Blog

29 de junho de 2016
|

Polo Audiovisual lança Aceleradora Transmídia

No dia 02 de junho, em Belo Horizonte, foi realizada a apresentação pública do mais novo empreendimento criativo do Polo Audiovisual da Zona da Mata, a Aceleradora Transmídia. O evento foi realizado no Parque Tecnológico de Belo Horizonte – BH.TEC e contou com a participação de convidados especiais. No dia seguinte, a Aceleradora foi destaque também na Max MG Audiovisual Expo.  

A Aceleradora Transmídia integra o Projeto Estações Criativas, patrocinado pela Energisa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LEIC-MG) e tem parceria do BH-TEC e Sebrae MG. Serão instaladas duas unidades, uma no Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, em Cataguases, e outra no BH.TEC, em Belo Horizonte.

 

No dia 2 de junho, no BH.TEC, o painel “Negócios em Economia Criativa” teve como convidados:  Paulo Tadeu Arantes, da Universidade Federal de Viçosa; Henrique Portugal, da banda Skank; Cesar Piva, diretor executivo da Agência do Polo Audiovisual e gestor da Fábrica do Futuro. O debate, contou com a mediação de Bernardo Mata Machado, vice-presidente da Fundação João Pinheiro – FJP, com a participação do Professor Ronaldo Pena, diretor presidente do BH.TEC, de representantes de empresas que atuam no âmbito do BH.TEC e profissionais do audiovisual.

Na ocasião, Cesar Piva apresentou a Aceleradora Transmídia e as principais ações que já estão em curso. A Aceleradora conta com três projetos iniciais: os longas-metragens “Estive em Lisboa e lembrei de você”, do cineasta José Barahona, que inspirou a criação de um site com histórias de brasileiros residentes no exterior; “A Família Dionti”, do cineasta Alan Minas, que irá gerar uma articulação com o Projeto Escola Animada, por meio de uma plataforma educativa e a produção de 10 curtas-metragens;  e “A Vida no Céu”,  primeira co-produção de animação do Polo Audiovisual, envolvendo a Mutuca Filmes, de Cataguases, e Aldeia Produções, de Belo Horizonte, a partir do livro homônimo do escritor angolano José Eduardo Agualusa.  

 

“Nosso objetivo é estimular um ambiente de encontro criativo para o desenvolvimento de novos modelos de projetos de conteúdos audiovisuais, onde possamos explorar múltiplos formatos e narrativas, expandir experiências culturais e alcançar públicos variados, em salas de cinema, cineclubes, festivais, escolas, museus, em outros espaços urbanos e em múltiplas plataformas na internet”, explica Cesar Piva.

Para o professor Ronaldo Pena, presidente do BH-TEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte “o projeto possibilita reunir o setor audiovisual, a música e as tecnologias, uma ótima oportunidade para que no âmbito do BH.TEC, possamos expandir a atuação de Minas Gerais no campo da economia criativa. Está na missão do Parque mediar processos de inovação”. 

Ac Transmidia BH.TEC 4

Já no dia 03 de junho, a Max MG Audiovisual Expo foi palco para a apresentação pública da Aceleradora Transmídia, em painel sobre o tema: APL’S – Usinas Audiovisuais. Na mesa, a Professora Dr. Aletéia Selonk, Coordenadora do TECNA – Centro Tecnológico Audiovisual do RS; Marcos André de Carvalho, Assessor Especial do Rio Criativo; Fernanda Machado, Diretora de Fomento à Indústria Criativa da CODEMIG; Renato Nery, Diretor Executivo de Inovação, Criatividade e Acesso da Spcine; e  Cesar Piva, Diretor Executivo da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata.

Polo Transmidia MAX - Jun (1)

 

O Polo Audiovisual da Zona da Mata foi destaque em outras atividades da programação da Max MG Audiovisual Expo: no painel “Desenvolvimento Regional – Empresas do Audiovisual”, e com a  exibição dos filmes “Estive em Lisboa e lembrei de você”, “A Família Dionti” e “O Menino no Espelho”.

 

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário