Blog

17 de dezembro de 2016
|

Luz, câmera, ação!

Entre as produções recentes realizadas na região, destacam-se os longas-metragens “Redemoinho”, do diretor José Luiz Villamarim, filmado em Cataguases, em 2014, com previsão de lançamento no circuito comercial em fevereiro; e “Correndo Atrás”, do diretor Jeferson De, rodado em Muriaé, em setembro passado. Ainda em fase de edição, o filme deve chegar às salas de cinema em 2017.

REDEMOINHO:

Aguardado com ansiedade desde sua produção, em 2014, o longa-metragem “Redemoinho”, marca a estreia do diretor mineiro José Luiz Villamarim no cinema, após uma carreira repleta de sucessos na TV. Realizador das séries Nada será como antes, JustiçaAmores Roubados e O Rebu, Villamarim faz sua primeira incursão no cinema com uma trama inspirada no livro O Mundo Inimigo, que integra a trilogia Inferno Provisório, do escritor cataguasense Luiz Ruffato.

Redemoinho_Credito-Walter-Carvalho-_red2-800x534

Foto: Walter Carvalho

Já em sua estreia, na Mostra Première Brasil do FESTIVAL DO RIO, em outubro, o filme conquistou o Prêmio Especial do Júri, concorrendo com mais de 50 títulos, e prêmio de Melhor Ator para Julio Andrade.

Rodado integralmente em Cataguases, o filme conta a história de dois amigos de infância que se reencontram após 20 anos de separação.  Luzimar (Irandhir Santos) é operário da fábrica de algodão e não saiu da cidade. Gildo (Julio Andrade) mora em São Paulo, tem carro, algum dinheiro e a ilusão da vida na metrópole. Entre cervejas e recordações, os dois amigos passam a vida a limpo e repensam suas escolhas.

Redemoinho_Rolo02__13

A obra cinematográfica tem produção de Vania Catani, da Bananeira Filmes, além de grandes nomes do cinema nacional: George Moura no Roteiro, Walter Carvalho na Fotografia, e no elenco, Julio AndradeIrandhir SantosDira PaesCássia Kis MagroDémick Lopes e Camilla Amado.

Em Cataguases, para além das locações do filme, a produção teve acesso a artistas, técnicos, produtores e toda uma rede de prestadores de serviços e fornecedores da região, organizados pela Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual.

 Veja trailer

CORRENDO ATRÁS:

 “Correndo Atrás” é um longa-metragem do diretor paulista Jeferson De, baseado no livro “Vai na bola, Glanderson!”, do ator e humorista Hélio de la Peña. A trama conta a história de Ventania, um brasileiro como tantos outros que precisa driblar situações adversas para melhorar de vida.

O elenco traz grandes talentos do cinema e da teledramaturgia: Aílton Graça, que faz seu primeiro protagonista na telona, Juan Paiva, Lázaro Ramos, Juliana Alves, Teka Romualdo, Rocco Pitanga, Tonico Pereira e Dadá Coelho. A produção é de Célia Bessa e produção musical do rapper BNegão.

Polo - CorrendoAtras 4

Foto Correndo Atrás 001

Polo - CorrendoAtras 6
As filmagens aconteceram em agosto e setembro, com locações no centro da cidade, o que permitiu aos muriaeenses acompanhar de perto a produção. Por meio da Agência do Polo Audiovisual da Zona da Mata, diversos profissionais locais foram selecionados como atores, figurantes, técnicos e prestadores de serviço, entre outros.

Com cinco prêmios conquistados pelo longa “Bróder” no Festival de Gramado (2010), Jeferson De é considerado um dos mais importantes cineastas negros da atualidade. Ele combate os estereótipos que associam o negro à marginalidade ou conferem  papéis secundários na trama.

Para Aílton Graça, “Correndo Atrás” vai entrar para a história como um filme inserido em um “universo político muito grande, onde 80% de elenco, direção, autor, etc, são negros. Sem levantar nenhuma questão panfletária, essa história será contada por outro ângulo. E isso casa muito bem com a história de ascensão de Muriaé”.

Veja Blog de Hélio de la Peña sobre a experiência de filmagem em MuriaéMuriaé, o mais novo bairro do Rio de Janeiro

Ambas produções realizadas em cidades do Polo Audiovisual da Zona da Mata contam com a parceria da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, a Fábrica do Futuro e o patrocínio da ENERGISA.

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário