Blog

2 de fevereiro de 2013
|

Cooperação Internacional – Espanha, Inglaterra e Portugal

Entre as ações de destaque do Polo em 2012, estão uma Missão Técnica que levou um grupo de gestores locais em visita a diversas organizações em cidades da Espanha, Inglaterra e Portugal; e o Festival Ver e Fazer Filmes, que teve sua terceira edição realizada na cidade portuguesa de Guimarães.

 MISSÃO TÉCNICA INTERNACIONAL:

A fim de conhecer novas experiências e projetos inovadores no campo da economia criativa e do audiovisual, um grupo de gestores do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais realizou uma missão internacional, em iniciativa promovida pelo Sebrae-MG.

A viagem foi realizada em outubro passado, quando foram visitadas onze organizações, entre empresas, universidades, agências de desenvolvimento, centros de estudo e incubadoras nas cidades de Madrid, na Espanha, Manchester e Londres, na Inglaterra, e Guimarães, em Portugal.

A comitiva foi composta por Cesar Piva, Djalma Dutra, Gustavo Baldez, gestores da Fábrica do Futuro e do Instituto Cidade de Cataguases; Erick Krulikowski, consultor do Polo Audiovisual; Marco Antônio Mendonça, do Sebrae, micro-regional de Cataguases; e João Roberto Lobo, gerente regional do Sebrae, de Juiz de Fora.

Missao - Madrid_Net_work  Missao_Polo_Manchester

Integrando as atividades do 5º Fórum DiverCidades Criativas, no dia 22 de novembro, um encontro na Casa de Cultura Simão, em Cataguases, reuniu cerca de 40 gestores culturais e representantes de importantes instituições da região para ouvir o relato da missão e debater as próximas diretrizes para o Polo Audiovisual.

DSC_1451

Erick Krulikowski apresentou as diversas experiências de sucesso visitadas e destacou iniciativas em desenvolvimento em especial na cidade de Madrid, na Espanha e em Manchester e Londres na Inglaterra. Um contexto mundial que fortalece ainda mais as perspectivas da economia criativa no campo da cadeia produtiva do audiovisual e das mídias digitais. Um cenário que confirma o acerto e ao mesmo tempo indica novos desafios para o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

Em seguida coube ao Gestor da Fábrica do Futuro, Cesar Piva, relatar a visita a Guimarães, em Portugal, com propostas já em andamento para o desenvolvimento de um trabalho de cooperação. Destacou também o sucesso da realização da 3ª edição do Festival Ver e Fazer Filmes na cidade portuguesa, capital da cultura europeia em 2012, em uma co-produção com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho.

Relato Missão  DSC_1421

FESTIVAL VER E FAZER FILMES:

Em sua terceira edição, o Festival foi realizado pela primeira vez fora do Brasil, na cidade portuguesa de Guimarães, capital europeia da cultura em 2012. 

Três equipes participaram do evento, sendo duas portuguesas – a Universidade do Minho e a Universidade Católica do Porto, e uma brasileira, um coletivo composto por jovens da Companhia Ormeo de Teatro e Dança, de Cataguases. Entre os vencedores, figura um jovem cataguasense – Eduardo Yep, que levou o prêmio de Melhor Edição no filme Mi(n)to, da Cia Ormeo.

Encontro das 3 equipesEncontro_de_equipes_e_atores_2  FVFF consultores

Equipes_em_producao_2 FVFF eq ação 5 FVFF eq ação 6

FVF -Melhor filme.

 Saiba mais pelo site www.festivalverefazerfilmes .org.br

Mostra de filmes

Os três filmes produzidos no Festival foram exibidos em uma Mostra que integrou a programação do 5º Fórum DiverCidades Criativas, realizada no Anfiteatro Ivan Müller Botelho.

A mostra foi apresentada por Juliano Braz, da Fábrica do Futuro, que foi a Guimarães como produtor do Festival. Além das produções do Festival o evento contou com uma participação pra lá de especial: a presença de uma equipe de produtores e a exibição dos filmes dos jovens do Festival Câmera Cotidiana, de Goiânia (GO), que estavam em Cataguases em intercâmbio com a Fábrica do Futuro.

Para fechar a mostra audiovisual com chave de ouro, foram exibidos o filme de animação “O Plano de Peçanha” e o curta-metragem “Viagem Real” com muitos aplausos da plateia presente.

Podemos dizer com certeza que essas duas produções são os melhores exemplos de uma primeira geração de talentos locais entre criadores, atores, músicos e produtores, surgida no âmbito de implantação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

 Saiba mais pelo site www.festivalverefazerfilmes .org.br

 

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário