Blog

RESIDÊNCIA CRIATIVA TRANSMÍDIA

Em agosto, teve início a RESIDÊNCIA CRIATIVA TRANSMÍDIA, chamada de RETRILHA por seus organizadores, uma ação TRANSDISCIPLINAR envolvendo especialistas em diversas áreas, estudantes e professores do ensino médio e universitário de Cataguases. A residência integra o projeto ESTÚDIO ESCOLA FÁBRICA DO FUTURO 2019.

Retrilha 1º Enontro (4)

Residência criativa

Ao longo de 5 meses, entre agosto e dezembro, a Residência Criativa Transmídia mobiliza cerca de 40 participantes, entre especialistas, estudantes e professores nas áreas de produção multimídia, audiovisual, animação, design, marketing digital, sociologia, história, literatura, pedagogia, música, arquitetura, engenharia elétrica, engenharia de produção, informática, ciência da computação, administração e gestão cultural.

Retrilha 1º Enontro (16)

Retrilha 1º Enontro (5)

 

A proposta é realizar uma experiência transdisciplinar e de produção transmídia, por meio de uma série de encontros e oficinas de co-criação e co-produção que irá produzir micronarrativas em múltiplos formatos (textos, desenhos, postais, vídeos, fotos, podcasts, blogs, memes, etc), utilizando técnicas do audiovisual expandido: realidade virtual, aumentada e mista; fotografia, desenho, animações; jogos eletrônicos, aplicativos e dispositivos móveis.

Retrilha 1º Enontro (12)

retrilha 5

Todo seu processo e resultados serão registrados e reunidos em plataformas de gestão e difusão na internet, seguido de uma intervenção urbana.

Em parceria com o Instituto Federal Sudeste – Campus Cataguases, Faculdades Integradas Cataguases – FIC/UNIS, a Faculdade Doctum e Agência do Polo Audiovisual da Zona da Mata MG, a residência criativa é uma iniciativa do projeto ESTÚDIO-ESCOLA FÁBRICA DO FUTURO 2019, com patrocínio da ENERGISA MINAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo do Governo de Minas Gerais.

Criatividade, Conhecimento e Inovação

logo Rio Pomba Valley

 

 

Neste início de novo século, um novo contexto vem sendo construído para uma tornar Cataguases uma cidade criativa, educadora e sustentável. Atualmente se destaca pelas ações do Polo Audiovisual da Zona da Mata, os promissores cenários do projeto RIO POMBA VALLEY liderado pelo grupo ENERGISA, e a candidatura da cidade para integrar a REDE CIDADE CRIATIVAS da UNESCO.

 

Uma cidade que com a participação efetiva da sociedade civil, nos últimos anos, se mobiliza pela constituição do CONSELHO DE DESENVOLVIMENTO DE CATAGUASES – CODEC em diversas câmaras técnicas inspiradas pelos OBJETIVOS DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEIS – (ODS) da Agenda 2030 da ONU.



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário