Um centro de formação técnica e de produção audiovisual e multimídia adequado e equipado para atender às demandas locais e de outras regiões do país. Focado na consolidação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais como vetor de economia criativa na região, o projeto realiza e apoia ações estratégicas como as residências criativas do audiovisual e da animação, laboratórios, workshops e oficinas.
Seus amplos espaços abrigam:
RESIDÊNCIAS CRIATIVAS DO AUDIOVISUAL: ação de qualificação profissional de novos realizadores audiovisuais residentes na Zona da Mata por meio de consultorias técnicas em diversas áreas do audiovisual – Análise de Projetos, Produção, Roteiro, Fotografia, Direção, Direção de Arte, Som, Montagem, Distribuição. Em parceria com o Edital Usina Criativa de Cinema, a cada edição anual são realizados cinco curtas-metragens nos gêneros ficção, documentário ou experimental.
Animathon Parque: maratona de animação que envolveu profissionais e estudantes da Zona da Mata e de Belo Horizonte na produção de curtas de animação em diversas técnicas e estilos;
Laboratórios da Aceleradora Transmídia: mobilizam coletivos de profissionais do audiovisual e das tecnologias da Zona da Mata e de Belo Horizonte. A partir de filmes realizados no âmbito do Polo Audiovisual, esses coletivos desenvolvem novos projetos, produtos e conteúdos em múltiplos formatos;
LAC – Laboratório Audiovisual Criativo: com participação de empreendedores criativos da região em um percurso formativo para aprimoramento de seus projetos de produção audiovisual.
Residências Criativas da Animação: com destaque para a produção da 1ª versão do storyboard do filme “Coração das Trevas”, de Rogério Nunes com produção da Karmatique Imagens (SP). De 2015 a 2017, as residências foram coordenadas por experientes profissionais de Belo Horizonte, São Paulo, Lyon, Paris e Sèvres, na França.
Localizado em Cataguases (MG), o Estúdio-Escola é fruto de uma parceria entre o Instituto Fábrica do Futuro e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA, através dos recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.