Blog

7 de outubro de 2018
|

LUZ, CÂMERA E PRODUÇÃO

Ganham destaque no 2º semestre de 2018 a produção de dois longas-metragens: “A Queda”, dirigido por Diego Rocha; e “A História de Um Crime”, com direção de Ruy Guerra; envolvendo grandes equipes de Minas Gerais e Rio de Janeiro.

Três outras produções realizadas na região são apresentadas publicamente: o longa “Correndo Atrás”, do diretor Jeferson Dê, rodado em Muriaé; a mini série de animação “Coração das Trevas”, de Rogério Nunes, que teve sua pré-produção realizada em Cataguases; e o documentário “Humberto Mauro”, de André Di Mauro, gravado em 2017 em Cataguases, Volta Grande e Rio de Janeiro.

“A QUEDA” de DIEGO ROCHA

Filme de suspense com toques de thriller policial, “A Queda”, fala da amizade entre um neto e seu avô, em um relacionamento marcado pelo amor, compaixão, dor, intrigas e revelações.

Com a direção e roteiro  de Diego Rocha e a fotografia do Inglês Luke Bryant,  o filme tem como protagonistas os atores Daniel Rocha e Gracindo Júnior, tendo na produção de Breno Nogueira e Frederico Pequeno, ambos da Dromedário Cinema e Vídeo.

A Queda 1

As filmagens foram realizadas entre setembro e outubro, como locações em Tebas, distrito de Leopoldina e Cataguases, envolvendo  cerca de 50 pessoas que compõem a equipe técnica, de Belo Horizonte, Cataguases, Leopoldina e região.

A Queda 4

Em menos de um ano essa é a segunda experiência de produção da produtora de Belo Horizonte na região do Polo Audiovisual Zona da Mata. Em 2017, a Dromedário gravou a minissérie “Árvore dos Araújos”, com locações em Piacatuba, distrito de Leopoldina, e no Estúdio Escola Fábrica do Futuro, em Cataguases.

 

“A HISTÓRIA DE UM CRIME”: filme de RUY GUERRA

Outra produção cinematográfica que começa a ser realizada em outubro é a do longa-metragem “A História de um Crime”, com direção do cineasta Ruy Guerra e produção de Janaína Diniz, da Kinossaurus Filmes (RJ).O longa-metragem terá locações em Cataguases e irá mobilizar uma grande equipe, entre profissionais do Rio de Janeiro e da Zona da Mata mineira.

WhatsApp Image 2018-06-17 at 20.05.33

download

 

Considerado precursor do Cinema Novo nos anos 60, Ruy Guerra atua como diretor, roteirista, montador, produtor e ator. Em mais de 50 anos de carreira, o cineasta tem vários filmes premiados, em festivais nacionais e no exterior, como:  “Quase Memória”, sua mais recente produção, “A Queda”, “Erêndira”, “Estorvo”, “Ópera do Malandro”, “Kuarup”, entre outros.

No 6º Festival Ver e Fazer Filmes, Ruy Guerra será o diretor homenageado com uma sessão especial de “Quase Memória”, na noite do dia 20 de outubro, sábado, no Centro Cultural Humberto Mauro.

 

 

“HUMBERTO MAURO”: filme de ANDRÉ DI MAURO

O filme “Humberto Mauro”, dirigido por André Di Mauro, é um documentário sobre o pioneiro do cinema nacional, que produziu em Cataguases algumas de suas obras mais importantes. Foi também em Cataguases, em (2017), que o diretor rodou parte das cenas que compõem o documentário.

Humberto Mauro 1

WhatsApp Image 2017-08-04 at 13.19.12

André Di Mauro, sobrinho neto do cineasta, apresenta, em seu primeiro longa-metragem, um amplo painel da criatividade de Humberto Mauro, com suas técnicas e invenções inusitadas para superar as dificuldades de produzir cinema numa pequena cidade do interior de Minas no início do século XX.

A estreia do filme no Festival Internacional de Cinema de Veneza 2018, em setembro passado, foi motivo de grande emoção para o diretor.  No mesmo evento, 80 anos atrás, Humberto Mauro vivia um momento histórico, sendo o primeiro cineasta brasileiro a ser convidado a participar de um festival internacional.

O filme “Humberto Mauro” será exibido em sessão especial do 6  º Festival Ver e Fazer Filmes, na noite de abertura, dia 17 de outubro, no Centro Cultural Humberto Mauro.

 

“CORRENDO ATRÁS”: filme de JEFERSON DE

O longa-metragem “Correndo Atrás” do diretor Jeferson De é uma adaptação do livro “Vai na Bola, Glanderson”, do ator e humorista Helio de La Peña, com produção de Célia Bessa.

Correndo-Atrás

Rodado em  Muriaé (2016), o filme envolveu dezenas de profissionais locais na produção, técnica, figuração, logística e prestadores de serviço. Com locações no centro da cidade, a população pode acompanhar as filmagens de perto, experiência inédita para os moradores.

Saudado como o primeiro filme brasileiro com um elenco e equipe técnica quase inteiramente composto por negros, “Correndo Atrás” foi exibido em festivais internacionais, como o Pan African Film Festival, o maior e mais prestigiado festival de cinema negro das Américas, em Los Angeles;  o Festival Internacional de Cinema Negro de Montreal, no Canadá, e o Festival de Cinema Brasileiro, em Miami. 

Correndo Atrás 1

Correndo Atrás 2

 

 

 

 

 

 

 

 

Depois de percorrer outros festivais no Brasil e exterior, o longa chegará aos cinemas nacionais em breve. No início de 2019 está prevista exibições em Muriaé e Cataguases.

Veja making of da produção

 

“CORAÇÃO DAS TREVAS”: filme de ROGÉRIO NUNES

 kurtz

Uma minissérie de animação em quatro episódios, com argumento e produção de Rogério Nunes,  direção dos irmãos Marcelo Fahd Maurício Fahd, e produção da da Karmatique Imagens, NIP e Split Studio (SP), em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata.

Inspirada em livro homônimo do escritor britânico Joseph Conrad, a série estreou em 2018 na faixa Cine Brasil da TV Cultura de São Paulo.

Esse projeto teve início em Cataguases em 2015, integrado às ações da Residência Criativa de Animação – RECRIA do  Projeto Estúdio Escola Fábrica do Futuro.

 Veja teaser

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário