Blog

4 de novembro de 2015
|

VEM AI MIDIAPARQUE – USINAS DIGITAIS EM REDE

“O talento vence jogos, mas só o trabalho em equipe ganha campeonatos”, já dizia um dos maiores atletas de todos os tempos, Michael Jordan. Foi com esse espírito que o Parque Tecnológico de Belo Horizonte (BH-TEC) e o Instituto Fábrica do Futuro escreveram o projeto MIDIAPARQUE – Usinas Digitais em Rede, que contou com a contribuição do Fórum Mineiro Audiovisual e do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (SECTES) e Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (CODEMIG), irá aportar a contrapartida financeira de apoio ao funcionamento do MIDIAPARQUE nos primeiros dois anos. Para Leo Dias, da SECTES, “o projeto está integrado ao Programa de Governo que irá atuar efetivamente em todo o território mineiro, espalhado por seus 17 TERRITÓRIOS DE DESENVOLVIMENTO”.

O projeto concorreu ao Edital Usinas Digitais, aberto pelo Ministério das Comunicações. Das 81 propostas encaminhadas para concorrer no certame, oito foram habilitadas para a última fase, concorrendo com propostas dos estados do Paraná, Santa Catarina, Bahia, Paraíba, Pará e Distrito Federal.

Resultado final: o Projeto ficou com a primeira colocação no edital, totalizando 113 pontos, de 114 possíveis de serem alcançados.

uma_do_lado_da_outra

O MIDIAPARQUE, que tem como proponente o BH-TEC, reúne uma ação articulada entre dois arranjos produtivos locais (APLs): um em Belo Horizonte, em torno do Fórum Mineiro do Audiovisual, outro em Cataguases, com o Polo Audiovisual da Zona da Mata. A proposta envolve a implantação de centros de produção e pós-produção, conectados em rede, que atendam a todo estado de Minas Gerais.

De acordo com Monica Botelho, presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, o arranjo institucional é um dos pontos mais fortes do projeto. “Nós, enquanto “Arranjo Produtivo Local” da Zona da Mata, poderíamos concorrer sozinhos no edital, porém, ampliar com a presença de outros agentes era estratégico para o sucesso do projeto. A parceria com o BH-TEC foi fundamental, não para garantir a presença do Governo de Minas, como também para unir o setor produtivo com a visão da Universidade em um Parque Tecnológico, ambiente de pesquisa e geração de conhecimento” afirma.

O projeto também traz uma perspectiva muito positiva para o Parque Tecnológico, segundo o Diretor-Presidente do BH-TEC, Prof. Ronaldo Pena, “É positivo para o BH-TEC criar essa vertente como o setor de produção de conteúdos, mas isso só foi possível porque esse arranjo institucional foi formado. Eles têm o total conhecimento nessa área das artes e da indústria criativa”, afirma.

Para Cesar Piva, presidente do Instituto Fábrica do Futuro e diretor-executivo da Agência do Polo Audiovisual da Zona da Mata, outro ponto marcante do projeto é o conceito e a defesa da regionalização. “Para nós, especialmente, essa é uma articulação muito potente que reúne um arranjo de criatividade e conhecimento, que amplia e amplifica a ideia de regionalização, que explora uma via de mão dupla desse fluxo entre a capital e o interior do estado” pontua. Outro benefício que o projeto pode proporcionar é a aproximação da tecnologia com a produção audiovisual. “Com o projeto MIDIAPARQUE poderemos aproximar ainda mais o setor de desenvolvimento em tecnologias e plataformas digitais com produtoras de conteúdo audiovisual e multimídia. Esse arranjo criativo e produtivo, de interação e cooperação, será base para a inovação” conclui.

Entenda o Projeto MIDIAPARQUE – Usinas Digitais em Rede.

O MIDIAPARQUE irá criar uma rede de infraestrura e equipamentos capazes de integrar e potencializar as produtoras e realizadores que participam dos “Arranjos Produtivos Locais – APLs” nas áreas de Audiovisual, Música e Tecnologias. Nessa etapa inicial, uma proposta de implantação de dois centros de produção e pós-produção, conectados em rede, para produção de conteúdos digitais criativos em todo o Estado de Minas Gerais.

Os recursos do Ministério das Comunicações de R$ 4 milhões serão destinados à compra de equipamentos e serviços que atendam, sobretudo, demandas de micros, pequenas e médias empresas do setor audiovisual de todo o Estado.

DUAS UNIDADES: uma sediada no BH-TEC, em Belo Horizonte, outra em Cataguases, no POLO AUDIOVISUAL.

Em Cataguases, a unidade terá vocação maior para a PRODUÇÃO.

foto-1

Na capital mineira, a unidade está mais voltada para o trabalho de PÓS-PRODUÇÃO.

foto-3

As unidades estarão integradas para o uso compartilhado dos equipamentos, especialmente, pelas produtoras mineiras em sinergia com as empresas de tecnologias e centros de pesquisas já residentes no BH-TEC.

O Projeto MIDIAPARQUE prevê a instalação de:

  • Estúdios de Cinema e TV;
  • Estúdios de Áudio e Música;
  • Laboratórios de Animação e Jogos Eletrônicos;
  • Render Farm;
  • Aceleradoras de Projetos.

“O Projeto MIDIAPARQUE, ao envolver um Parque Tecnológico, o setor de produção de conteúdos, universidades, instituições e Governo do Estado, poderá ser, importante indutor de um novo ciclo de desenvolvimento sustentável em nosso Estado”, acredita Monica Botelho.

O resultado esperado pelo Projeto MIDIAPARQUE, ao reunir audiovisual e tecnologia, é contribuir para que o Estado de Minas Gerais se posicione, no Brasil e no exterior, como um centro de criação e desenvolvimento de tecnologias audiovisuais, produtor de novos formatos e de conteúdos multimídias.

Rede de Cooperação:

Coordenação

BH.TEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte

Instituto Fábrica do Futuro

 Parcerias:

Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior – SECTES

Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG

Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais – SEDE

Companhia de Desenvolvimento Econômico MG – CODEMIG

Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais– SEC

Rede Minas de Televisão

Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais – SEE

Plug Minas – Centro de Formação e Experimentação Digital

Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata

Consórcio Intermunicipal de Cultura

Fórum Mineiro do Audiovisual

Sindicato da Indústria Audiovisual de Minas Gerais – SINDAV

Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG

SEBRAE-MG



1 Comentário

  1. Responder

    Paulo cezar de almeida

    29 de janeiro de 2016

    Eu gostei. Muito interessante


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário