Blog

28 de abril de 2016
|

Usina Criativa de Cinema: talentos locais

Estão em fase de produção os cinco curtas-metragens selecionados pelo Edital Usina Criativa de Cinema, uma ação de valorização dos talentos locais para realizações no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata.

No 2º semestre de 2015, foram selecionados cinco projetos:  “A Luta” –  ficção, proponente Karina de Freitas, diretor Bruno Benec; “De Quando em Vez” – documentário, proponente Jáder Barreto, dividindo a direção com Rafaella Lima; “Olhos de Vô” – ficção, proponente e diretor Marco Andrade; “O Universo de Manoel” – animação, proponente Renatta Barbosa, direção Leandro Silveira. Na categoria diretor convidado, foi selecionado o curta “Rainha”, da diretora e produtora Sabrina Fidalgo.

Coordenado pelo documentarista Marcos Pimentel, o Projeto promove, desde fevereiro, um ciclo de consultorias técnicas em diversas áreas, a fim de preparar diretores e produtores para a realização dos filmes.

                                   

                                                  OFICINA DE ANÁLISE DE PROJETOS E CONSULTORIA COM MARCOS PIMENTEL

                        OFICINA DE FOTOGRAFIA COM LLANO RODRIGES E OFICINA DE ROTEIRO COM NATHANIEL LECLERCY

 

                                                                                  OFICINA DE SOM COM FELIPE SCHULTZ

                                          CONSULTORIA DE ARTE COM OSWALDO LIOI E COM O DIRETOR DE VIDEO ARTE ANDRÉ AMPARO

O curta “Rainha”, de Sabrina Fidalgo, foi rodado em Cataguases em fevereiro com participação de artistas e técnicos do Rio de Janeiro e de cidades da Zona da Mata. O filme está em fase de finalização.

Produção dos filmes já começou

Desde abril, algumas equipes deram início às suas produções. Em Muriaé, o curta “A Luta” reuniu elenco e equipe técnica da Região para gravar boa parte das cenas, sob a direção  do muriaeense Bruno Bennec e Karina de Freitas na produção.

 

O curta “O Universo de Manoel”  também está em fase de produção. Por ser animação, o filme tem uma dinâmica diferente. No laboratório do Estúdio-Escola Fábrica do Futuro, integrantes do PIA Estúdios dão vida ao personagem Manoel.

 

Olhos de Vô” e  “De Quando em Vez” serão filmados em maio, sendo que o primeiro em Cataguases e o segundo em  Visconde do Rio Branco.

O Edital Usina Criativa de Cinema é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com patrocínio da Energisa por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal.

SAIBA MAIS SOBRE O PROJETO



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário