, especialmente, às demandas crescentes do setor audiovisual na região.

Já a partir de 2016, com a renovação da concessão pública da área, aprovada por mais 30 anos pela Prefeitura Municipal de Cataguases, uma nova mudança: a gestão do espaço passa a ser da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata MG.

Em 30 de novembro de 2023, com a inauguração do ANIMAPARQUE, um novo ciclo começa a ser reinventado para este território criativo, com o firme propósito de transformar a Zona da Mata de Minas Gerais em um potente ecossistema do setor de Animação no Brasil.

Veja no anexo um texto de Pedro Marcos de Oliveira, arquiteto e gestor cultural.



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário