Blog

11 de setembro de 2020
|

PROJETO “CIDADE DA MÚSICA” TEM INÍCIO EM SÃO JOÃO NEPOMUCENO

Foi lançado, no dia 10 de setembro, mais um potente empreendimento cultural que irá movimentar a economia criativa, formar e qualificar profissionais do setor e movimentar o turismo cultural na Zona da Mata mineira, em especial na cidade de São João Nepomuceno.

Conhecida pela veia musical de seus moradores, São João lança o projeto CIDADE DA MÚSICA,  iniciativa de talentosos profissionais locais do setor musical  em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata e a Associação de Música no Interior (AMI).

O evento aconteceu de forma virtual com a participação de 40 convidados especiais, entre artistas, produtores, gestores culturais, jornalistas, representantes de entidades parceiras, autoridades municipais, regionais e estaduais. Outras 350 pessoas assistiram ao evento na internet.

lançamento Cidade da Música

Não por acaso, as anfitriãs do evento foram Cecília Itaborahy e Kaka Viana, ambas de famílias de músicos da região. A primeira, representando o novo projeto, é de São João Nepomuceno; a segunda, representando o Instituto Fábrica do Futuro, de Cataguases.

Já na abertura, os participantes se emocionaram com as apresentações musicais de Ricardo Itaboray, um dos idealizadores do projeto Cidade da Música de São João Nepomuceno, e Dudu Viana, músico de Cataguases.

“Esse é um sonho que está se realizando. Estou muito emocionado e confesso que essa noite nem dormi direito”, disse Ricardo Itaborahy.  “Um sonho que começou 20 anos atrás, quando Emmerson Nogueira estourou com um milhão de cópias vendidas, em 2001, o Kiko Furtado já brilhava com grandes nomes da Bossa Nova e da MPB nacional, tocando no Brasil e no exterior. Dudu Lima começava sua turnê internacional com Stanley Jordan, Dudu Viana já frequentava a cidade, tocando com vários grupos locais, e o Roger Resende  estava nas grandes rodas de samba do Rio de Janeiro. A gente sempre soube da vocação musical da cidade, não só pelo diferencial da qualidade, mas também pela quantidade de músicos na cidade, tocando em rodas de samba, chorinhos, serestas, festivais de jazz, bandas de MPB,  bandas de rock, orquestras. Então, por isso eu estou tão emocionado,  vejo agora com esse arranjo com o Polo Audiovisual a oportunidade de realizar esse sonho, que não é só meu, é de muitos outros músicos da cidade”.

Seresta

Coube a Cesar Piva, presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, destacar:  Nossa proposta é impulsionar, a partir de São João Nepomuceno, um potente arranjo criativo e produtivo regional que reúna e integre de maneira duradoura toda essa riqueza dos profissionais locais do setor da música junto às nossas produções de cinema, televisão e animação que realizamos no Polo Audiovisual. É um sonho antigo para todos nós, mas nesse sonho coletivo, gostaria de homenagear Mônica Botelho, da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, do Grupo Energisa, que sempre nos inspirou e incentivou desde o início,  motivados, claro, pela impressionante força criativa e profissional que encontramos aqui na cidade.”

O prefeito de São João Nepomuceno, Ernandes José da Silva, também manifestou seu entusiasmo com o projeto: “Vocês não têm ideia de como é gratificante poder participar desse momento, ver esse projeto que começou lá atrás e agora, na minha gestão, está sendo iniciado, é uma alegria enorme para mim. Vejo as oportunidades que podem nascer dai, tanto no campo da economia como da qualificação profissional, e também para estimular o turismo. É um presente enorme que vocês estão me dando. Agradeço aos parceiros e especialmente ao Cesar Piva e à Monica Botelho por apoiarem essa iniciativa”.

Roda de choro

Representando o grupo ENERGISA, principal empresa patrocinadora do Projeto Cidade da Música e do Polo Audiovisual da Zona da Mata, participaram da live, o Diretor Presidente Eduardo Mantovani e Isabel Vasconcellos, da Gerência de Sustentabilidade. “Estou realmente tocada, já entendi que a cidade respira música, que a arte e a cultura é um ativo importante para a região. Desde que eu cheguei aqui só encontrei belezas, costumo anotar as coisas que as pessoas falam e olhem o que anotei aqui: beleza, verdade, histórias, conquistas, profissionalismo, amigos. Para a ENERGISA é uma alegria enorme poder apoiar esse projeto com parceiros tão especiais. A Energisa trouxe a Cultura, a Economia Criativa, o Desenvolvimento Sustentável local como um ativo de investimento social. E eu estou feliz de estar próxima desse projeto, só posso desejar sucesso e muitas alegrias nessa jornada”, disse Isabel Vasconcelos.

Para Nayara Bernandes, da gerência de economia criativa do SEBRAE-MG, “o Sebrae sempre trabalhou com o setor da música, de maneira individual na carreira de cada músico, mas não como vertor de desenvolvimento e tranformação do território. O que vocês estão fazendo aqui é uma inovação, vocês estão de parabéns. Então, nossa contribuição será trazer uma visão e metodologia para acelerar os negócios culturais na perspectiva do território”.

 

Presente no evento, o músico Emmerson Nogueira disse: “A cidada da música é um sonho de todos nós. Eu comecei tocando por volta dos 14 anos. Na minha casa sempre teve música, mas não tinha músicos. Aí, quando botei o pé para fora de casa e encontrei esse universo gigante de músicos em São João, percebi que aqui mesmo eu poderia fazer minha vida na música. Agora vejo isso se tornando uma realidade para um monte de gente, de músicos e grupos musicais. E vai ser importante não só para nossa geração, mas para outros que virão, para as crianças que irão se inspirar e seguir os passos dos músicos e da cultura.”

Emmerson roda samba

Por fim, o governo estadual participou do evento, sendo representado pela Secretaria de Estado da Cultura e Turísmo com a presença do Secretário Leônidas de Oliveira, do sub-secretário Fábio Caldeira e Sérgio Rodrigo Reis, presidente da Empresa Mineira de Comunicação, que intrega a Rede Minas de Televisão e a Rádio Inconfidência. “Fico muito feliz por ter em Minas Gerais  uma cidade da música. Tenho conhecimento histórico sobre esse inusitado polo audiovisual, seu sucesso que colocou novamente a Zona da Mata no cenário mineiro, nacional e internacional. Isso é muito importante para nós, pois a nossa Secretária esta vendo o setor do audiovisual como estratégia de geração de emprego, renda e  reposicionamento de Minas no cenário nacional, destacando a profunda transversalidade que temos com o turísmo”, disse o secretário estadual Leônidas de Oliveira, que destacou ainda várias propostas, ações e recursos que serão destinados ao setor em Minas Gerais.

O evento se encerrou com Ricardo tocando um bela música em homenagem a seu avô Nenem Itaboray, que animava a cidade com sua orquestra nas décadas de 60 e 70 do século passado.

PRÓXIMOS PASSOS.

No dia 12 de setembro, duas CHAMADAS CRIATIVAS abrem a intensa programação do projeto. A chamada ESTAÇÃO AUTORAL prevê a seleção de 18 propostas de compositores, instrumentistas, ou grupos musicais, que promovam apresentações musicais virtuais (“lives”) de música autoral. Já a chamada SÃO JOÃO FIQUE EM CENA prevê a seleção de 30 propostas de cantores, músicos, instrumentistas, ou grupos musicais, que promovam apresentações musicais virtuais (“lives”). Todos os selecionados nas duas chamadas receberão o valor de R$ 400,00 como ajuda de custo na produção.

A divulgação de resultados e apresentações serão transmitidas nas plataformas digitais e redes sociais do Projeto CIDADE DA MÚSICA, bem como, pela plataforma do www.poloaudiovisual.tv do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

Em ambas as chamadas as inscrições serão realizadas a partir do dia 12, se encerrando às 23h59s do dia 26 de Setembro de 2020. As inscrições são gratuitas e serão feitas exclusivamente pela internet, em formulário próprio, disponível no site www.cidadedamusica.com.br .

Veja nos links abaixo o regulamento das chamadas e as condições para participar.

Estação Autoral – link: https://forms.gle/8C78ugfZNuDKV4hy6

São João Fique em Cena link: https://forms.gle/uXjqEC9Hx1hqo7jR7

Lançamento Cidade da Música – Live: https://youtu.be/oVPP4INouRA



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário