Blog

16 de junho de 2016
|

“Estive em Lisboa e lembrei de você”: nos cinemas e na internet.

6 - Estive em Lisboa e Lembrei de você

Depois do sucesso nos festivais internacionais, o longa-metragem do diretor José Barahona chega às salas de cinema em todo o Brasil. A trama conta a história de um operário de Cataguases que emigra para Lisboa em busca de uma vida melhor e se depara com uma dura realidade. O filme gerou uma experiência transmídia, com o lançamento de um canal virtual de histórias de brasileiros que vivem no exterior.

Inspirado em livro homônimo do escritor cataguasense Luiz Ruffato, o filme “Estive em Lisboa e lembrei de você”  tem direção de José Barahona e produção de Carolina Dias, da Refinaria Filmes (RJ).  O longa foi rodado entre 2014 e 2015, com cenas em Lisboa e em Cataguases, onde contou com um grande número de profissionais locais, no elenco e na equipe técnica.

 

 

Canal de Histórias – Imigração

“Eu quis fazer desse livro um filme porque, de certa forma, ele é um espelho de mim próprio”, comenta o cineasta José Barahona, que é de nacionalidade portuguesa e mora no Rio de Janeiro. Em suas exibições no exterior, o filme despertou a emoção dos espectadores, em especial de brasileiros, que pediam a palavra para contar sua experiência como imigrantes.

Canal de Histórias - perfis 1Nasce daí uma nova experiência transmídia vinculada ao Polo Audiovisual, com a produção de um canal virtual com perfis de brasileiros residentes em diversos países. No site, eles contam suas histórias, falam de seus desejos, desilusões, conquistas, amizades.

O documentarista Marcos Pimentel, diretor de formação do Polo Audiovisual, coordenou o projeto. “Nossa equipe de pesquisadores foi atrás de brasileiros espalhados pelo mundo. Partimos em busca de gente que estivesse disposta a compartilhar conosco fragmentos de suas experiências de vida no exterior, tendo a preocupação de fazer com que estas histórias dialogassem com os sentimentos presentes também nos personagens do filme. Como resultado, temos no canal um pequeno inventário afetivo do que é ser brasileiro no exterior. E, nele, convidamos a todos que se encontram nesta situação a compartilhar suas histórias conosco.”

Canal de Histórias: Imigranteshttp://www.aceleradoratransmidia.org.br/estiveemlisboa/

Canal de Histórias - perfis 2.

Site do filme: http://estiveemlisboafilme.com.br/

Veja abaixo alguns comentários sobre o “Estive em Lisboa e lembrei de você”.

“Gostei muito da delicadeza com que José Barahona trata a questão dos emigrantes. Há um Oceano entre o sonho e a realidade. Há um Mar entre o amor e a memória. Muita poesia ao expressar a viagem dos que emigram”.  Chico Diaz, ator.

“É sobre os imigrantes brasileiros que chegam a Portugal, sobre o limbo que os imobiliza sem regresso. Uma tristeza rarefeita, belíssimo”. Público, jornal português, ao destacar o filme em uma lista dos que deveriam ser vistos no IndieLisboa.

“Um novo olhar sobre imigração de brasileiros”. Alex Tajra, jornalista da Revista Brasileiros.

“Atuação irretocável”. Rodrigo Fonseca, crítico do jornal O Estado de São Paulo, sobre o ator Paulo Azevedo que vive o protagonista Sérgio.

“Interpretação marcada pela excelência”. Prêmio CinEuphoria,  associação de críticos de cinema de Portugal, sobre o ator Paulo Azevedo.

“Um filme muito singular na sua narrativa”. Nuno Sena, um dos fundadores do IndieLisboa – Festival Internacional de Cinema Independente.

13428406_1743492139196953_4716159991661653870_n

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário