Blog

28 de abril de 2022
|

EMPRESA MINEIRA DE COMUNICAÇÃO E POLO AUDIOVISUAL FIRMAM PARCERIA

Na última semana de abril, a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais (APOLO) firmou um termo de cooperação com o Governo de Minas Gerais e a Secretaria de Estado da Cultura e Turismo (SECULT-MG), por meio da Empresa Mineira de Comunicação (EMC).

A parceria tem como meta principal alcançar uma maior promoção e difusão das obras audiovisuais realizadas na região da Zona da Mata mineira.

Nos últimos dez anos, foram realizados na região mais de sessenta obras audiovisuais, dentre filmes de longas e curtas-metragens, séries de televisão, animações e vídeos clipes, mobilizando cineastas, produtores e equipes técnicas e artísticas de Minas Gerais e de outros estados brasileiros. Grande parte dessas obras já foram exibidas em mostras, festivais, televisão e salas de cinemas, conquistando prêmios e alcançando um grande público no Brasil e no exterior.

CHERRI_20180420_1073

(Cena do longa-metragem “Predestinado –  – Arigó e o Espírito do Doutor Fritz“, dirigido por Gustavo Fernandez.

Rodado em Rio Novo em 2019, com lançamento previsto para setembro de 2022).

A partir desse acordo de parceria, estas produções poderão ser assistidas na plataforma pública de streaming EMC Play, ganhando mais destaque a partir de promoções potencializadas pela Rede Minas de Televisão e a Rádio Inconfidência, ambas associadas à Empresa Mineira de Comunicação.

Uma ação pública com claro objetivo de promover a diversidade cultural brasileira, expressa em nossa produção audiovisual realizada em Minas Gerais, especialmente, ampliando o acesso e maior alcance de público em Minas Gerais, no país e no mundo.

O evento contou com a participação de Sérgio Rodrigo Reis, presidente da EMC, Flavia Moreira e Matheus Rufino, da diretoria do Audiovisual da EMC, Nayara Bernardes do Sebrae (BH) e Matheus Barbosa do Sebrae (Cataguases), Aldo Torres, da Secretaria de Cultura de São João Nepomuceno, Andrea Toledo, diretora da UEMG Unidade Carangola, e Cesar Piva, presidente da APOLO.

Foto 001 JPG

Não por acaso, o acordo foi firmado na semana em que se comemora os 125 anos de Humberto Mauro, reconhecido como um dos pioneiros do Cinema Nacional, realizador das primeiras experiências cinematográficas em Cataguases nos anos 1920.

Nessa data celebra-se também na cidade os 20 anos de inauguração do Centro Cultural Humberto Mauro da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, do Grupo ENERGISA, ponto de partida para a formação da rede de projetos e parcerias que resultaram na criação, em 2010, do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

 

“Esse é um processo colaborativo, a união dessas duas forças, EMC e Polo Audiovisual traz uma perspectiva que aproxima a produção e a promoção, dois pontos que são especialidade da Rede Minas e da Rádio Inconfidência”, observa Sergio Rodrigo Reis.

Para Flávia Moreira, “A EMC Play vem com várias novidades, entre elas, atividades de formação, cooperação e capacitação, que são fundamentais para a formação de novos realizadores desta cadeia produtiva do audiovisual. Cataguases e regiões próximas conseguem atrair várias produções audiovisuais, queremos pegar essa expertise deles e passar para outros municípios. Acreditamos que essa parceria será muito positiva”.

 

“Neste momento, poder firmar esta parceria com a EMC, dar iniciou a um curso inédito de graduação em Tecnologias de Cinema e Animação com a UEMG, e inaugurar o ANIMAPARQUE, nosso estúdio- escola para o setor de animação, é motivo de muito orgulho para todos nós. São estas escolhas e conquistas, resultado do esforço, dedicação e compromisso de muita gente, instituições e empresas parceiras, que consolidam 20 anos de trabalho em Cataguases e região”, afirma Cesar Piva.



2 Comentários

  1. Responder

    Anderson da costa leal.lle

    23 de maio de 2022

    Parabéns vocês estão indo no caminho certo.
    Se precisar de um profissional com experiência só me chamar , já trabalhei no SBT, Record TV.

    Moro em Leopoldina Mg.

    • Responder

      José Luiz Costa

      4 de fevereiro de 2023

      Olá, Anderson, vc já morou em Guarulhos/SP no bairro do picanço?


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário