Blog

5 de outubro de 2022
|

“PREDESTINADO – ARIGÓ E O ESPÍRITO DO DR FRITZ”: história do médium mineiro chega aos cinemas

Filmado em 2018 com o apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e o patrocínio da ENERGISA, o longa-metragem “PREDESTINADO – ARIGÓ E O ESPÍRITO DO DR FRITZ” conta a história de um dos médiuns mais conhecidos do Brasil e do mundo. Em meados do século passado, JOSÉ  ARIGÓ  realizou centenas de milhares de cirurgias espirituais por intermédio do espírito do Doutor Fritz, curando os enfermos que formavam filas imensas na porta de sua casa em Congonhas, Minas Gerais.

Lançado em setembro de 2022 em 650 salas de cinemas em todo o Brasil, o longa-metragem alcançou 270.000 espectadores em três semanas de exibição.PREDESTINADO foto 02

O filme tem direção de Gustavo Fernández com produção de Roberto D´Ávila, da Moonshot Pictures (SP)FJ Productions (SP) e The Calling Production (UEA), e Camisa Listrada BH (MG). A direção de fotografia é de Uli Burtin.

A maior parte das filmagens foram realizadas nas cidades de Rio Novo e Cataguases, na Zona da Mata mineira, onde os realizadores do filme encontraram a paisagem urbana que mais se assemelhava à Congonhas dos anos 50, com conjuntos arquitetônicos coloniais e modernistas, praças e calçamento bem preservados. Algumas cenas foram rodadas em Congonhas e em Tiradentes.

ARIGÓ - 2018

(Filmagem em Cataguases em 2018)

O elenco de “PREDESTINADO” traz grandes talentos do cinema nacional. Os protagonistas são Danton Melo e Juliana Paes, que representam Arigó e sua esposa Arlete; Marcos Caruso, no papel do padre Anselmo, Alexandre BorgesMarco Ricca, Cássio Gabus Mendes, Carlos Meceni, James Faulkner, Mateus FagundesAntonio Saboia, entre outros.

Arigó - foto

Com 190 profissionais, dentre artístas e técnicos, em boa parte da região, o filme contou ainda com a participação especial da população local, com cerca de 1.200 figurantes.

Arigó - Equipe

PRÉ ESTREIAS

O mês de setembro marcou também uma jornada de sessões especiais do filme em São Paulo, Rio de JaneiroBelo Horizonte. Congonhas e Cataguases.

Em Cataguases foi realizada a pré-estreia do filme no Centro Cultural Humberto Mauro, em sessão especial com presença do ator Danton Melo, e dos produtores Roberto D’ Ávila e Suraia Lenktatis, ambos da Moonchot Pictures (SP), de Eduardo Mantovani, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueiro Botelho e da Energisa Minas Gerais, e de Cesar Piva, diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. O evento contou com a participação de autoridades regionais, artistas e técnicos locais que trabalharam na produção do longa-metragem e grande público.

Predestinado estreia - foto 002

Foto (esquerda para direita): Cesar PivaRoberto D’ ÁvilaDanton MeloEduardo Mantovani e Fábio Lancellotti.                     

fotos cesar piva

É fundamental destacar a importância da organização do setor audiovisual nas políticas públicas. Esse filme só veio para cá por conta da nossa participação na MAX – Minas Audiovisual Expo, feira de negócios do audiovisual mineiro. Só foi possível porque temos uma lei em Minas Gerais de incentivo estadual de isenção fiscal, que funciona e conta com o compromisso de um grupo empresarial como a ENERGISA, que tem entendimento do impacto de uma grande produção audiovisual na economia regional”, ressalta Cesar Piva.

 

Danton Melo foto

Para o ator Danton Melo, viver nas telas a história de Zé Arigó foi uma experiência marcante: “Eu mergulhei, me joguei, Essa história mudou o meu jeito de pensar, não tem como você contar uma história como essa e sair do mesmo jeito que entrou. Eu era muito cético, na adolescência abandonei a religião e virei ateu. Mas esse filme me trouxe para um lugar de repensar. Agora, depois do filme, eu acredito em vidas passadas, li vários livros sobre a vida dele, vi muitas imagens dele em cirurgias e isso mudou bastante o meu modo de pensar. Tem uma cena em “PREDESTINADO” que o médium Chico Xavier aconselha a Zé Arigó: ” Não crie conflitos em si mesmo, isso aqui é só uma passagem”. Depois disso quando alguma coisa me aflige eu lembro dessa frase e fico mais tranquilo“.

 

Roberto-Davila-Produtor-600x600

O produtor Roberto D’ Ávila fala dos desafios de uma produção cinematográfica desse porte: Nosso maior desafio na produção do filme foi o de trabalhar com uma equipe muito grande: eram 130 profissionais na produção, 60 atores e atrizes, 1.200 figurantes. O impacto de uma equipe desse tamanho nas ruas é muito grande, mas as duas cidades, Cataguases e Rio Novo, se envolveram e apoiaram nossa equipe, então tivemos condições de filmar por todo lado lá. E, em especial, esse filme traz uma mensagem que precisa chegar nas pessoas em especial nos dias de hoje, uma mensagem que vale a pena ser vista, ser ouvida, chegar nas pessoas.” 

Eduardo Mantovani foto

 

Para o presidente da ENERGISA MINAS GERAIS, Eduardo Mantovani “o sucesso de “Predestinado” mostra que o público está retornando aos cinemas depois da fase aguda da pandemia. Além disso, destaca, a Energisa vem apoiando o Cinema de forma efetiva ao longo das últimas décadas, graças à iniciativa visionária da Mônica Botelho que deu início a tudo isso. Então eu quero dizer que a Energisa vai continuar apoiando o Cinema Nacional, dando sua contribuição para que sucessos como este, que relata a vida de Zé Arigó, se repitam,” completou Mantovani.

 

A produção foi realizada em Minas Gerais com recursos de Lei de Incentivo à Cultura em âmbito federal e estadual. Em breve será realizada uma sessão especial para a população da cidade de Rio Novo, uma das principais locações da obra cinematográfica.

 

MATÉRIA ESPECIAL: https://globoplay.globo.com/v/10964870/

TRAILER: https://www.youtube.com/watch?v=mIvHCFDkCOc

MINI DOC – https://youtu.be/eBlkxVAOrrc

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário