Blog

6 de agosto de 2012
|

Editorial

Esta é a primeira edição do Boletim Eletrônico do Polo Audiovisual da Zona da Mata, uma publicação semestral que irá registrar e divulgar as principais iniciativas, ações, projetos e parcerias que integram este movimento por um novo conceito de futuro e desenvolvimento para nossa região. Uma proposta que mobiliza inúmeras instituições, públicas e privadas, com centenas de pessoas comprometidas, que sonham, realizam e constroem, passo a passo, este novo futuro.

Encerramos este primeiro semestre de 2012 com conquistas que nos enchem de orgulho e, ao mesmo tempo, nos colocam diante de novos desafios.

Ainda agora, neste início de agosto, acompanhamos os últimos dias da gravação do quarto longa-metragem na Região: o filme “O Menino no Espelho” do diretor Guilherme Fiúza, transformou mais uma vez Cataguases em um set cinematográfico, envolvendo cerca de 600 pessoas em sua produção. Em junho, foi a vez de Muriaé se mobilizar em torno de outra grande produção cinematográfica, o longa “Quase Samba”, de Ricardo Targino. Com os dois filmes, avançamos e ampliamos um trabalho iniciado há 2 anos: o cadastro de artistas, técnicos, profissionais, infra-estrutura, serviços e fornecedores da região.

No período, outro destaque: a realização do 1º Circuito do Polo Audiovisual, que celebrou os 10 anos do Centro Cultural Humberto Mauro e do Programa de Cultura e Desenvolvimento Local, ambos apresentados publicamente em 30 de abril de 2002. Durante uma semana, foram realizadas diversas atividades – fóruns, oficinas e exibição de filmes – nas cidades de Cataguases, Muriaé, Leopoldina e Itamarati de Minas.

Para encerrar o “1º Circuito”, foi constituído um inédito “Consórcio Intermunicipal de Cultura” envolvendo inicialmente cinco prefeituras da região. O evento aconteceu em Muriaé e contou com presença de Secretários de Estado, representantes do Ministério da Cultura, Unesco, Assembleia Legislativa, Secretários e Prefeitos Municipais, bem como, gestores e artistas da região.

 Ainda em abril, a Fábrica do Futuro promoveu duas importantes ações: lançou a “RECRIA” – Rede Criativa do Audiovisual, que irá promover a interação e a cooperação entre pessoas, projetos, ações e instituições, e realizou o Seminário Memória e Patrimônio Cultural de Cataguases, com grande repercussão na Região.

Também concorremos em importantes editais e prêmios no Ministério da Cultura (Secretaria de Economia Criativa e Secretaria do Audiovisual), IPHAN, UNESCO, Prêmio Rodrigo Melo e Franco, Fundo Estadual de Cultura e Ano Portugal no Brasil.

Já começamos o ano com a boa nova da inauguração da “Escola Municipal do Audiovisual”, em Muriaé, e uma reunião com a Diretoria do Sebrae, em Belo Horizonte, com a presença de representantes de empresas, instituições e universidades que fazem parte do “comitê gestor” do Polo Audiovisual.

Este novo ciclo de trabalho teve início em dezembro de 2011, após uma “missão técnica” promovida pelo Sebrae-MG, que levou um grupo de representantes das prefeituras de Cataguases, Muriaé, Leopoldina e Itamarati de Minas ao encontro de representantes da Cultura do Governo de Minas Gerais, em Belo Horizonte, e do Governo Federal, em Brasília.

Em importantes momentos tivemos a oportunidade de divulgar o trabalho do “polo audiovisual”, seus projetos e parceiros para outras regiões do país, com participação em eventos e fóruns em Barra do Pirai (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP), e Ouro Preto (MG). Marcamos presença também no Rio + 20 com a organização da Arena Nosso Mundo, durante a Exposição Marco Universal, instalada no Jardim Botânico, Rio de Janeiro.

O Polo marcou presença também nas atividades do “Fórum de Desenvolvimento Sustentável – Ecos da Mata”, promovido pela CBA e Instituto Votorantim, inciativa pautada pela cultura como dimensão para pensar novos modelos para a educação na região.

Esse boletim é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, produzido pela Fábrica do Futuro, com o patrocínio da Energisa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e do Fundo Estadual de Cultura do Governo de Minas Gerais.

 Boa leitura!

 Beth Sanna – Agência 21 / Núcleo de Comunicação da Fábrica do Futuro

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário