Blog

28 de julho de 2016
|

LAB Transmídia abre Projeto Estações Criativas

Nos dias 14 e 15 de julho, o FESTIVAL VER E FAZER FILMES foi espaço para o Projeto Estações Criativas realizar o workshop LAB Transmidia, com a participação de 30 empreendedores criativos de produtoras de Cataguases, Leopoldina, Juiz de Fora, Muriaé, Visconde de Rio Branco e Belo Horizonte. O LAB contou ainda com convidados especias vindos das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Lab Transmídia (4)

Lab Transmídia (3)

Com a coordenação de Rodrigo Arnaut e Rodrigo Terra, ambos da Associação ERA TRANSMÍDIA, de São Paulo, o LAB no primeiro dia teve como tema: Transmídia e a Economia Criativa: construindo histórias para engajamento, a importância do conteúdo multiplataforma para projetos na área de entretenimento, comunicação, publicidade, marketing e inovação tecnológica.

Lab Transmídia (1)

No segundo dia, o destaque foi a presença especial de Israel do Vale, presidente da Rede Minas de Televisão, acompanhado de Ana Teresa Brandão, diretora de programação e Carlos Henrique Paulino, gerente do Núcleo Transmidia. Na pauta, as experiências em desenvolvimento na emissora pública estadual, em especial, com o uso do software “Ginga Brasil” para uma programação interativa de TV, Internet e múltiplas plataformas.

IMG-20160715-WA0022

Em ambiente de descontração, o Polo Audiovisual e a Rede Minas de Televisão pactuam um termo de cooperação criativo e técnico.

IMG-20160715-WA0006

O objetivo do LAB foi dar inicio às ações da ACELERADORA TRANSMIDIA, mais novo empreendimento do Polo Audiovisual, que em 2016 irá atuar em três frentes principais: o Canal de Histórias – Imigrantes, referenciado no longa “Estive em Lisboa e lembrei de você”, que conta histórias de vida de brasileiros que moram no exterior ; já filme “A Família Dionti” é a base para criação de uma plataforma educativa, que se inicia com a produção de dez curtas-metragens por  estudantes e professores,  participantes do Projeto Escola Animada; a terceira ação, ainda em fase de roteirização, já nascerá com uma estratégia transmídiatica, a partir do livro “A vida no céu”, do escritor luso-angolano José Eduardo Agualusa.

Para o documentarista Marcos Pimentel, coordenador da proposta desenvolvida a partir do filme “Estive em Lisboa e lembrei de você“, o laboratório “foi importante para testar a viabilidade e a pertinência das propostas que vinham sendo desenvolvidas pela Aceleradora Transmídia. Tivemos a oportunidade de analisar nossos próprios passos e fazer algumas escolhas que, certamente, influenciarão no rumo dos projetos. No nosso caso específico,  conseguimos encontrar um novo rumo, o do engajamento social, que nos parece mais pertinente do que o que vínhamos experimentando anteriormente. Logo o tempo dirá.”

Lab Transmídia (5)

IMG-20160715-WA0017 (Copy)

O encerramento do Laboratório foi no Centro Cultural Humberto Mauro, na exibição do filme “A Família Dionti“, com a presença de do diretor, Alan Minas, da produtora Dani Vitorino e os atores mirins, Murilo QuirinoAna Luiza Marques e Bernardo Lucindo, para uma conversa animada com um público de cerca de 200 pessoas, entre professores, estudantes, diretores de escolas e produtores audiovisuais. Essa ação dá largada à produção de uma série de 10 curtas-metragens do Projeto Escola Animada – Ver e Fazer Filmes.

IMG-20160716-WA0029

A Aceleradora Transmídia integra o Projeto Estações Criativas, patrocinado pela Energisa, por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LEIC-MG) e tem parceria do BH-TEC e Sebrae MG.

Hub de Produtoras:

Belo Horizonte: Voltz Digital, Tempero Filmes, Filmegraph, Aldeia Produções, Rio Novo Filmes, D2R Studios, Motrix Filmes, Cocriativa e Tai Produções.

Cataguases: Mutuca Filmes, Picadeiro Digital, Pia Estúdios, Oficina de Teatro Pequenos Grandes Atores e Agência 21.

Visconde de Rio Branco: Cabeça de Vento Filmes

Saiba +

Aceleradora Transmidia

Canal de histórias – Imigrantes

Proar “A Família Dionti”



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário