Blog

27 de julho de 2013
|

Sete músicas autorais da Região ganham versão em videoclipe

Com uma disputa acirrada, que somou 5 mil votos na internet e 16 mil visualizações em nossa rede social,  a Fábrica do Futuro encerrou, em junho, a primeira etapa de sua Chamada Criativa para produção de videoclipes musicais.

A campanha mobilizou músicos de cinco cidades da Zona da Mata Mineira, que inscreveram um total de 41 músicas autorais, mostrando a força do cenário musical na Região. Após um  período de audição e votação na Internet,  sete músicas foram selecionadas e irão ganhar uma versão em videoclipe. 

Conheça as bandas e/ou cantores vencedores desta campanha:

    

Besouro Rosa da Esquina”                 “Couro de Cascavel”

    

 “Groove Trio”                                           “Mito Cotidiano”

    

       “Os Beatnicks”                                        “Radiocafé”

  Rogério Franco

Neste segundo semestre, os músicos vencedores da campanha partem para a produção dos videoclipes,  trabalho que será realizado integralmente no Estúdio-Escola da Fábrica do Futuro, sob a coordenação de diversos profissionais do audiovisual.

No dia 16 de julho, dois representantes de cada banda ou grupo musical participaram da primeira reunião de planejamento para a produção dos clipes, que aconteceu na sede da Fábrica do Futuro, sob a coordenação do gestor Cesar Piva. Foi uma oportunidade dos músicos se conhecerem e esclarecerem dúvidas sobre os próximos passos da campanha.

E a partir de agosto, eles passam por um processo de formação, com a realização de várias oficinas:  Produção, Preparação de elenco, Cenotecnia,  e Direção de videoclipe.

Chamada Criativa mobiliza músicos da Região:

Lançada em maio passado, a Chamada Criativa convidou bandas, duplas e cantores da Região a apresentarem músicas de sua autoria para concorrerem à produção de um videoclipe. Para concorrer era preciso ser residente em uma das cinco cidades vinculadas ao Consórcio Intermunicipal de Cultura (Cataguases, Itamarati de Minas, Leopoldina, Miraí, Muriaé).

Foram 41 músicas inscritas, em diversos estilos musicais.  A partir de critérios de afinação, qualidade da música, da letra e da execução, o júri técnico da Fábrica do Futuro realizou uma pré-seleção  indicando as 15 finalistas para audição e votação na Internet.

A fim de tornar o processo mais transparente, focado na escolha do público e no poder de mobilização de cada proponente, a Fábrica do Futuro instalou em seu site um contador de votos. Para estar entre os cinco vencedores, os proponentes mobilizaram amigos, fãs e familiares para votarem, em uma corrida disputada que foi acompanhada em tempo real.

O Projeto Fábrica do Futuro – Estúdio-Escola integra um amplo Programa de Cultura e Desenvolvimento local com foco na economia da cultura por meio do Polo Audiovisual. O projeto tem a parceria da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o patrocínio da ENERGISA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Governo de Minas Gerais.

Clique aqui para saber mais sobre os músicos vencedores da Chamada Criativa e ouvir as sete canções selecionadas:  

http://www.fabricadofuturo.org.br/videoclipes/



1 Comentário


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário