Blog

8 de outubro de 2018
|

FESTIVAL VER e FAZER FILMES 2018

De 17 a 26 de outubro, o Festival promove, em Cataguases (MG), mostras audiovisuais, fóruns temáticos, workshops, oficinas e espetáculos culturais que irão reunir agentes culturais e educadores, realizadores e produtores audiovisuais, gestores de empresas, instituições, universidades e órgãos governamentais.O evento chega à sua 6ª edição com uma ampla programação, potencializando e garantindo maior visibilidade às ações desenvolvidas no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Destaque na programação, as ações voltada para o público infanto-juvenil, especialmente, formado de crianças e jovens de escolas públicas de Cataguases e da região.

 VER FILMES 

Na etapa VER FILMES, a programação do Cine Escola Animada terá duas mostras de filmes nacionais, uma para a juventude (17 a 19 de outubro) e outra para crianças (23, 24 e 25 de outubro), em sessões seguidas de debates e seleção do Melhor Filme de cada mostra. A curadoria, organizada por Marcos Pimentel, documentarista e diretor de formação do Polo Audiovisual da Zona da Mata, selecionou 18 curtas e longas-metragens da recente produção brasileira.

MOSTRA INFANTIL

Na ação, estão envolvidas 06 Escolas Municipais de Cataguases, com a participação direta de 250 crianças, entre 6 e 10 anos, que irão compor o Júri Infantil do Festival. Para mobilizar a criançada foram realizadas 80 Sessões Educativas, com exibição e debate de filmes,  visitas a espaços culturais da cidade, e 30 Oficinas de Fotografia no Colégio Cataguases e no Centro Cultural Humberto Mauro.

MOSTRA JUVENTUDES

Já para a Mostra Juventudes, como nos anos anteriores, o Festival tem a parceria do Projeto Escola Animada – Rede Cineclube, que irá mobilizar, em 2018, 250 estudantes do ensino médio, de  23 cineclubes instalados em escolas e centros culturais de 12 cidades da Região. No processo de mobilização dos coletivos de estudantes e professores, foram realizadas 23 Oficinas para produção de vinhetas animadas de cada cineclube.

No Festival, além de compor o Júri Juvenil da mostra competitiva, os estudantes irão participar do Desafio Audiovisual, um jogo educativo que relaciona juventudes, cultura e o cinema nacional. O objetivo principal desta etapa é ampliar experiências e metodologias de aplicação da educação audiovisual na formação integral de estudantes, crianças e jovens da região.

FÓRUM CULTURA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO LOCAL

Destaque na programação, a realização do Fórum Cultura, Educação e Desenvolvimento Local com convidados especiais, dentre autoridades e especialistas, para participação em 2 mesas temáticas: ‘Cidades Criativas e Educadoras’ e ‘Arranjos Produtivos do Audiovisual em Rede’.

A organização da ação Arena Escola Criativa promove 3 workshops para participação de educadores e pesquisadores, com os temas: ‘Juventudes, Cultura e Cidade’; ‘Formação em Tecnologias Audiovisuais; Infância, Cultura e Cidade’.

FAZER FILMES

Na etapa Fazer Filmes, no dia 26 de outubro, o Festival será palco para a primeira exibição e premiação dos curtas-metragens produzidos por realizadores locais no âmbito do 3º Edital Usina Criativa de Cinema.

Em fevereiro de 2018,  após chamada pública em 65 cidades da região do Polo Audiovisual da Zona da Mata, uma comissão de jurados formada por profissionais do setor  selecionou 4 projetos para produção de curtas-metragens com histórias locais e 1 diretor convidado da capital mineira. Ao longo dos últimos seis meses, cada projeto recebeu $30 mil reais para sua produção, além de suporte e apoio de 10 consultorias especializadas em diversas áreas do audiovisual.

Nessa etapa, o Festival mobilizou cerca de 250 profissionais locais, em diversas áreas da produção audiovisual, cumprindo assim sua missão de fortalecer empreendedores criativos, moradores da região, na viabilização de seus primeiros e ou próprios filmes.

SESSÕES ESPECIAIS

Para o grande público,o Festival Ver e Fazer Filmes reserva dois grandes momentos.

leve-comlogos-2018-04-06-CARTAZ-HUMBERTOMAURO-JPG-2

 

O primeiro, na abertura do evento, dia 17, com a exibição do documentário “Humberto Mauro”, dirigido por André Di Mauro. Ator, diretor e produtor, André Di Mauro  é sobrinho neto do pioneiro do cinema nacional, Humberto Mauro, que produziu na Zona da Mata  grande parte de sua obra. O documentário mostra a trajetória de Humberto Mauro através de seus filmes em uma narrativa composta por entrevistas onde ele conta suas histórias, seu estilo cinematográfico e suas descobertas. O longa fez sua estréia no Festival Internacional de Veneza 2018.

 

 

 

Quase Memória

 

O segundo momento especial, no dia 20, será com a exibição do longa-metragem “Quase Memória” de Ruy Guerra, como Diretor Homenageado do Festival em 2018.

Artista de múltiplos talentos, Ruy Guerra atua como diretor, ator, produtor, montador e diretor de fotografia. Escreve e dirige peças teatrais e colabora como letrista para alguns dos maiores compositores da MPB. Considerado precursor do Cinema Novo nos anos 60, dirigiu “Quase Memória”, seu filme mais recente, “Os Fuzis”, “A Queda”, “Kuarup”, “Erêndira”, “Estorvo”, “Ópera do Malandro”, entre outros. Tem filmes premiados no Brasil e exterior, vencendo festivais importantes como o de Havana, Berlim, Cannes, Brasília.

Em novembro, o cineasta filma, em Cataguases, o longa-metragem “A História de um Crime”, com produção de Janaína Diniz, sua filha, parceira e colaboradora, da Kinossaurus Filmes (RJ). A produção do longa tem o apoio do Polo Audiovisual da Zona da Mata.

 

O FESTIVAL VER E FAZER FILMES é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.  O evento conta também com a parceria das Superintendências Regionais de Ensino (SRE) de Leopoldina, Muriaé, Ubá e Juiz de Fora da Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais, do Instituto Cidade de Cataguases, das Secretarias Municipais de Cultura e Educação de Cataguases, Instituto Federal – IF Sudeste, Cia Brasileira de Alumínio e Sebrae.

A maioria das atividades do Festival Ver e Fazer Filmes são gratuitas  e abertas ao público, com ingressos retirados no Centro Cultural Humberto Mauro uma hora antes de cada evento. Apenas a Mostra Usina Criativa de Cinema, no dia 26 de outubro, será reservada aos convidados das equipes dos curtas produzidas no âmbito do edital.

 

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário