Blog

5 de agosto de 2019
|

CATAGUASES É AUDIOVISUAL

No dia 2 de agosto, em Cataguases, foi realizado o lançamento público da 2ª Etapa do EDITAL COINVESTIMENTOS REGIONAIS, uma iniciativa da ANCINE – Agência Nacional do Cinema em parceria com a APOLO – Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais, com patrocínio da ENERGISA por meio da Lei de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, e apoio da Prefeitura Municipal de Cataguases através da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Edital, nesta 2ª etapa,  vai destinar R$ 8.750.000,00 para produções audiovisuais a serem realizadas na área de abrangência do Polo Audiovisual da Zona da Mata, com recursos da ANCINE, por meio do Fundo Setorial do Audiovisual.

Atualização: inscrições abertas de 02 de agosto a 16 de setembro de 2019, até às 23h59. 

AUG_8674

O evento aconteceu no auditório da nova sede da ENERGISA MINAS, com presença de entidades representativas, realizadores e empreendedores audiovisuais de diversas regiões de Minas Gerais e do país, autoridades municipais, regionais e estaduais, além de representantes de instituições públicas e privadas.

AUG_8705

O presidente da ENERGISA MINAS, Eduardo Mantovani e a diretora presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e assessora de Relações Sociais do Grupo ENERGISA, Monica Botelho, abriram o encontro. Mantovani reafirmou o compromisso da Empresa com o setor cultural destacando o impacto das iniciativas promovidas pelo Polo Audiovisual no desenvolvimento sustentável da região, e elogiou a lei que permite a aplicação de recursos do ICMS em projetos culturais.

AUG_8780

Para a primeira mesa, com o tema “Cataguases: Cidade Criativa do Cinema”, foram convidados:  Débora Ivanov, diretora da ANCINE; Wilian Lobo, Prefeito de Cataguases; Felipe Amado, Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo – SECT-MG, Juliano Alves Pinto, subsecretário de Estado de Promoção de Investimentos e Cadeias Produtivas – Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico – SEDE-MG e Newton Dutra, representante da Federação das Indústrias de Minas Gerais – FIEMG.

AUG_9247

Em seguida, coube a Mônica Botelho e Cesar Piva, diretor presidente da Agência Polo Audiovisual da Zona da Mata – APOLO e do Instituto Fábrica do Futuro, apresentar o tema “Polo Audiovisual Zona da Mata: um arranjo regional de arte, cultura e tecnologia para o desenvolvimento local”. Nesse momento participaram também Debora Ivanov, diretora da ANCINE, Alexandre Castro, gerente de Tecnologia da ENERGISA, Kiko Ferreira, presidente da Rede Minas de Televisão, Leo Guerra, diretor da Fundação Mineira de Software, e Helvécio Ratton, cineasta e sócio da produtora Quimera Filmes.

AUG_8804

Na plateia lotada do auditório, a presença especial de 25 importantes empresas da produção audiovisual de Minas Gerais, do Rio de Janeiro e dezenas de realizadores e produtores locais.

AUG_9450

Um momento muito especial foi marcado pela defesa da presença da mulher brasileira no audiovisual nacional.

AUG_9318

Por fim, Marcos Pimentel, diretor da Agência do Polo Audiovisual da Zona da Mata, faz a apresentação pública do EDITAL COINVESTIMENTOS REGIONAIS aos participantes do evento, com mesa composta por Myriam Assis, assessora da diretoria da Agência Nacional de Cinema – ANCINE, Felipe Amado, Superintendente de Fomento Cultural, Economia Criativa e Gastronomia da Secretaria de Estado da Cultura e Turismo – SECT-MG, Barral Lima, presidente do Sindicato da Indústria do Audiovisual – SINDAV-MG e da produtora UN Music, Breno Nogueira, membro da Câmara da Indústria da Comunicação, Audiovisual e Tecnologia – Federação das Indústrias de Minas Gerais FIEMG e sócio da produtora Dromedário Cinema e Vídeo.


EDITAL (Retificado em 30.08.2019)

Formulário de Inscrição

Instruções para o preenchimento do Formulário de Inscrição

Perguntas Frequentes (Atualizado em 30.08.2019)

Saiba mais sobre o edital e sua primeira etapa

 

 

 

 

 

 

 

 



1 Comentário

  1. Responder

    João de Deus

    12 de agosto de 2019

    As produções do interior precisam de apoio e incentivo. Aymorés, Caratinga, Ipatinga e GV precisam seguir esse exemplo. Muita gente boa produzindo coisas interessantes. Parabéns a prefeitura de Cataguases.


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário