Blog

1 de maio de 2016
|

Filmes do Polo fazem sucesso no exterior

Os longas-metragens  “Estive em Lisboa e lembrei de você”, do diretor português José Barahona “A Família Dionti”, do diretor carioca Alan Minas,  ambos realizados com o suporte do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, no Brasil, alcançam repercussão internacional nesse início de 2016.

“Estive em Lisboa e lembrei de você” terá seu lançamento comercial no Brasil  em outubro, e, em junho, será a vez de “A Família Dionti”. Enquanto os longas não chegam às salas de cinema, as produções seguem conquistando o público, prêmios em festivais e críticas positivas no exterior.

O filme “Estive em Lisboa e lembrei de você” tem direção de José Barahona, português radicado no Rio de Janeiro, e produção de Carolina Dias, da Refinaria Filmes (RJ). Inspirado no livro homônimo do escritor cataguasense Luiz Ruffato, teve cenas gravadas entre 2014 e 2015 em Lisboa e Cataguases, e conta com grande número de profissionais locais, no elenco e na equipe técnica. Quem vive o protagonista é o ator Paulo Henrique Azevedo.

12963787_1723386924540808_679004845305058617_n

Na foto: José Barahona, Luiz Ruffato, Carolina Dias e Paulo H. Azevedo.

EstiveLisboa no INDIE

Ao participar do Indie Lisboa 2016, o  jornal português Público destacou o longa-metragem  em uma lista de filmes para não deixar de assistir: “É sobre os imigrantes brasileiros que chegam a Portugal, sobre o limbo que os imobiliza sem regresso. Para quê voltar? Uma tristeza rarefeita, belíssimo. É um filme sobre nós, portugueses”. O filme também participou com destaque no 18º Festival Du Cinéma Brésilien de Paris, na França e no 19º Festival Internacional de Cine de Punta Del Leste, no Uruguai.  

Com produção de Daniela Vitorino, da Caraminhola Filmes (RJ), o longa de Alan Minas traz Antonio Edson, do Grupo Galpão, no papel principal, e participação de jovens atores cataguasenses – Murilo Quirino, Anna Luisa Marques e Bernardo Lucindo – além de produtores, técnicos e artistas da Zona da Mata Mineira.

Lançado em 2015, o longa “A Família Dionti” conquistou o prêmio de Melhor Longa pelo Júri Popular no 48º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro; o prêmio de Melhor Roteiro no Festival Internazionale Youngabout, de Bolonha, na Itália; e Melhor Ator para Murilo Quirino no San Diego Internationale Kid’s Film Festival. 

O filme participou  também  do 18º Festival du Cinéma Brésilien de Paris, na França, e, recentemente, do 7º Festival de Cinema Itinerante da língua Portuguesa – FESTiN, de Lisboa, Portugal.

FamiliaDionti no Fest Cin Bras Paris_n

 Na foto: Daniela Vitorino e Alan Minas

10370420_528781677326838_6295576510368898475_n

 

Entre os festivais internacionais, em 2016, o filme conquistou o prêmio de Melhor Roteiro no 10º  Festival Internaziole Youngabout, de Bolonha, na Itália:. “A história deste filme afetou-nos profundamente, porque é diferente das contadas pelos filmes que estamos habituados a ver: é original, inesperada, imprevisível, romântica e ao mesmo tempo, repleta de mistério e fascínio”, declarou o Júri ao anunciar o prêmio.

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário