Blog

6 de julho de 2017
|

Uma Usina de Cinema para talentos locais

Cerca de 120 profissionais da Zona da Mata mineira, entre produtores, diretores, atores, músicos, fotógrafos, figurinistas e técnicos, participaram diretamente da produção dos curtas-metragens selecionados pelo 2º Edital Usina Criativa de Cinema. As filmagens aconteceram nos meses de maio e junho nas cidades e distritos rurais de Cataguases, Ubá e Descoberto.

Vencedores em um concurso regional onde participaram 23 proponentes, as 4 equipes selecionadas receberam recursos financeiros e consultoria técnica especializada em todas as etapas da produção dos filmes. Na coordenação do Projeto Usina Criativa de Cinema o cineasta Marcos Pimentel, diretor de qualificação profissional do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Os cineastas Luiz Carlos Lacerda e Rafael Conde fizeram a tutoria, acompanhando cada equipe em sua produção.

Em julho, integrando a programação do 5º Festival Ver e Fazer Filmes – Edição Inverno 2017, será realizada uma sessão especial de exibição e premiação dos curtas em diversas categorias, por júri técnico e júri popular.

Saiba quais são os filmes e equipes contemplados em 2017:

“VINIS & PEIXES”:

Curta de ficção de Tiago Viana Gonçalves dos Santos e Rafael Ski, de Cataguases. Com Direção de Ski, Produção de Karina Potira e Renatta Barbosa, o filme envolveu 20 profissionais locais. As filmagens foram realizadas em Cataguases, no distrito Cataguarino, e em Ubá, em junho.

Vinis (Ski) - equipe 1

Sinopse: Inácio, nosso protagonista, repete seu pequeno ciclo de ações um sem número de vezes ao longo do filme: ele alimenta seu peixe no aquário, coloca um novo vinil pra tocar em sua vitrola, se assenta em seu sofá e depois de poucos instantes começa tudo outra vez. Enquanto Inácio está perdido nesse ciclo, vemos cenas ao longo de sua vida que mais parecem saídas de um sonho. Essas imagens trazem dinâmica e força ao filme, num êxtase visual.

PALACE, O CONTADOR DE HISTÓRIAS”:

Documentário de Aline de Souza Gabriel, da cidade de Ubá. Com Direção de Diego Neves, Produção de Aline Gabriel, e uma equipe técnica e artística de mais de 20 pessoas, o curta teve locações na zona urbana e rural de Ubá. As filmagens acontecerem no período de 13 a 28 de maio.

Elvis_Matheus_Diego_Luis Gomes_Aline_Pablo

No elenco principal: Luiz Gomes, Luiz Carlos, João da Silva Gato (conhecido como Seu Gato), João da Cruz Gato (vulgo Gatinho), Maria Alice de Oliveira Dias, José Agostinho Dias e Satyro Procópio.

Sinopse: Imagine um senhor bem idoso, centenário, esculpido pelo tempo. Porém, as pessoas que por ele passam, começam a dar menos atenção para sua trajetória e memória. Pois, querem deixá-las para trás, apagá-las, coisa que o tempo já vem fazendo. Mas, ele como todo bom senhor do interior, segue contando seus “causos” de tempos árduos, de batalhas e vitórias. Esse é o Palace – O Contador de Histórias.

“MINHA MÃE CHAMAVA TEREZA”:

Curta de ficção de Cecília Bueno Pereira Siqueira, de Cataguases. Com Direção de Mariana Medeiros e Produção de Monique Rangel e Cecília Bueno, o curta envolveu cerca de 50 profissionais locais, entre elenco, figurantes, equipe técnica e prestadores de serviço.

Minha mãe Tereza - equipe

A protagonista da trama é a atriz Soraya Ravenle,  reconhecida por sua atuação no cinema, teatro e TV.  No elenco principal, atrizes cataguasenses: Cyntia Mayra Castro, que já atuou em diversos filmes realizados na Região, e Anna Luiza Marques, que atuou no longa-metragem “A Família Dionti”. O curta foi rodado em Cataguases, em maio.

Fotos: Juliana Souza

Sinopse: Carmem, de 48 anos, volta à cidade natal para o enterro de sua mãe após muitos anos longe. Ela é obrigada a revisitar a vida que escolheu deixar para trás: a cidade pequena e as pessoas interioranas. Entre elas, a irmã Ana, 46 anos, que nunca saiu dali. As duas precisam superar as diferenças para se aproximar nesse momento de perda.

“LENÇOL DE INVERNO”:  

Curta de ficção de Bruno Rubim, de Descoberto. As filmagens foram realizadas em junho, tendo como locações a zona rural da cidade,  Pouso Alegre, Usina e Ribeirão dos Mineiros.

Lençol Inv (7)

Cerca de 30 profissionais locais trabalharam na produção do filme. Na Direção, Bruno Rubim; Assistente de Direção, Luiza Bacelli; Produção, Karina Potira; Direção de Arte, Victor Esteves; Direção de Fotografia, Raphael Medeiros. No elenco principal da Região, Roney Villela, Eduardo Dascar, Fábio Ricci, Tatãozinho.

Fotos Fabíola Lima

Sinopse:  José é coveiro na cidade grande. Quando seu irmão, com quem ele não fala há anos, lhe chama de volta para sua cidade natal, no interior de Minas Gerais, José precisa revisitar fantasmas da juventude e fazer escolhas que podem significar o fim de sua jornada e o começo de uma redenção.

“DEPOIS DA CHUVA”, “NOVA A FIAR”, “CINEMA É CACHOEIRA”

Em cada edição, o Edital Usina Criativa de Cinema prevê a participação de um realizador convidado, alguém com reconhecida experiência no meio audiovisual em âmbito nacional.

Cavi Borges, diretor, produtor e empresário do setor de cinema, residente no Rio de Janeiro, é o realizador convidado em 2017. Ele é o fundador da Cavídeo, locadora especializada em filmes raros e de arte, referência entre os cinéfilos cariocas, que mais tarde também se tornou produtora e distribuidora de filmes.

Em terras mineiras, inspirado pela lembrança do pioneiro do Cinema Brasileiro, Humberto Mauro, Cavi decidiu fazer não apenas um curta- metragem de 15 minutos, mas sim três curtas de menor duração. Foi assim que nasceram Depois da Chuva,ficção, Nova Fiá e Cinema é Cachoeira, experimentais.

Nessa empreitada, ele foi acompanhado de uma equipe técnica e artística composta por profissionais de cidades da Zona da Mata – Cataguases, Leopoldina e Juiz de Fora – e do Rio de Janeiro.

Cavi Borges - equipeNa Direção: Cavi Borges; Produção: Carolina Dib (Juiz de Fora) Produção e Direção de Arte: Gabriel Nunes Tupinambás (Leopoldina); Fotografia/Câmera: Alisson Prodlik (RJ); Assistente de fotografia: Juliano Braz (Cataguases); Produção Local: Claudia Marques (Cataguases); Assistente de Produção: Leonardo Frade (Cataguases); Produtor Associado: Henrique Frade (Cataguases); Motorista: Giovanni Marques; (Cataguases); Figurino: Othon Spenner (RJ); Colaboração: Fátima Coppelli (RJ); Atriz: Patrícia Niedermeier (RJ).

Fotos de Gabriel Tupinambás e Leonardo Frade

O Projeto Usina Criativa de Cinema é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e  Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata. O Edital tem o patrocínio da ENERGISA por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura.

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário