Blog

31 de julho de 2013
|

Cooperação nacional e internacional

O Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais foi tema de seminários e fóruns em diferentes cidades do país e do exterior. Foi apresentado no “II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável”, em Brasília; no “Fórum da Micro e Pequena Empresa de Juiz Fora”, em Juiz de Fora; e no “Encontro Luso Brasileiro de Economia Criativa”, em Lisboa, Portugal. Ainda no campo da cooperação internacional, a Fábrica do Futuro recebe um residente internacional, um jovem de Cabo Verde.

Intercâmbio com Cabo Verde, África:

Desde abril, o jovem Hermes Alexandre da Luz Fonseca, nascido e residente na cidade de Mindelo, em Cabo Verde, integra a equipe da Fábrica do Futuro em uma residência criativa no campo da animação.

Hermes, de 25 anos, cursou ciências da comunicação, com especialização em audiovisual e multimídia na Universidade Lusófona Baltazar Lopes da Silva, em sua cidade natal. Amante do desenho, especialmente dos quadrinhos, ele tem um interesse especial por animação. Na Fábrica do Futuro, Hermes participa da criação e produção do “Amores possíveis”, um mini-metragem de animação em stop motion, que envolve uma equipe de jovens animadores locais e é todo feito a partir de sucata de material eletrônico.

       

 – “Encontrei aqui uma realidade diferente do meu país, o que faz minha experiência ainda mais interessante. Na Fábrica do Futuro tive a oportunidade de trocar ideias e referências com sua equipe e, em especial, de participar da produção de um filme de animação em stop motion, técnica que eu ainda não conhecia. Quando voltar a Cabo Verde quero aplicar este conhecimento em nossos projetos de animação e ilustração, junto com as pessoas de lá”, diz Hermes.

Veja vídeo sobre as experiências em animação realizadas na Fábrica do Futuro, em matéria publicada no Programa MG TEC pela TV Integração: 

http://megaminas.globo.com/2013/07/10/filme-de-animacao-feito-em-cataguases-utiliza-a-tecnica-do-stop-motion

Em Lisboa, Portugal:

O Encontro Luso Brasileiro de Territórios Criativos aconteceu em Lisboa, nos dias 7 e 8 de junho, em evento que marcou o encerramento do Ano do Brasil em Portugal. A Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura, Cláudia Leitão, abriu o encontro em conferência sobre “Proposta de um modelo de desenvolvimento para países para a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) a partir da cultura”.     

      

 O Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais foi apresentado pelo gestor da Fábrica do Futuro, Cesar Piva, em painel sobre experiências brasileiras e portuguesas. Na ocasião, foram apresentadas duas instituições da Cidade de Guimarães, o Centro de Assuntos da Arte e Arquitetura, por Rodrigo Areias; e o Instituto de Design da Universidade do Minho, por José M. Cardoso Teixeira.

Em Juiz de Fora, Minas Gerais:

No dia 26 de junho, o Sebrae e a Prefeitura de Juiz de Fora promoveram o “Fórum da Micro e Pequena Empresa de Juiz Fora”, evento voltado para as políticas públicas para o setor. Em 2013, o evento deu destaque aos casos de sucesso, entre eles o do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, que foi apresentado pelo gestor da Fábrica do Futuro, Gustavo Baldez.

– “Junto ao prefeito de Pedra Bonita (MG), Silvanir Simplício de Andrade, premiado pelo SEBRAE, e da Central de Negócios Material Rede Construir, de Juiz de Fora (MG), apresentei o Programa de Desenvolvimento Local que, em 10 anos, modificou os arranjos produtivos e de trabalho na região da Zona da Mata mineira”, diz Baldez.

Em Belo Horizonte, Minas Gerais:

No dia 12 de junho a Fábrica do Futuro realizou a transmissão ao vivo para a internet do 11º Seminário Meio Ambiente e Cidadania, realizado pelo Jornal Hoje em Dia, no Teatro Oi Futuro Klauss Vianna, em Belo Horizonte, dia 12 de junho.

       

Uma equipe da Fábrica do Futuro fez a transmissão em tempo real via livestream das conferências, palestras e fóruns de discussão.

O evento contou com a participação dos conferencistas: Adma Raia, coordenadora do Centro de Climatologia da PUC Minas; Fúlvio Cupolillo, Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais; Maurício Andrés Ribeiro, Secretário-Geral da Agência Nacional das Águas; Alexandre Bueno, Superintendente de Tecnologia e Alternativas Energéticas da CEMIG; Weber Coutinho, Gerente do Comitê Municipal de Mudanças Climáticas e Ecoeficiência da Prefeitura de Belo Horizonte; Célio Moreira, Deputado Estadual.

O ponto alto do Seminário foi a conferência do navegador Amyr Klink, que falou sobre “As mudanças climáticas no olhar de um viajante”.

    

http://www.seminariomeioambienteecidadania.com/2013/pdfs/cadernoEspecial_smac_2013.pdf

Em Brasília, Distrito Federal:

Em Brasília, nos dias 24 e 25 de abril, aconteceu o “II Encontro dos Municípios com o Desenvolvimento Sustentável – Desafio dos novos governantes”, promovido pela Frente Nacional de Prefeitos. Abrindo o evento, a Secretária da Economia Criativa do Ministério da Cultura (SEC/MinC), Cláudia Leitão falou sobre as políticas que o MinC está desenvolvendo para contribuir com o desenvolvimento sustentável no Brasil por meio da Cultura.

O Polo Audiovisual da Zona da Mata foi apresentado pelo Secretário de Indústria e Comércio de Cataguases (MG), Ângelo Cirino. Ele participou de mesa junto ao Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo (MTur), Vinícius Lummertz, e  à Secretária de Turismo de Garibaldi (RS), Ivane Fávero.  

http://www.emds.fnp.org.br/

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário