Our Festivals

Aceleradora Transmídia

A Aceleradora Transmídia da Fábrica do Futuro é o mais novo empreendimento criativo do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. Seu objetivo principal é contribuir para que a produção audiovisual brasileira alcance novos públicos e expanda sua presença no mercado nacional e internacional.

Para isso, a Aceleradora Transmídia reuniu, em 2016, um coletivo de 25 empreendedores criativos de cidades da Zona da Mata e de Belo Horizonte. Formado por profissionais do audiovisual e das tecnologias, esse núcleo criativo desenvolveu novos modelos de projetos e conteúdos em múltiplos formatos, para distribuição em múltiplas plataformas: salas de cinema e cineclubes, mostras e festivais; museus, outros espaços urbanos e internet.

A partir de filmes já realizados, ou mesmo na geração de novos filmes, serão produzidas obras seriadas para TV e Internet, documentários, curtas metragens, animação, jogos eletrônicos, plataformas digitais, sites, fan pages e outros produtos.

Um ambiente que busca expandir a experiência cultural do produto audiovisual, ampliar sua escala de presença no mercado tradicional, bem como, abrir novas oportunidades de negócios.

O projeto Estações Criativa – Aceleradora Transmídia do Instituto Fábrica do Futuro em parceria com o BH.TEC – Parque Tecnológico de Belo Horizonte, a Fundação Cultural Ormeo Junqueiro Botelho e o Sebrae-MG, tem o patrocínio da ENERGISA por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

Hub de Produtoras:

Belo Horizonte: Voltz Digital, Tempero Filmes, Filmegraph, Aldeia Produções, Rio Novo Filmes, D2R Studios, Motrix Filmes, Cocriativa e Tai Produções.

Cataguases: Mutuca Filmes, Picadeiro Digital, Pia Estúdios, Hidratasom, Oficina de Teatro Pequenos Grandes Atores, Cabela de Vento e Agência 21.