Blog

19 de outubro de 2022
|

“DERRAPADA”: COMÉDIA DRAMÁTICA ESTREIA NO FESTIVAL DO RIO

O longa-metragem de ficção  “DERRAPADA”, dirigido pelo cineasta Pedro Amorim, fez sua estreia nacional no Festival do Rio 2022, em evento realizado no Cine Odeon, no Rio de Janeiro. Com presença do diretor, produtores, elenco e parceiros do filme, o lançamento aconteceu  na noite de 7 de outubro, atraindo grande público.

Derrapada foto equipe RJ

Com direção do cineasta Pedro Amorim, produção de Fernanda Resnick e e roteiro de Isabella Faya, ambas da 3 Tabela Filmes (RJ) e coprodução da Camisa Listrada BH (MG), o filme é uma adaptação do livro “Slam: A vida como ela é”, do escritor e roteirista inglês Nick Hornby, e tem como tema central a gravidez na adolescência.

derrapada-4

O filme foi rodado em 2019 no Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com recursos de isenção fiscal do grupo ENERGISA, através da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, integrando a primeira etapa do Edital de COINVENTIMENTOS REGIONAIS da Agência Nacional de Cinema – ANCINE. 

As filmagens foram realizadas em Cataguases e Leopoldina, em áreas urbanas escolhidas pela semelhança com os cenáriosdos bairros cariocas de Madureira e Maracanã, onde a trama se desenrola. Uma locação importante no enredo do filme foi a cena da ocupação estudantil, rodada na Escola Estadual Professor Botelho Reis, em Leopoldina. A produção mobilizou diretamente 90 profissionais do audiovisual, do Rio de Janeiro e da Zona da Mata mineira, dentre artistas e técnicos, além de figurantes, fornecedores e prestadores de serviço locais.

Derrapada - equipeNa trama, os jovens Samuka e sua namorada Alícia, personagens vividos pelo ator Matheus Costa e a atriz Heslaine Vieira, veem seus sonhos para o futuro interrompidos pela descoberta de uma gravidez precoce. O drama ganha maiores proporções uma vez que o casal repete a ‘derrapada’ vivida pela mãe de Samuka, que também era muito jovem quando engravidou, interpretada por Nanda Costa. Um grande elenco que traz ainda Luís Miranda, Augusto Madeira, Jussara Mathias, Felipe Rocha e Leandro Soares. Além da participação especial do skatista brasileiro e campeão mundial Bob Burnquist, que filmou com a equipe no Parque de Madureira (RJ).

Derrapada - elenco 1

Na direção de fotografia Dante Belluti, direção de arte de Dany Espinelli e figurino de Joanna Ribas. O roteiro foi escrito por Izabella Faya e Ana Pacheco, com a colaboração de Pedro Amorim. Para a trilha sonora, Moreno Veloso fez uma versão inédita da música “Fadas”, de Luiz Melodia.

Foto Fernanda Resnick

“Para nós, produtores e realizadores, é inestimável poder contar com o apoio do Polo Audiovisual, a articulação criada com as cidades da região é algo admirável. Poder público, população e comerciantes, todos muito bem preparados e cientes da importância da chegada da indústria audiovisual na economia da região, além de profissionais prontos para serem inseridos nas diferentes equipes dos filmes. Além do ponto de vista estrutural, durante toda nossa estada em Cataguases nos sentimos muito bem acolhidas. Ter um uma empresa privada como a ENERGISA viabilizando tudo isso é fundamental em nosso país. Vida longa ao Polo Audiovisual.”, declara Fernanda Resnick.

 

Isabella Faya

 

 

“Quero dizer da importância de Monica Botelho, da Fundação Cultural Ormeo Junqueiro Botelho, na realização deste sonho, indicando as condições e ambientes para realização do filme na região do Polo Audiovisual”, destaca Isabella Faya em seu depoimento na noite do evento.

 

 

 

Embora a trama central de “DERRAPADA” seja a gravidez na adolescência e suas implicações para os jovens e suas famílias, o filme aborda com sensibilidade várias outras questões do mundo atual: os novos arranjos familiares, que ganham relevância como espaço do afeto e do amor, e não necessariamente como núcleo econômico e de reprodução; a luta de professores e estudantes por uma educação de qualidade; o machismo estrutural que prioriza os homens para o trabalho externo e a mulher para o trabalho doméstico; a dificuldade ou mesmo impossibilidade de jovens de classes sociais mais baixas ingressarem nas universidades, já que começam a trabalhar precocemente para ajudar financeiramente suas famílias, entre outros temas relevantes.

Além do Festival do Rio, o filme foi selecionado e exibido na 46ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo e, em breve, será lançado no circuito comercial nacional.

VEJA MAIS

Link para trailer –> https://youtu.be/Q4YvOV-xGT4 

Link para mini doc –> https://youtu.be/1mjo_i-bDss



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário