Blog

8 de setembro de 2017
|

Escola Animada marca presença no Festival Ver e Fazer Filmes

Em julho, o Projeto Escola Animada – Rede Cineclubes integrou a programação do 5º Festival Ver e Fazer Filmes – Edição Inverno 2017, realizado em Cataguases.

No PROGRAMA CINE ESCOLA ANIMADA – MOSTRA INFANTIL E MOSTRA JUVENIL, o festival envolveu cerca de 200 estudantes do ensino fundamental e médio, de diversas escolas da Zona da Mata mineira, com sessões de cinema seguidas de debates, mediados por profissionais das áreas de educação, audiovisual e ciências sociais. Ao todo foram 15 filmes, entre ficção, documentários e animação. Selecionados por curadoria especializada, as obras abordavam temas atuais, pertinentes ao universo da criança e do jovem.

jurijovem28-15

Arena jovem 1

Cineasta Ruy Guerra bate papo com estudantes:

No dia 28, uma visita inesperada trouxe mais  emoção ao encerramento da Arena Jovem: logo após exibição do documentário “Acabou a paz, isso aqui vai virar o Chile!”, que mostra a ocupação de escolas por estudantes secundaristas em São Paulo e sua luta por educação de qualidade, os estudantes receberam o cineasta Ruy Guerra, um dos maiores do país, prestigiado como diretor, roteirista, produtor e ator. De passagem por Cataguases, onde pretende filmar um novo longa-metragem, Ruy Guerra teve um bate papo com os estudantes. Ele falou sobre a importância das escolhas que é preciso fazer ao longo da vida e de correr atrás de seus sonhos.

Juri jovem 1

Finalizando as atividades, os participantes elegeram o Melhor Filme da Mostra Infantil e da Mostra Juvenil, com vitória, respectivamente, do longa “Meu Pequeno Herói Não Sabe Voar”, de Pedro Jorge, e do longa “Parece Comigo”, de Kelly Spinelli. 

jurijovem28-17

2º ENCONTRO DOS COLETIVOS da REDE CINECLUBE

Em julho, foi realizado o 2º encontro dos coletivos da Rede Cineclube, com participação de 100 estudantes e professores do Ensino Médio de escolas da rede pública da Região. Eles integram os coletivos gestores de 12 Cineclubes de 6 cidades da Região: Cataguases, LeopoldinaMuriaéJuiz de ForaVisconde do Rio Branco e Além Paraíba.

Durante 3 dias, estudantes e professores foram acolhidos na Escola Estadual Marieta de Souza Teixeira, em Cataguases, assistindo aos filmes da Mostra Juvenil e participando de rodas de conversa sobre a gestão colaborativa dos cineclubes. Eles compartilharam experiências e discutiram estratégias de qualificação e potencialização das ações, com atuação em rede dos cineclubes, co m programação conjunta e utilização de mídias em comum, a fim de mobilizar o público e democratizar o acesso aos filmes.

Encontro Rede Cineclube  Projeto Escola Animada é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro e o Instituto Votorantim, com o patrocínio da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, que atua junto a gestores, professores e alunos de escolas públicas de diversas cidades que integram o Polo Audiovisual da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, Brasil.



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário