Blog

5 de maio de 2017
|

Usina de cinema aquecendo as turbinas!

Em abril, jovens realizadores de Cataguases, Descoberto, Muriaé e Ubá, selecionados na 2ª edição de um edital regional para produção de filmes, participaram de consultorias em diversas áreas do audiovisual.

Esse processo de formação, previsto no Projeto Usina Criativa de Cinema, promove o encontro de cada equipe com renomados profissionais do cinema.  Ocasião de debater suas propostas de curtas-metragens, planejar as etapas de produção, filmagem, edição  e finalização.

A Consultoria de ANÁLISE DE PROJETOS foi realizada pelo coordenador do Projeto, o cineasta documentarista MARCOS PIMENTEL, premiado em festivais nacionais e internacionais por suas obras.

Consultoria equipes - Marcos Pimentel  2

 

Consultoria equipes - Marcos Pimentel  1

Consultoria de DIREÇÃO com PEDRO FREIRE.  Diretor e roteirista de cinema, teatro e TV, onde se destacou na direção das novelas “Meu Pedacinho de Chão” e “Sete Vidas”. No cinema, dirigiu o longa “O céu de Suely” ao lado de Karim Aïnouz, e o curta “O teu sorriso”, premiado em diversos festivais do Brasil, entre outros.

Usina cons Direção - Pedro Freire 5

Usina cons Direção - Pedro Freire 1

Consultoria de PRODUÇÃO com TARCILA JACOB, da produtora Bananeira Filmes. Entre seus trabalhos mais recentes, destacam-se dois grandes sucessos, os longas-metragens “Redemoinho”, de José Luiz Villamarim, filmado em Cataguases, e “O filme de minha vida”, de Selton Melo.

Usina cons Produção - Tarcila Jacob 1

 

Usina cons Produção - Tarcila Jacob 3

Consultoria de FOTOGRAFIA com ALEXANDRE BAXTER, da Alicate. Diretor de fotografia de diversas séries de TV para GNT, Canal Brasil, Rede Minas, Canal Futura e TV Brasil, diretor e montador de filmes de curta e longa-metragem, entre eles “O Menino no Espelho”, produzido no âmbito do Polo Audiovisual . Premiado por “O Quebra Cabeça de Tárik”, no Festival de Cinema de Santos.

Usina cons Alexandre Baxter 2

Usina cons Alexandre Baxter 3

Consultoria de DIREÇÃO DE ARTE com OSWALDO LIOI.  No âmbito do Polo Audiovisual, fez a cenografia e direção de arte dos longas “o Menino no Espelho”, “A Família Dionti” e “Introdução à Música do Sangue”. Premiado no Festival de Gramado por “Sonhos e Desejos”, e no Festival da Lapa por “Ilha da Morte”, entre outros.

Usina cons Dir Arte - Oswaldo Lioi 1

As consultorias aconteceram no Ponto de Interação nas Artes – PINA, em Cataguases, nos dias 27, 28 e 29 de abril.

A partir de maio, as diversas equipe partem para as filmagens, que serão realizadas nas cidades dos proponentes. Aguarde mais notícias em breve!

 

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário