Blog

15 de agosto de 2017
|

5º Festival Ver e Fazer Filmes: Audiovisual e Educação

Com diversas atrações voltadas para a formação, difusão e entretenimento, o 5º Festival Ver e Fazer FilmesEdição Inverno 2017, realizado em Cataguases de 21 a 29 de julho, contou com a participação de mais de 1000 pessoas, entre profissionais do audiovisual, artistas, educadores, estudantes, gestores, empresários e agentes culturais. O evento, que busca dar maior visibilidade às ações desenvolvidas no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, reuniu parceiros e projetos em curso na Região, compondo uma programação intensa e diversificada.

Na ETAPA VER, foram realizadas 4 mostras de filmes  com programação diferenciada para o público infantil, jovem e adulto, selecionados por curadoria especializada.

A MOSTRA HELVÉCIO RATTON homenageou o cineasta mineiro, realizador de filmes que encantaram crianças e adultos de várias gerações, e de outros tantos que lançam um olhar crítico aos conflitos de nosso tempo, como os de cunho político ou de denúncia sobre abusos contra os direitos humanos. Foram exibidos 6 filmes do cineasta, premiados no Brasil e no exterior: “Batismo de Sangue”, “Uma onda no ar”, “Pequenas Histórias”, “O Segredo dos Diamantes”, “Amor & Cia”, “Em Nome da Razão”.

Banner Mostra Helvecio Ratton

A MOSTRA ENERGISA exibiu 5 filmes patrocinados pela empresa em cidades do Polo Audiovisual da Zona da Mata mineira e em outras regiões do Brasil: “Quase Samba”, de Ricardo Targino; “Exilados do Vulcão”, de Paula Gaitán“Luneta do Tempo”, de Alceu Valença; “Campo de Jogo”, de Eryk Rocha; “Deserto”, de Guilherme Weber.

Banner Mostra Energisa

No PROGRAMA CINE ESCOLA ANIMADA – MOSTRA INFANTIL E MOSTRA JUVENIL, o festival envolveu cerca de 300 estudantes do ensino fundamental e médio, de diversas escolas da Zona da Mata mineira, com sessões de cinema seguidas de debates, mediados por profissionais da área de educação, audiovisual e ciências sociais.  Ao todo foram 15 filmes, entre obras de ficção, documentários e animação, que abordaram temas atuais, pertinentes ao universo da criança e do jovem. A ação, que teve a parceria do PROJETO ESCOLA ANIMADA – REDE CINECLUBES, mobilizou os estudantes para eleger o Melhor Filme da Mostra Infantil e Mostra Juvenil. O resultado foi, respectivamente, o longa “Meu Pequeno Herói Não Sabe Voar”, de Pedro Jorge; e o longa “Parece Comigo”, de Kelly Spinelli. (Veja matéria completa aqui)

E ainda, integrando a programação do Festival, o PROJETO “O QUE QUEREMOS PARA O MUNDO” promoveu uma ação transmídia, com exibição de longa-metragem do mesmo nome, exposição, oficinas, jogos educativos e show musical. Na coordenação do projeto, Igor Amim e Vinicius Cabral, ambos da Produtora Cocriativa Conteúdos Audiovisuais. 

A Oficina de Realidade Virtual – Animação VR 369, ministrada pelo artista multimídia Luc Petitot, da Bélgica, envolveu os participantes na produção de pequenas animações 3D com saída para óculos de realidade virtual. Já a Oficina Jogo dos Mundos, coordenada pelo artista multimídia Igor Amim e o designer e comunicador Claudio Santos, ambos de Belo Horizonte, mobilizou crianças e adolescentes em um jogo cooperativo, onde os participantes recebem cartas com chamados para agirem diante de desafios do mundo contemporâneo. No dia 28, a exibição do filme “O que queremos para o mundo”, dirigido por Amim e roteirizado por Vinicius Cabral, reuniu jovens do Projeto Escola Animada – Rede Cineclubes, parceiro nessa iniciativa transmídia. Após a sessão, a Banda Constantina, criadora da trilha sonora do longa, encerrou as atividades com show em uma praça de  Cataguases.

Já na ETAPA FAZER, o destaque foi a exibição e premiação dos curtas-metragens produzidos por jovens realizadores da região no âmbito do PROJETO USINA CRIATIVA DE CINEMA. Eles foram selecionados por meio de uma chamada criativa e receberam apoio financeiro e consultorias técnicas para a produção de 4 curtas-metragens, envolvendo dezenas de técnicos, produtores e artistas locais. Esses filmes – dirigidos por Rafael Ski (Cataguases), Mariana Medeiros (Cataguases), Bruno Rubim (Descoberto), e Diego Neves (Ubá) – vieram a público pela primeira vez na noite de 29 de julho e concorreram a prêmios em 15 categorias. (Veja matéria completa aqui).

Usina_premiação 1

O FESTIVAL VER E FAZER FILMES  é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, em parceria com o Instituto Cidade de Cataguases, Instituto Fábrica do Futuro, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, CBA – Cia Brasileira de Alumínio,  Instituto Federal – Sudeste, Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio e Turismo – Prefeitura de Cataguases, Sebrae,  com o patrocínio da ENERGISA através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e recursos do Edital Prêmio Exibe Minas da Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais.

http://www.festivalverefazerfilmes.org.br/2017/



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário