Blog

30 de agosto de 2018
|

“Santa” – filme coloca em cena a questão da transexualidade.

“Uma história sobre resistência, afeto, pertencimento e primeiro amor” – é assim que Marco Andrade, de Cataguases, define a trama de “Santa”, um dos cinco curtas-metragens contemplados na 3ª edição do Edital Usina Criativa de Cinema. Roteirista e diretor do filme, Marco Andrade mobilizou cerca de 50 pessoas da região em sua produção, entre técnicos, produtores, artistas, assistentes, elenco e figurantes.

WhatsApp Image 2018-08-30 at 17.56.16

 

A trama tem como personagem principal uma mulher transexual, vivida por Jessica Müller, que contracenou com o ator Bruno Kott. Outros seis atores e atrizes formaram o elenco: Luiz LeitãoPatrícia Paula de Moura, Fabrício Verassani Sereno, Roberta Rodrigues de Araújo, Priscila Sandes Reboredo, Davi Sandes Reboredo, Euler Pereira Luz, Daniela Salgado Lacerda.

“Foi um set muito tranquilo, harmonioso e era notório o amadurecimento profissional  da equipe.  Todos estavam muito integrados à trama e ao universo trangênero, o que possibilitou várias reflexões nos bate papos que tivemos durante o almoço e nos intervalos das filmagens. Saímos do set de “Santa”  muito maiores, mais conscientes e com um olhar diferenciado sobre as questões de gênero, pertencimento e identidade”, comenta o diretor, conhecido como Marquinho em Cataguases.

As filmagens foram realizadas na Serra da Neblina, no distrito Glória, de Cataguases, e na zona rural de Itamarati de Minas.  Para o diretor, um dos desafios da produção audiovisual é superar as adversidades e, sempre que possível, aprender a tirar proveito delas:  “No primeiro dia de filmagem, o tempo estava  nublado e instável, o que nos deixou um pouco apreensivos, já que faríamos muitas tomadas externas. Nos outros dias, o céu foi se abrindo aos poucos até chegar em um belo dia ensolarado, e a variação de luz jogou a nosso favor, dando maior veracidade ao tempo decorrido na história”.

Santa 1

A equipe técnica foi formada por: Marco Andrade Gonçalves, diretor e roteirista; Karina Freitas, produtora executiva; Tadeu Pacheco, coordenação de produção; Heitor Nóbrega, assistente de produção; Eduardo Guedes Moreira, diretor de fotografia; David Simões Gomes, assistente de fotografia; Juliana Souza, logger; Leandro Silveira, diretor de arte; Claudia Marques Paes, assistente de direção de arte; Rodrigo Zauza, assistente de produção de arte; Juliano Braz, técnico elétrica; Rodrigo Pina, assistente técnico elétrica; Samantha de Almeida Oliveira, figurinista; Melissa Travagini Resende, assistente de figurino; Murilo Gazola, técnico de som; Thiago Renaut, assistente técnico de som; Guilherme, maquiador, Narley Vieira Costa, carro produção.

Santa - equipe

sANTA 8

Santa 7Com o filme  “Santa”, Marco Andrade vive sua segunda experiência de produção de curta-metragem: ele foi um dos cinco proponentes contemplados pelo Edital em 2016, quando realizou o curta-metragem de ficção “Olhos de Vô”.

(Fotos: Camila Botelho e Eduardo Yep)

O Festival Ver e Fazer Filmes – Usina Criativa de Cinema é uma iniciativa do Instituto Cidade de Cataguases, em parceria com o Instituto Fábrica do Futuro, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA MINAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultural de Minas Gerais.

 

“SANTA”                                                                                                                                                                                                                                                                                                                               

Santa 4

SINOPSE: 

Na comunidade do Glória, distrito de Cataguases, Santa, uma mulher transexual, assume o lugar da mãe nas obrigações da igreja, no reforço escolar e torna-se defensora dos direitos da comunidade e porta voz da associação de mulheres rurais contra a mineradora que explora o local. Entre a briga com a mineradora e a preparação para a coroação da virgem, Santa conhece Cícero, o novo supervisor da mineradora e se apaixona por ele. Como amar a quem pode ser seu inimigo? Como amar a quem representa tudo o que lhe é contrário? Uma história sobre resistência, afeto, pertencimento e primeiro amor.

 

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário