Blog

15 de setembro de 2017
|

Cooperação Internacional: França e Brasil

Em uma parceria inédita firmada com a Embaixada da França no Brasil, a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata  promoveu ações de formação de professores da Zona da Mata mineira na utilização do audiovisual na prática educativa. As oficinas, que integram  o Programa Educação e Cinema do órgão francês Centro Nacional do Cinema e da Imagem Animada – CNC, foram realizadas em Cataguases com professores de escolas que atuam no projeto Escola Animada – Rede de Cineclube.

Oficina Karim 1

O Programa Educação e Cinema é realizado em diversos países do mundo desde 2014, com filmes disponíveis para download e fichas pedagógicas que auxiliam professores e alunos na utilização do audiovisual como ferramenta pedagógica. A primeira edição do programa no Brasil teve início em 2017, abrangendo seis capitais – São Paulo, Porto Alegre, Brasília, Salvador, Recife, Rio de Janeiro – e Cataguases, única cidade de interior de estado selecionada para integrar o circuito.

Naïs Van Laer

 

Em setembro, a documentarista, produtora e formadora Naïs Van Laer, da França, coordenou a oficina, com participação de 18 estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de escolas de Cataguases e Itamarati. A Oficina foi realizada no Colégio Cataguases.

OficinaNaïs-1

Naïs fez uma introdução sobre o que é um documentário, apresentou alguns de seus filmes, temas abordados e diferentes metodologias usadas por ela em cada produção. Em seguida, os estudantes conversaram sobre os temas que gostariam de explorar em um filme. “Foi um momento riquíssimo, em que eles puderam se expressar e colocar questões latentes em suas vidas como racismo, machismo e desigualdade social”, conta Rafaella Lima, da equipe de gestão do projeto Escola Animada.

Então chegou o momento de partir para a prática: inspirados em  um haikai, os jovens  produziram os storyboards, gravaram seus mini-metragens no  celular e assistiram juntos aos filmes produzidos, avaliando coletivamente as produções e pensando em novos recursos que poderiam ser usados para transmitir suas ideias.

OficinaNaïs-3

OficinaNaïs-5

Karim Bensalah

 

Em agosto, o diretor, roteirista, ator e educador Karim Bensalah, coordenou a primeira oficina do Programa Educação e Cinema com participação de 43 professores de escolas da Região, integradas à Rede Cineclube Escola Animada.

O cineasta apresentou a plataforma Cine France (link abaixo), que disponibiliza filmes franceses de diversos gêneros, legendados em português, com kits pedagógicos para uso em sala de aula. A partir da exibição de um filme dessa plataforma – “O Porto”, Karim ensinou aos professores como utilizar esses kits, e apresentou metodologias para estimular discussões sobre os filmes com os estudantes.  A Oficina Educação e Cinema foi realizada no Estúdio-Escola Fábrica do Futuro, em Cataguases.

Oficina Karim 2

Oficina Karim 4

CINE FRANCE: http://cinefrance.com.br/acervo/colecoes/educacao-e-cinema-filmes-com-fichas-pedagogicas.69

O Projeto Escola Animada é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro e o Instituto Votorantim, com o patrocínio da CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, que atua junto a gestores, professores e alunos de escolas públicas de diversas cidades que integram o Polo Audiovisual da Zona da Mata do Estado de Minas Gerais, Brasil.

 

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário