Blog

31 de agosto de 2014
|

“Laboratório de Roteiros” com Marcos Pimentel

O Projeto Estúdio-Escola da Fábrica do Futuro oferece mais um curso de qualificação profissional na área do audiovisual.

O Laboratório de Roteiros, que será ministrado pelo premiado documentarista Marcos Pimentel, integra uma série de ações de formação voltadas para jovens e adultos da Região, no sentido de prepará-los para ocupar postos de trabalho cada vez mais qualificados nas frequentes demandas geradas pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata.

O Projeto é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro com patrocínio da ENERGISA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Até o fim do ano ainda serão realizados outros cursos e oficinas.

Veja abaixo todas as informações e pré-requisitos para a realização do Laboratório de Roteiros.

LABORATÓRIO DE ROTEIROS: 

MINISTRANTE: MARCOS PIMENTEL

Período de realização: setembro a dezembro de 2014

Módulo teórico: aulas presenciais

De 22 a 26/09 – de 13h00 às 18h00

Módulo prático: aulas presenciais e à distância

De outubro a dezembro

Escritura de roteiros por parte dos alunos e encontros quinzenais em dias e horários a serem combinados com os participantes.

Local: Estúdio-Escola Fábrica do Futuro

Ponto de Interação nas Artes – PINA – Cataguases

Vagas: 08 alunos

Objetivos:

Etapas de construção do roteiro cinematográfico. Analisar filmes e movimentos fundamentais para a compreensão das diferentes possibilidades de discurso. Transmitir técnicas narrativas e possibilidades de tratamento no cinema de ficção e também de não-ficção. Linguagem, estruturação de ideias e formatação de roteiros. Realizar exercícios práticos de escritura e estudo de casos de roteiros e filmes. Oferecer acompanhamento prático, através de análises e script doctoring, desde o início das ideias até a conclusão de cada um dos 08 roteiros de curta-metragem a serem desenvolvidos durante o Laboratório de Roteiros.

Processo seletivo:

Os participantes devem apresentar:

sinopse de curta-metragem (até 01 página), contendo a ideia que o aluno deseja transformar em roteiro durante o laboratório. A temática é livre e poderá ser de ficção, documentário, animação ou experimental. A duração do filme deve ser de aproximadamente 15 minutos.

carta de intenção (até 01 página), contendo as motivações que levaram o roteirista a querer participar deste laboratório.

O material deve ser enviado até o dia 10/09 para o e-mail: marcospimentel@fabricadofuturo.org.br

• Os 8 selecionados para participar do laboratório serão comunicados até o dia 17/09.

Sobre Marcos Pimentel:

Diretor, roteirista e produtor independente de cinema e TV, formado pela Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba) e pela Filmakademie Baden-Württemberg, na Alemanha.

Realizou filmes que ganharam 87 prêmios por festivais nacionais e internacionais e foram exibidos em mais de 500 festivais em todos os cantos do mundo. Ministrou cursos de Direção e Roteiro em diferentes instituições e eventos no Brasil, Cuba, Colômbia, Espanha, República Dominicana, Cabo Verde e Angola. Desde 2009, é professor do curso regular da Escuela Internacional de Cine y Televisión de San Antonio de los Baños (EICTV – Cuba).

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário