Blog

12 de agosto de 2021
|

DICAS DO POLO.TV

As “Dicas do POLO.TV” desta vez destacam duas produções cinematográficas, “Redemoinho” e “Estive em Lisboa e lembrei de você”, ambas realizadas no Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Essas obras audiovisuais, vencedoras de grandes prêmios em festivais nacionais e internacionais, ganharam público em salas de cinema e atualmente estão disponíveis gratuitamente no site POLO.TV.

São produções de ficção realizadas por renomados cineastas, que trazem como fonte de inspiração a obra do escritor cataguasense Luiz Ruffato. Prepare a pipoca e venha conferir esse feliz casamento entre Cinema e Literatura.

Redemoinho cartaz

 

“REDEMOINHO” (2014) é o primeiro longa-metragem realizado pelo cineasta José Luiz Villamarim, na época já renomado pelo sucesso de suas minisséries na TV. O filme traz no elenco Irandhir Santos, Julio Andrade, Dira Paes, Cássia Kiss, Demick Lopes e outros grandes nomes do cinema nacional. A produção é da Bananeira Filmes.

O longa aborda o reencontro de dois amigos de infância e o confronto entre suas escolhas de vida: um ficou na cidade e trabalha na fábrica de algodão, o outro foi para São Paulo e acredita que a prova de seu sucesso é o carro que conseguiu comprar.  REDEMOINHO foi premiado no ABC Cinematography Award, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, Málaga Spanish Film Festival, e Festival do Rio, entre outros.

 

 

Sinopse: Dois amigos de infância, nascidos em Cataguases, se reencontram depois de muito tempo afastados. Luzimar nunca saiu da cidade e trabalha na fábrica de algodão. Gildo foi para São Paulo, onde ele acredita que encontrou o sucesso. Ele até comprou seu primeiro carro, um Volkswagen. Na véspera de Natal, Gildo e Luzimar se reencontram em Cataguases. Deste encontro, regado a muita bebida, lembranças, remorsos e rancores, eles avaliam suas vidas e se questionam quem fez a melhor escolha. 

VEJA TRAILER 

ASSISTA NO POLO.TV

Estive Lisboa 01

 

“ESTIVE EM LISBOA E LEMBREI DE VOCÊ” (2018) é um longa-metragem do cineasta José Barahona, português radicado no Brasil, realizador de obras premiadas como “O Manuscrito”, “Alma Clandestina”, entre outros. O filme conquistou o Prêmio CinEuphoria, Portugal, 2017: Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Música, Prêmio do Público de Melhor Ator; Prêmios Sophia – Portugal, de Melhor Filme e Melhor Roteiro Adaptado, entre outros.

A trama gira em torno das aventuras e desventuras de um jovem cataguasense que resolve migrar para Lisboa em busca de uma vida melhor, mas o que encontra é dura vida de um imigrante. No elenco, Paulo Azevedo vivendo o protagonista, Renata Ferraz, Amanda Fontoura, Rodrigo Almeida. A produção é da Refinaria Filmes.

 

 

Sinopse: Depois de um casamento frustrado que o fez perder o emprego e o contato com o filho, Sérgio de Souza Sampaio decide deixar Cataguases, sua cidade natal, e  emigrar para Lisboa, Portugal. Ele quer recompor a vida e fazer um bom pé de meia para então retornar ao Brasil, viver de renda e “subir na vida”. Cheio de sonhos, Sérgio é confrontado com a dura realidade da imigração: o dia a dia, o submundo e as diferenças culturais vão revelar um lugar diferente daquele com que sonhara.

VEJA TRAILER

ASSISTA NO POLO.TV

Os dois longas-metragens foram rodados em bairros e distritos rurais de Cataguases, com participação profissionais locais, entre técnicos e artísticos da região. Já o “ESTIVE EM LISBOA E LEMBREI DE VOCÊ” teve cenas rodadas também na capital portuguesa.

Sobre o autor: LUIZ RUFFATO                                                                                                                                                                               

Ruffato 0001

Os dois filmes são inspirados em obras do escritor Luiz Ruffato, mineiro de Cataguases, vencedor de inúmeros prêmios literários no Brasil e no exterior, com obras publicadas em Portugal, Argentina, França, Itália, Finlândia e outros países.

Filho de um pipoqueiro e de uma lavadeira de roupas, como ele gosta orgulhosamente de lembrar, Ruffato traz em sua obra os personagens e as questões da classe média baixa brasileira. Seu primeiro romance “Eles eram muitos cavalos” ganhou o Troféu APCA oferecido pela Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prêmio Machado de Assis da Fundação Biblioteca Nacional.

 

 

 

Quer saber mais sobre o escritor Luiz Ruffato? Leia no site RASCUNHO, o Jornal de Literatura do Brasil

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário