Blog

3 de maio de 2016
|

Escola Animada: Educação Integral com a diversidade do Cinema Nacional

Com a presença de Macaé Evaristo, Secretária de Estado da Educação, foram realizadas, em Cataguases, diversas atividades que marcaram a Arena de Abertura do Projeto Escola Animada em 2016. Em parceria com o Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, o Projeto é uma ação de Educação e Cultura voltada para a aplicação do audiovisual e das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.

No último dia 30 de abril, foram destaque: a realização do primeiro workshop para elaboração do Projeto Político Pedagógico – PPP da  Escola Marieta Soares Teixeira, a  inauguração de duas salas de Cineclube. O Projeto é coordenado pelo Instituto Fábrica do Futuro em parceria com o Instituto Cidade de Cataguases e Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, tem patrocínio da Energisa e da Votorantim Metais.

EA Inaug Cineclube Cinemação 5

O primeiro cineclube inaugurado foi o “Cinemação”, na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira. Além da Secretária Macaé Evaristo,  participaram do evento: Guilardo Veloso, Representante Regional do Ministério da Cultura, Almir Paraca, o ex-deputado estadual e assessor da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, a gestora de comunicação da Votorantim Metais, Daniele Pedrosa, os Superintendentes Regionais de Ensino de Leopoldina e Juiz de Fora, Sidilúcio Senra e Fernanda Moura, e gestores educacionais, professores e estudantes.

Em sua primeira sessão, o Cinemação exibiu o videoclipe “A Velha A Fiar”, de Humberto Mauro, e a animação “O Plano de Peçanha”, do Coletivo Fábrica Animada, contando com a presença da diretora de animação Mirian Rolim e dos integrantes do Coletivo PIA Estúdios de Cataguases.

 

Na  inauguração do Cineclube Stella Perez Botelho, localizado no Museu Energisa, foram exibidos os filmes “A Arquitetura do Corpo” e “Sanã”, com presença do diretor dos filmes, Marcos Pimentel, do Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, e da Secretária de Estado de Educação, Macaé Evaristo. A inauguração contou com presença da homenageada, Stella Perez Botelho, de seu marido, Ivan Müller Botelho e de seus filhos, Mônica Botelho e Maurício Botelho, além de amigos da família e convidados, entre eles o presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani.

 

No dia 01 de maio, marcando a abertura do Cineclube para o público, foi realizada outra sessão, dessa vez com exibição do filme “A Noiva da Cidade”, do cineasta Alex Viany e roteiro de Humberto Mauro. 

Até o final do primeiro semestre, serão inauguradas outras 10 salas em cidades da região. Cada Cineclube será gerido por um coletivo de professores, estudantes, agentes culturais e comunidades.

Integrando também a programação, no dia 30, cerca de 150 professores da Região participaram do curso “Docência na Educação Integral”, organizado pelo Grupo TEIA, programa de Extensão da Universidade Federal de Minas Gerais/UFMG, em parceria com a Secretaria de Estado da Educação de Minas Gerais e Superintendência Regional de Ensino de Leopoldina.

EA Arena 30.04 (001)

Curso TEIA - UFMG

Já no dia 2 de maio, no Centro Cultural Humberto Mauro, foi realizado o Fórum Técnico do Plano Estadual de Cultura, organizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais e a Secretaria de Estado da Cultura do Governo de Minas Gerais.

IMG-20160502-WA0006 (1)

Coordenado pelo Deputado João Bosco, presidente da comissão de Cultura da ALMG, o Fórum contou com a presença do Secretário de Estado da Cultura, Ângelo Oswaldo, do deputado estadual Wander Borges, do Coordenador Geral do Plano Nacional da Cultura do Ministério da Cultura, João Pontes, do Representante Regional do Ministério da Cultura, Guilardo Veloso, do ex-deputado e assessor da ALMG, Almir Paraca, do representante do Conselho Estadual de Cultura, Frederico Furtado. Participaram também do evento o Prefeito Municipal de Cataguases, Cesar Samor, do Secretário Municipal de Cultura de Cataguases, Zeca Junqueira, dentre outros diversos gestores municipais, artistas e agentes culturais da região.

O objetivo dos Fórum Técnicos, realizados em diversas cidades e regiões do Estado, é colher sugestões da sociedade para aprimorar o Projeto de Lei (PL) 2.805/15, que contém o Plano Estadual de Cultura e está em tramitação na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário