Blog

16 de fevereiro de 2016
|

Filmagem de “Rainha” em Cataguases reúne equipes do Rio de Janeiro e da Zona da Mata mineira.

Em clima de samba, alegria e muito trabalho, o  curta de ficção “Rainha”, dirigido pela cineasta carioca Sabrina Fidalgo, foi gravado nos barracões das Escolas de Samba de Cataguases durante o carnaval. Ocasião de um grande encontro entre atores, produtores e técnicos do Rio de Janeiro e também de Cataguases e Região.

Rainha - equipe 1

O filme foi vencedor na categoria diretor convidado no Edital do Projeto Usina Criativa de Cinema, iniciativa da Fábrica do Futuro em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Polo Audiovisual da Zona Mata de Minas Gerais. O Edital tem o patrocínio da ENERGISA e da FAMINAS – Faculdade de Minas por meio das Leis de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

Rainha - produção 1A trama aborda o universo do carnaval e o peso dos padrões estéticos impostos às mulheres e,  em especial, às passistas. A atriz Ana Flávia Cavalcanti, que atuou na novela Além do Tempo, da Rede Globo, viveu a protagonista, ao lado do ator Jerry Gilli Rodrigues, que também faz o figurino do filme, e de Bianca Joy-Porte, premiada em Portugal por seu desempenho no longa Prometo Um Dia Deixar Essa Cidade. Ainda na equipe, a diretora de fotografia Julia Zakia, a diretora de arte Kitti Soares e o maquiador Uca Rocha.

Na equipe de profissionais de Cataguases destacam-se: na produção executiva, Carol Viana e Carol Frade; na assistência de direção, Marco Andrade e Carla Werneck; na fotografia, Angelo Perini e Augusto Marquito; na arte, Claudia Marques; no figurino, Cinthia Carvalho; e na maquiagem, Joel Rocha. No elenco, participação especial do diretor Ricardo Targino, realizador do longa “Quase Samba”, rodado em Muriaé em 2010. E ainda um grande número de crianças, jovens e adultos que foram selecionados para compor o elenco de apoio e figuração do filme.

Diretora, roteirista e produtora, Sabrina Fidalgo é formada na Escola de TV e Cinema de Munique, na Alemanha, especializada em roteiro na Universidad de Córdoba, na Espanha. Ela já trabalhou em diferentes funções em produções brasileiras e internacionais, em países como Alemanha, França e Marrocos, e seus filmes já conquistaram prêmios em diversos festivais.

Rainha - Entrevista Rádio

Foto: Sabrina Fidalgo e Ana Flávia Cavalcanti em entrevista na Rádio Cataguases, Programa Jorge Fábio (à direita)

Sobre a experiência de gravar um filme no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata, Sabrina comenta: “Durante uma semana ficamos imersos no mundo paralelo da fantasia do cinema durante o carnaval em Cataguases, essa linda e acolhedora cidade do interior de Minas. Isso foi possível graças ao talento, garra e dedicação de toda a equipe que, junto comigo, embarcou nessa quimera”.

Sobre o Usina Criativa de Cinema:

Lançado em setembro de 2015, o Projeto tem por objetivo ampliar e fortalecer as produções audiovisuais realizadas por talentos da Região. Nessa perspectiva, foi realizado um concurso regional, por meio de edital, que selecionou 04 propostas de obras audiovisuais de curta-metragem, em diversos gêneros. A Comissão de Seleção foi formada pelo diretor e roteirista Rafael Conde e a produtora Samantha Capideville, profissionais respeitados no mercado audiovisual brasileiro por seus talentos e competências. O 5º curta selecionado foi o “Rainha”, na categoria diretor convidado como previa o Edital.

Coordenado pelo cineasta e documentarista Marcos Pimentel, diretor de formação do Polo Audiovisual, o Projeto oferece R$ 25 mil para realização de cada filme selecionado, consultorias técnicas especializadas e suporte em todas as fases de produção.

Saiba mais:

Sobre o Projeto:

http://www.poloaudiovisual.org.br/#http://www.poloaudiovisual.org.br/projetos/usina-criativa-de-cinema/

Resultado do Edital Usina Criativa de Cinema:

http://www.poloaudiovisual.org.br/edital-usina-criativa-de-cinema-veja-resultado-2/

 

 

 



2 Comentários

  1. Responder

    Jose francisco

    28 de novembro de 2019

    Muito sucesso para este polo audio visual...em M.G...MEU NETO E UM ATOR NO FILME. PREDESTINADO...HISTORIA DE ZE ARIGO...ELE CHAMA....YAN PLINIO 12 ANOS.ABÇS.

  2. Responder

    Jose francisco

    28 de novembro de 2019

    MUITO SUCESSO PARA TODOS DO POLO AUDIO VISUAL EM TOCANTINS UBA E CATAGUAZES E CONGONHAS...


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário