Blog

12 de setembro de 2022
|

POLO ANIMADO: CURSO “TECNOLOGIA EM CINEMA E ANIMAÇÃO”

A noite de 08 de setembro, em Cataguases, marca o início do curso de gradução de Tecnologia em Cinema e Animação, fruto de uma parceria entre a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais – APOLO. 

Na mesa de abertura oficial a presença de Lavínia Rodrigues (reitora), Thiago Pereira (vice-reitor), Andréa Toledo e Silvia Dias, respectivamente, diretora e vice-diretora da UEMG em Carangola, Eduardo Mantovani, Presidente da ENERGISA Minas Gerais, José Henriques, prefeito de Cataguases e Cesar Piva, diretor-presidente do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. O evento contou também com a presença Flávia Moreira, diretora audiovisual da Empresa Mineira de Comunicação – EMC, representando a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo de Minas Gerais, bem como, outras autoridades e representantes de instituições locais e regionais.

Curso TecAnima - mesa 1

Lavinia

 

Para Lavínia Rodrigues, reitora da UEMG, a abertura do curso em Cataguases é “uma proposta  interessante e desafiadora, uma conquista de vários setores, da iniciativa privada e do poder público. Estou certa de que estamos trazendo algo relevante para o setor e que faz parte de uma linguagem atual e moderna que era, afinal, o nosso desejo com este projeto”.

 

 

 

 

cesar e estudantes

 

Esse sonho começou tem muito tempo. É resultado do trabalho de muita gente. Mas temos sempre que lembrar e homenagear a força e inspiração de Monica Botelho por tudo que já fizemos e pelo que continuamos a fazer. Na Educação, ter um curso de gradução de qualidade e com uma universidade pública sempre foi nosso principal desafio e desejo. Essa primeira turma de estudantes é uma maravilha, tem gente de vários lugares de Minas e do Brasil, que já trazem experiências diversas. Temos a certeza que estamos inaugurando um novo ciclo de desenvolvimento para o Polo Audiovisual, para a cidade de Cataguases e região“, afimou Cesar Piva.

 

 

andrea melhor foto

 

Já para Andréa Toledo, diretora da UEMG em Carangola (unidade responsável pela condução do curso em Cataguases) disse estar vivendo um importante momento em sua vida profissional: “Reunir tantas pessoas comprometidas com a Educação, trazendo um curso de Cinema para a terra onde Humberto Mauro começou, é mais do que um sonho para mim. Demos o primeiro passo e sabemos que muito ainda precisa ser feito, mas acredito que estamos caminhando para termos aqui, no futuro, com mais outros cursos, um braço da UEMG”.

 

 

prefeito

 

 

“A abertura do curso de cinema é a realização de um sonho e o recebemos com muito orgulho, onde aproveito para agradecer o apoio dos nossos secretários municipais, Luiz Paixão de Desenvolvimento e Marco Andrade, Secretário de Cultura e Turismo.” disse José Henriques, prefeito de Cataguases.

 

 

 

 

montavani

 

“Mantemos nosso compromisso em valorizar a Arte e a Cultura, em especial o Cinema, que vem dando ótimos resultados no Brasil. Como vimos agora com o longa-metragem “O Predestinado”, que conta a história do médium mineiro Zé Arigó. Lançado recentemente, o filme já é uma das maiores bilheterias do país este ano”, destacou Eduardo Mantovani, presidente da Energisa Minas Gerais.

 

 

 

Nas aulas inaugurais, a primeira com o tema “Os desafios da produção audiovisual no Brasil” foi ministrada pelo cineasta Guilherme Fiuza Zenha, que no Polo Audiovisual já filmou “Menino no Espelho” em 2012 e agora se prepara para gravar na região, em 2023, a série de televisão “Cosmo, o cosmonauta”. Já a segunda aula com tema “O papel social da Animação” foi apresentada pela professora Rosália Duarte da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro.

fiuza e rosalia

Um momento importante foi a apresentação das professoras e professores, Carla Machado que irá também coordenar o curso, junto a Andrea Toledo, Claudio Santos e Guilherme Celestino, bem como, dos 30 estudantes que compõem a primeira turma do curso de Tecnologia em Cinema e Animação.    

carla professores

a turma de alunos 3

 

publico

equiep polo uemg energisa

flavia e grupo jpg

espaços 1



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário