Blog

2 de fevereiro de 2013
|

5º Fórum DiverCidades Criativas mobiliza 400 pessoas!

Com uma programação diversificada – rodas de debate, gravação de um programa  de auditório, oficinas, visitas guiadas pela cidade, mostra de filmes e show musical, o Fórum DiverCidades Criativas reuniu cerca de 400 pessoas de diversos segmentos sociais, vindas de municípios da Zona da Mata e de outras regiões do Estado e do País.

Realizado em Cataguases, de 21 a 23 de novembro de 2012, o evento abordou temas relacionados ao desenvolvimento regional, educação, cultura e participação social.

Em iniciativa conjunta do Sebrae-MG, Instituto Cidade de Cataguases e Agência de
Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, o Fórum encerrou o ciclo de ações em 2012 do Programa de Economia Criativa Regional, que tem como foco o polo audiovisual regional. Contou ainda com a parceria da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Casa de Cultura Simão, Instituto Fábrica do Futuro, Instituto Francisca de Souza Peixoto e Instituto Votorantim.

Arena Dig Cata 1

A programação contou com um Programa de WebTV voltado para a juventude, um show musical, o relato de uma Missão Técnica Internacional e uma Mostra de Filmes, entre eles os produzidos no 3º Festival Ver e Fazer Filmes, realizado em Guimarães, Portugal.

 

 

ARENA DIGITAL:

Abrindo a programação, no dia 21, foi realizado pela primeira vez em Cataguases, o Arena Digital, um programa de auditório voltado para a juventude, que leva questões da atualidade para o centro do debate. Cultura digital, tecnologia, educação, trabalho, política, sexualidade e identidade são temas abordados neste projeto piloto, que aposta no debate e na pluralidade de opiniões como exercício de cidadania.

Arena Dig Cata 2

Gravado em formato WebTV, em auditório especialmente adaptado por um cenário multimídia, o Arena Digital já passou por Guaxupé e São João Del Rei antes de aportar em Cataguases. Para a cidade, o Programa reservou uma surpresa: foi uma pré-estreia do PINA – Ponto de Interação nas Artes, espaço que passou por uma ampla reforma em 2012 para abrigar um estúdio-escola multimídia que será inaugurado em março de 2013.

Com participação de cerca de 150 pessoas, a maioria jovens, e a presença de convidados especiais, o Arena Digital teve como tema central “Juventude e Participação”, abrindo um canal de diálogo entre jovens lideranças locais e a sociedade.

Um show da banda Couro de Cascavel, formada por músicos da cidade, encerrou o evento.

Arena Dig Cata 11

ARENA ABERTA:

No dia 22, aconteceu a principal atividade do Fórum: a Arena Aberta contou com a participação de gestores, educadores e empresários em uma roda de debates sobre o tema Educação, Cultura e Desenvolvimento Regional.

DSC_1451

Na ocasião, foi passado um vídeo documentário sobre a trajetória de dez anos do Polo Audiovisual da Zona da Mata com depoimentos de jovens e adultos que participaram de projetos vinculados ao movimento do Polo. “O mais me impressiona nos depoimentos é que todos os jovens falam que, a partir da participação em projetos locais, construíram um projeto de vida. Isso para mim é o fator de transformação real”, observou Ivana Boal, do Cenpec de São Paulo.

O evento contou com uma grande presença e ativa participação de professores da rede pública de ensino público e privado na região. Eles abriram o debate sobre a relação cultura e educação, relatando suas próprias experiências na busca de construir novas práticas pedagógicas em sala de aula.

Arena Aberta

Para o professor Luiz Leitão, “aproximar a cultura da educação é o primeiro passo para um novo modelo de desenvolvimento local, que supere a visão de uma sociedade meramente consumista de bens materiais e aposte na liberdade de escolha e na construção de novos conceitos, valores e ética.” Luiz foi diretor do Colégio de Aplicação das Faculdades Integradas de Cataguases, hoje FIC/UNIS, e atualmente integra o Núcleo de Educação da Fábrica do Futuro.

“O Fórum faz um debate muito oportuno, que busca acabar com essa dissociação entre educação e cultura. Porque hoje a educação pede cultura e a cultura pede educação”, avalia Laura Giordano, analista de comunicação do Instituto Votorantim em Itamarati de Minas.

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário