Blog

SENAI INAUGURA CURSOS TÉCNICOS DO AUDIOVISUAL EM CATAGUASES

Na noite de 7 de julho, foi inaugurada em Cataguases (MG) a primeira unidade da Escola SENAI do Audiovisual no interior de Minas Gerais. Com as inscrições já abertas para início no segundo semestre, serão ofertados gratuitamente três cursos: Introdução à Animação – Stop Motion, de Trilha Sonora e Edição de Áudio para Cinema, e de Preparação de Atores.

Com a coordenação de Claudio Rutz, Gerente do SENAI em Cataguases, o evento foi realizado no auditório do Centro Cultural Humberto Mauro, com a presença de gestores municipais, estudantes e educadores, jornalistas, produtores e realizadores audiovisuais de diversas cidades da Zona da Mata de Minas Gerais. A abertura contou também a participação de José Henriques, Prefeito Municipal de Cataguases e Ricardo Mattos, Presidente do SIEL e Representante Regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG).

O momento de destaque do evento foi a mesa com o tema: “Audiovisual e Turismo: Desenvolvimento Econômico Estratégico”, tendo como convidados especiais: Márcio Tavares dos Santos, Secretário Executivo do Ministério da Cultura; Joelma Gonzaga, Secretária do Audiovisual do Ministério da Cultura; Cesar Piva, Diretor Presidente do Instituto Fábrica do Futuro e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata. A mesa temática foi mediada por Hélder Quiroga, membro da Câmara Técnica de Produção da Agência Nacional de Cinema (ANCINE) e consultor da Escola SENAI do Audiovisual.

O evento contou também com a presença de Fábio Lancelotti, diretor técnico e comercial da ENERGISA e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho; Ricardo Itaboray, Secretário de Governo da Prefeitura de São João Nepomuceno; Luiz Paixão, Secretário Desenvolvimento e Rosangela Lima; Secretária Municipal de Cultura e Turismo de Cataguases; Stéfany Carli, vereadora municipal de Cataguases; Andrea Toledo, da Universidade do Estado Minas Gerais; e Rubens Ragone, do Instituto Federal Campus Cataguases.

A proposta da Escola SENAI do Audiovisual foi lançada recentemente em Belo Horizonte, capital mineira, como um espaço profissionalizante especialmente destinados para o público jovem, com a oferta de cursos, oficinas, debates e palestras voltadas para o aperfeiçoamento profissional e de apoio ao mercado audiovisual em Minas Gerais. A Escola tem o patrocínio do SICOOB e da JP.Mendes, com a realização do SESI-SENAI, por meio da Lei de Incentivo do Ministério da Cultura do Governo Federal.

TERRITÓRIO CRIATIVO REGIONAL

Nesse mesmo dia, no período da tarde, foi realizado um encontro regional de produtores audiovisuais e organizadores de mostras e festivais, representando 8 cidades da região: Cataguases, Muriaé, Leopoldina, Ubá, Visconde de Rio Branco, São João Nepomuceno, Além Paraíba e Juiz de Fora.

O encontro regional foi organizado no PINA – Ponto de Interação das Artes, a partir de uma visita guiada às futuras instalações do ANIMAPARQUE, a ser inaugurado em novembro próximo, como principal centro de formação, criação e produção do setor de animação no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário