Blog

6 de fevereiro de 2018
|

Em cena novo edital para produções de filmes da região

Sucesso nas duas edições anteriores (2016 e 2017), o POLO AUDIOVISUAL DA ZONA DA MATA lança novo concurso regional de apoio à produção de curtas-metragens, por meio do 3º Edital USINA CRIATIVA DE CINEMA, dirigido a realizadores e produtores audiovisuais residentes na área de abrangência da empresa ENERGISA MINAS, patrocinadora da iniciativa.

Em 2018 já celebramos o maior número de produções atraídas pelo trabalho do Polo Audiovisual para serem realizadas em diversas cidades, com grandes impactos na geração de trabalho, renda e economia local. Já com o edital podemos ampliar ainda mais a valorização dos técnicos, produtores e artistas que estão se formando em nossa em nossa região”, festeja Monica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual.

O Edital integra as ações do 6º FESTIVAL VER E FAZER FILMES, que seleciona 04 propostas de obras audiovisuais de curta-metragem, inéditas e originais, que serão filmadas em cidades e distritos da Região, envolvendo equipe técnica e artística local. Os contemplados receberão recursos financeiros e consultorias técnicas especializadas em todas as fases de produção.

Nosso objetivo é atuar como uma espécie de incubadora, oferecendo formação profissionalizante nas áreas de direção, produção, roteiro, direção de arte, fotografia, entre outras, para que o  resultado final ganhe em qualidade e a obra possa participar de festivais pelo país, representando em alto nível a nossa produção audiovisual”, explica o documentarista Marcos Pimentel, coordenador do Projeto e diretor de formação do Polo Audiovisual.

O edital de 2018 traz novidades, com destaque para o valor do aporte financeiro, que subiu de R$25.000,00 para R$30.000,00 e o prazo maior para produção dos filmes, entre abril e agosto. Como nos anos anteriores, um quinto filme será selecionado na categoria Realizador-Convidado, com a participação de um profissional de reconhecida experiência no campo audiovisual, que irá mobilizar uma equipe local em sua produção.

As inscrições estão abertas de 05 de fevereiro a 31 de março.  A seleção dos contemplados fica a cargo de uma comissão técnica composta por profissionais do cinema de outras regiões do país.

O resultado do edital será divulgado em abril, em data a ser definida.  Os filmes produzidos serão lançados durante a realização do 6º Festival Ver e Fazer Filmes, que vai acontecer de 25 a 29 de setembro, em Cataguases. As obras concorrerão a prêmios em diversas categorias, pelo júri técnico e júri popular.

O FESTIVAL VER E FAZER FILMES – USINA CRIATIVA DE CINEMA é uma iniciativa do Instituto Cidade de Cataguases, em parceria com o Instituto Fábrica do Futuro, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA MINAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultural de Minas Gerais.

CLIQUE AQUI para acessar o Edital com todas as orientações sobre as condições de participação.

>> EDITAL 2018 

>> FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

>> Perguntas Frequentes


EDITAL USINA CRIATIVA DE CINEMA 2018

Inscrições: 05 de fevereiro a 31 de março

Anúncio dos selecionados: abril

Consultorias com especialistas: maio a agosto

Produção e finalização dos filmes: maio a agosto

Lançamento dos filmes: setembro

Mostra regional: outubro



1 Comentário

  1. Responder

    Marisa Gomes Luz

    25 de fevereiro de 2018

    Boa tarde Mônica Botelho, Marcos Pimentel e todas as pessoas e organizações envolvidas neste belíssimo projeto do 6° Festival Ver e Fazer Filmes - Usina Criativa de Cinema.

    Quero parabenizar este novo projeto que revive sempre, permanecendo na mente das pessoas, valorizando e popularizando a cultura local com repercussão nacional e internacional.
    Eu tive a honra de ser aluna em duas oficinas de cinema no Instituto Fábrica do Futuro em Cataguases e outra na cidade de Miraí, patrocinadas pela Fundação Cultural Ormeu Junqueira e coordenadas por uma excelente equipe de administradores, produtores, técnicos e cineastas instrutores. Cito alguns, mas sou grata e valorizo a todas as pessoas que me ensinaram e me despertaram para esta arte: Marcos Pimentel, Geraldo Veloso - profissionais que deixaram marcas na minha vida.
    A nossa participação juntamente com uma equipe também de aprendizes resultou na produção de 2 documentários com temas e personagens da região da zona da mata, os quais resgatam emoções a todos que os assistam.

    Eu me sinto feliz e grata por ver que há continuidade num projeto impactante como este na minha cidade natal e região.
    Sucesso a todos os os organizadores e participantes!

    Meu abraço afetuoso,
    Marisa Luz


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário