Blog

REDE EDUCATIVA DO AUDIOVISUAL

No dia 13 de abril, um importante encontro em Cataguases marcou o início de novas parcerias em torno da implantação do ANIMAPARQUE, com a proposta de ampliação de sua REDE EDUCATIVA de formação e qualificação profissional no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

FOTO 2

Recebidos por Cesar Piva, Djalma Dutra e Juliano Braz, estiveram presentes no encontro: Ramon Coelho e Humberto Resende da FIEMG de Belo Horizonte; Claudio Rutz do SENAI Cataguases; Helder Queiroga, consultor do projeto SENAI Audiovisual; Rodney Rocha e Karina Freitas da Fundação BAUMINAS; Marcos Aurélio Rodrigues e Fabiana Ceveriano da Companhia CATAGUASES e Instituto Francisca de Souza Peixoto; e o professor Leonardo Dutra da Universidade Estado de Minas Gerais – UEMG.

Na oportunidade, foi apresentado o projeto da Escola SENAI/SESSIMINAS de Audiovisual, uma iniciativa da FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DE MINAS GERAIS – FIEMG, que se destina à criação de uma plataforma educacional e profissionalizante direcionada em apoiar o mercado audiovisual mineiro.

Segundo Claudio Rutz, do SENAI Cataguases, esta iniciativa se destina à realização de cursos, oficinas, debates e palestras voltados à formação técnica e aperfeiçoamento profissional, à inclusão sócio produtiva, tendo no público jovem seu foco principal, como forma de contribuir para o fortalecimento do segmento audiovisual no Brasil, em especial Minas Gerais. Já com forte atuação na Capital Belo Horizonte, na sede do Centro Cultural SESIMINAS, a ideia agora é que o projeto possa contribuir também para o fortalecimento das ações e atividades na Zona da Mata, em especial na cidade de Cataguases, considerada um importante polo cinematográfico e audiovisual no Estado.

Na visita guiada, os participantes conheceram os espaços, estúdios e laboratórios do futuro ANIMAPARQUE, bem como as iniciativas e novas estratégias do Polo Audiovisual da Zona da Mata, em especial, a parceria já em andamento com a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, por meio do curso de graduação de “Tecnologias em Cinema e Animação”.  Outra ação destacada no encontro foi a implantação do Rio Pomba Valley, projeto liderado pelo Grupo ENERGISA, onde o Polo Audiovisual e o SENAI Cataguases já atuam em parceria.

Para Helder Queiroga, consultor da Escola SENAI do Audiovisual: “A proposta da Escola Senai é atuar de maneira complementar auxiliando na construção de uma plataforma educacional integrada que permita a ampliação de público, principalmente de jovens de baixa renda, para que a cidade possa contar em médio prazo com uma trilha pedagógica que permita aos jovens ingressar na profissão audiovisual e fortalecer a vocação da cidade em torno da economia criativa.

Essa parceria com SENAI é um sonho antigo. Estamos há anos no Polo Audiovisual, construindo a ideia de uma comunidade educativa, envolvendo nossa longa experiência prática de “aprender-fazendo” com os melhores profissionais do mercado audiovisual, combinada a processos de aprendizagem e à qualidade de conhecimento sistematizado pelas instituições de ensino, a exemplo da UEMG e o Instituto Federal Sudeste. Nosso propósito é promover a inclusão criativa e produtiva, sobretudo, de talentos de nossa região.”, afirma Cesar Piva, presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

O lançamento público das ações em parceria com a Escola SENAI Audiovisual ocorrerá no dia 07 de Julho de 2023, em um ampla programação que será anunciada em breve.

Por Beth Sanna

FOTO 4



1 Comentário

  1. Responder

    Jean Carlos Ferreira Vieira

    21 de abril de 2023

    Parabéns a todos os participantes, é isso que Cataguases e região precisam, parcerias público x privada para o desenvolvimento cultural. Assim qualificando muitos jovens para o mercado de trabalho nessa área que tem muito a crescer ainda no nosso país.


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário