Blog

3 de maio de 2016
|

Polo Audiovisual inaugura rede com 12 cineclubes na Zona da Mata

No último dia 30 de abril, data comemorativa do aniversário de Humberto Mauro, Cataguases foi palco para o lançamento de uma rede de cineclubes com 12 salas de exibição funcionando em escolas públicas e centros culturais na região.

No evento, foram inaugurados o “Cineclube Cinemação”, na Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, e o “Cineclube Stella Perez Botelho”, no Museu Energisa.

 

Até o final do primeiro semestre, serão inauguradas mais outras 10 salas em cidades da região. Cada Cineclube será gerido por um coletivo de professores, estudantes, agentes culturais e comunidades, e será equipado com sistema de projeção, telas, sonorização e kit de filmes.

A iniciativa integra o Projeto Escola Animada, uma ação de Educação e Cultura voltada para a aplicação do audiovisual e das tecnologias digitais nos processos de ensino e aprendizagem.  O Projeto é coordenado pelo Instituto Fábrica do Futuro em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com patrocínio da Energisa e da Votorantim Metais.

Macaé Evaristo

Angelo Oswaldo 3

 

As inaugurações contaram com as presenças especiais de Macaé Evaristo, Secretária de Estado da Educação e Ângelo Oswaldo, Secretário de Estado da Cultura do Governo de Minas Gerais.

 

 

Na sessão especial  de inauguração do “Cineclube Cinemação” da Escola Estadual Marieta Soares Teixeira, foram exibidos o videoclipe “A Velha A Fiar” de Humberto Mauro, e a animação “O Plano de Peçanha” do coletivo Fábrica Animada.

Já na inauguração do Cineclube Stella Perez Botelho foram exibidos os filmes “Arquitetura do Corpo” e “Sanã”, com participação do diretor do filme, Marcos Pimentel. Marcaram presença no evento,  a homenageada, Stella Perez Botelho, seu marido, Ivan Müller Botelho, seus filhos, Mônica Botelho e Maurício Botelho, além de amigos da família e convidados, entre eles o presidente da Energisa Minas Gerais, Eduardo Mantovani.

Sanã 02 - 500MB

“Ao democratizar o acesso à produção audiovisual brasileira, buscamos na formação do olhar ampliar o repertório cultural e imaginário da população local. Com as residências criativas que realizamos no Polo buscamos dar as condições de visibilidade para narrativas locais, ou seja, buscamos abrir espaços para que a população local possa também produzir seus próprios conteúdos audiovisuais” diz o documentarista Marcos Pimentel, diretor de formação da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual.

No dia 01 de maio, na abertura da programação pública do Cineclube Stella Perez Botelho, outro destaque foi uma sessão especial do filme “A Noiva da Cidade”, com direção do cineasta Alex Viany, último trabalho do cineasta Humberto Mauro, que assina o roteiro. A restauração da obra foi realizada em 2015, coordenada pelo gestor cultural André Martins Borges, com recursos do “Programa Filme Minas” da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais,

Para Monica Botelho, presidente da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual e da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, entidade de responsabilidade social da Energisa, “buscamos no Polo Audiovisual reunir e integrar ações de cooperação e recursos de governos, universidades, ONGs e empresas que atuam na região, para uma perspectiva de compromisso com o desenvolvimento local. Ao valorizar a economia da cultura e da educação, ampliamos, por exemplo, o espaço de trabalho para artistas, técnicos e produtores audiovisuais locais nas escolas da região, bem como, abrimos oportunidade para que os conteúdos produzidos pelo Polo Audiovisual ganhem novos mercados, como na educação, no ensino à distância. Em um país de dimensões continentais, reconhecer a potência criativa das pequenas e médias cidades, é dar nossa contribuição para um novo modelo de desenvolvimento sustentável em nosso Estado e no Brasil.

Segundo  Cesar Piva, gestor da Fábrica do Futuro e diretor executivo da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual, uma das metas do Projeto Escola Animada é “promover parcerias de políticas públicas no campo da cultura e da educação, onde buscamos dar a nossa contribuição para que o audiovisual tenha efetivamente uma dimensão importante na “Educação Integral”, na perspectiva de uma nova escola, uma escola não só repetidora, mas, sobretudo, uma escola transformadora, difusora de conhecimentos e conteúdos culturais”.

O Projeto Escola Animada, iniciado em 2013, reúne a parceria do Instituto Fábrica do Futuro, Instituto Votorantim, Instituto Cidade de Cataguases, Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e o Polo Audiovisual da Zona da Mata, as Superintendências Regionais de Ensino das microrregiões de Leopoldina, Muriaé e Juiz de Fora. A Escola Animada tem o patrocínio da Energisa e da Votorantim Metais, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal, e ainda, recursos do Programa Votorantim Pela Educação.

 Saiba mais: www.escolaanimada.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 

 



2 Comentários

  1. Responder

    Andre Andries

    28 de abril de 2016

    Felicito a todos pela iniciativa. Ter uma rede/teia de exibição é fundamental para a expansão do pólo. Mais salas resulta em mais filmes.

  2. Responder

    Rita Andrade

    29 de abril de 2016

    Mais uma belíssima iniciativa dos grandes incentivadores e trabalhadores da Cultura de Cataguases e Minas Gerais. Parabéns pelo trabalho coeso, sistemático e que, de tempos em tempos, agrega mais valores ao projeto de incentivo ao crescimento das ações do audiovisual. Abraço!


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário