Blog

CURSO DE CINEMA E ANIMAÇÃO EM CATAGUASES

O ano de 2021 encerrou com uma boa nova para Cataguases e a região da Zona da Mata de Minas Gerais.

No dia 29 de dezembro foi anunciada oficialmente a implantação do Curso de Graduação em TECNOLOGIA DE CINEMA E ANIMAÇÃO, resultado de uma parceria estratégica entre a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, o Instituto Fábrica do Futuro e a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata – APOLO.

Nessa data, recebemos a honrosa visita de Lavínia Rodrigues e Michelle Gonçalves, respectivamente, reitora e pró-reitora de graduação da UEMG, acompanhadas por Andrea Toledo e Silvia Dias, diretora e vice-diretora da unidade da universidade em Carangola, na Zona da Mata mineira. O objetivo principal da visita foi o anúncio oficial do curso a ser realizado em Cataguases, com duração de dois anos e início no segundo semestre de 2022, para uma primeira turma de 30 estudantes.

A parceria com a UEMG irá marcar a inauguração do ANIMAPARQUE, o novo centro de formação e produção do Polo Audiovisual da Zona da Mata. Com o conceito de parque criativo, educativo, produtivo, inclusivo e divertido, o Projeto irá ocupar uma área de 10 mil m2, no bairro Guanabara, em Cataguases. (*)

Midiaparque foto 1

O curso TECNOLOGIA DE CINEMA E ANIMAÇÃO ocupará espaços especialmente adequados para acomodar salas de aulas, laboratórios, bibliotecas e  gestão do curso (veja na planta abaixo, nos galpões em vermelho e azul).

Midiaparque foto 2

A comitiva da UEMG e os convidados especiais foram recepcionados por Cesar Piva, diretor presidente do Instituto Fábrica do Futuro e da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata – APOLO, acompanhando-os em uma visita guiada às obras em finalização dos estúdios do ANIMAPARQUE.

UEMG - POLO foto 3

O encontro foi também o momento de consolidar novas parcerias e perspectivas, em especial, com a atual gestão municipal da Prefeitura de Cataguases com presença do prefeito José Henriques, do secretário de Desenvolvimento, Luiz Paixão, e do vice-prefeito e secretário de Cultura, Marco Andrade, bem como, do deputado estadual Fernando Pacheco.

Parceiros importantes e de longa data marcaram presença, como Paulo Henrique Alonso do Instituto Cidade de Cataguases, Gustavo Baldez, Juliano Braz e Djalma Dutra do Instituto Fábrica do Futuro, Marco Antônio Mendonça do SEBRAE, e Luciano Lima representando Eduardo Mantovani da ENERGISA Minas Gerais.

UEMG - POLO foto 4.png

Importante ressaltar que a parceria com a UEMG surge em 2011, em um programa de extensão e pesquisa com o Projeto Fábrica Animada, envolvendo estudantes e professores de cidades da Zona da Mata e de Belo Horizonte. Em 2018 a parceria é ampliada com a assinatura de um novo “Termo de Cooperação“, expandindo para a área de ensino e colocando em movimento um grupo de trabalho multidisciplinar de inúmeros profissionais, em especial, da Fábrica do Futuro e da unidade da UEMG em Carangola.

Assim, entre abril e junho de 2021, foi realizado um seminário público envolvendo dezenas de profissionais do mercado, especialistas, gestores, educadores e interessados, ação de base fundamental para construção do “Projeto Pedagógico Curricular – PPC da UEMG.

Midiaparque foto 4

A abertura do seminário foi transmitida ao vivo pela internet, com a participação de 53 convidados regionais e nacionais, alcançando 613 visualizações no canal do Polo Audiovisual no Youtube.  

SEMINÁRIO

A partir deste contexto de longo tempo, a realização do curso de graduação da UEMG em Cataguases é resultado do trabalho e esforço de muita gente, empresas e instituições. Para o Polo Audiovisual da Zona da Mata, essa conquista é motivo de muito orgulho.

Veja abaixo alguns depoimentos dos participantes.

Para a reitora da UEMG, Lavínia Rodrigues “Em visita a Cataguases, foi possível perceber como a cidade respira arte, seja pelas belas construções de arquitetura modernista, que incluem o Colégio Cataguases, com assinatura de Oscar Niemeyer, mas também pelas surpresas que fui descobrindo pelos caminhos, como os painéis de Djanira e de Candido Portinari, um jardim de Burle Marx, uma escultura de Jan Zach, entre muitas outras obras. Impactada por esse rico cenário, somado à lembrança do legado do cineasta Humberto Mauro também na cidade, cheguei à sede do Polo Audiovisual, onde tivemos um acolhimento vigoroso e conhecemos as obras do futuro ANIMAPARQUE, que se encontram em fase de conclusão para receber o Curso de Tecnologia de Cinema e Animação. A oferta de curso vinculado à unidade da UEMG em Carangola, vem ao encontro de uma agenda estratégica, na perspectivas de absorção dos estudantes pelo mercado de trabalho local, considerando não só a importância e a produtividade do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, mas também a contribuição dessa iniciativa para o desenvolvimento regional, que é uma das missões constitucionais da UEMG. Tenho a vívida expectativa de que abrimos mais uma trilha para a consolidação de nossa universidade, pública, compromissada com a transformação do social”

Para o prefeito de Cataguases, José Henriques,  “trazer a UEMG para Cataguases era um sonho do meu pai quando prefeito, que agora estamos concretizando, e minha satisfação é enorme. Não só por este feito, mas por oferecer à nossa população e de toda a região mais uma opção de graduação gratuita, numa área em que temos grande potencial”.

Segundo Andrea Toledo, diretora da UEMG em Carangola, unidade responsável pelo curso em Cataguases, “foi uma realização para nós, professores da UEMG, contribuir na construção do Projeto Pedagógico do Curso de Tecnologia em Cinema e Animação, junto com profissionais do audiovisual ligados ao Polo. Especialmente, porque sei que esse projeto tornou possível a oferta do primeiro curso da UEMG em Cataguases, cidade que me acolheu e que tenho muito prazer em poder retribuir, especialmente por meio da cultura e da educação.”

“A continuidade de alianças estratégicas com o Grupo ENERGISA, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, Sebrae, Instituto Cidade de Cataguases e Fábrica do Futuro, junto à recente e importante parceria estabelecida com a Prefeitura Municipal de Cataguases, bem como, com o Conselho de Desenvolvimento de Cataguases – CODEC, será fundamental para manter a UEMG na cidade e, ao mesmo tempo, ampliar o alcance dessa primeira iniciativa, abrindo um ciclo de novos futuros para o desenvolvimento da região.” conclui Cesar Piva.

geral grupo

(*) O projeto ANIMAPARQUE teve início em 2016 a partir de sessão pública do local por 30 anos para a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata – APOLO. Desde então, suas adequações, reformas e obras estruturais mobilizaram investimentos que alcançam mais de R$2 milhões, viabilizados pela parceria estratégica entre a APOLO, Instituto Fábrica do Futuro, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o GRUPO ENERGISA.

(**)  CLIQUE AQUI para saber tudo sobre o VESTIBULAR DA UEMG



1 Comentário

  1. Responder

    Myriam Pessoa Nogueira

    22 de março de 2022

    Olá,

    fiquei sabendo que vocês estão, juntamente com a UEMG de Carangola, implantando o curso de Cinema de animação aí em Cataguases. Sou professora de roteiro, storyboard, adaptação literária, gêneros e narratividade, interpretação para a câmera, enfim, acho que posso contribuir. Sou de BH, formei-me pela UFMG com doutorado sanduíche em Michigan, especialização na UCLA. Dei aulas no IF de Goiás, no curso de tecnólogo em cinema e audiovisual, e no de técnico de áudio e vídeo, há 4 anos. Estava esperando uma oportunidade assim.

    Sabem me dizer se os cargos de professor já estão todos ocupados, ou se vão abrir designação (temporário) ou concurso de efetivo para alguma área ainda?

    Obrigada,

    Myriam Pessoa Nogueira PhD em Artes, com ênfase em análise, criação e crítica da imagem em movimento pela EBA.


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário