Blog

28 de julho de 2016
|

Edital Usina Criativa de Cinema: Primeira exibição e premiações.

Na noite do dia 16 de julho, o Festival Ver e Fazer Filmes foi palco para a primeira exibição dos cinco curtas-metragens produzidos por equipes contempladas no Edital Regional do Projeto Usina Criativa de Cinema. O evento reuniu cerca de 200 pessoas, entre artistas, técnicos e outros profissionais que se envolveram, direta ou indiretamente, na produção dos filmes. A exibição foi seguida de Premiação pelo Júri Técnico  e pelo Júri Popular.

UsinaCinema premiação 1 (Copy)

 

 

Monica Botelho, Cesar Piva e Marcos Pimentel, da diretoria executiva da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual,  abriram a sessão com homenagem a Américo Sobrinho, integrante da equipe da Fábrica do Futuro e do Polo Audiovisual, com a sua especial presença no Festival.

 

 

Na ocasião, Monica Botelho recebeu  o Troféu JK de Cultura e Desenvolvimento, concedido pela publicação Mercado Comum e Federação das Indústrias  do Estado de Minas Gerais – FIEMG. A homenagem entregue pela roteirista e diretora Elza Cataldo e Gilvan Rodrigues, diretor da Fundação Clóvis Salgado, representante no evento da Secretaria de Estado da Cultura de Minas Gerais.

fotos Iano - premiação (14)

No auditório do Centro Cultural Humberto Mauro, uma nova geração de talentos da Região aguardava com ansiedade o momento de ver na telona o resultado de seu trabalho, que teve início em fevereiro e envolveu dezenas de pessoas.

Selecionados no Edital Usina Criativa de Cinema, eles receberam recursos financeiros e consultoria técnica especializada para a produção de 5 obras audiovisuais inéditas e originais. Antes de iniciar a sessão, todas as equipes foram chamadas ao palco para apresentar um pouco da experiência na criação e produção de seus filmes.

UsinaCinema premiação 2 (Copy)

Nessa 1ª edição do Edital, foram selecionados:

“A Luta”, ficção, de Bruno Bennec, Muriaé; “De Quando em Vez”, documentário, de Jader Barreto e Rafaella Lima, Visconde de Rio Branco; “Olhos de Vô”, ficção, de Marco Andrade, de Cataguases; “O Universo de Manoel”, animação, de Renatta Barbosa, Leandro Silveira e Fabiano Banna, do Coletivo PIA, de Cataguases; e “Rainha”, ficção, de Sabrina Fidalgo, do Rio de Janeiro, selecionado na categoria diretor convidado.

O júri de premiação do Edital Usina Criativa de Cinema foi formado pela diretora e roteirista Elza Cataldo, a roteirista Laura Barile, o animador e designer Cláudio Santos, o diretor e roteirista André Amparo e o jornalista e professor da UNISINOS  Daniel Bitencourt.

UsinaCinema premiação 3 (Copy)

Veja abaixo o resultado:

Melhor FILME pelo Júri Técnico: DE QUANDO EM VEZ, de Jáder Barreto Lima e Rafaella Pereira Lima.

Melhor FILME pelo Júri Popular: DE QUANDO EM VEZ, de Jáder Barreto Lima e Rafaella Pereira Lima.

Melhor FIGURINO: Jerry Gilli, pelo filme RAINHA

Melhor DIREÇÃO DE ARTE: Kátia Campos, pelo filme A LUTA

Melhor TRILHA SONORA: Thaylis Carneiro, pelo filme O UNIVERSO DE MANOEL

Melhor SOM: Vítor Kruter, pelo filme RAINHA

Melhor MONTAGEM: Jader Barreto Lima, pelo filme DE QUANDO EM VEZ

Melhor FOTOGRAFIA: Jacques Cheuiche, pelo filme A LUTA

Melhor ATRIZ COADJUVANTE: Andrea do Vale, pelo filme A LUTA

Melhor ATOR COADJUVANTE: Marco Andrade, pelo filme RAINHA

Melhor ATRIZ PRINCIPAL: Ana Flávia Cavalcanti, pelo filme RAINHA

Melhor ATOR PRINCIPAL: Pedro Marcos de Oliveira, pelo filme OLHOS DE VÔ

Melhor ROTEIRO: Jáder Barreto Lima e Rafaella Pereira Lima, pelo filme DE QUANDO EM VEZ

Melhor PRODUÇÃO: Karina Potira e Bruno Bennec , pelo filme A LUTA

Melhor DIRETOR: Jader Barreto Lima e Rafaella Pereira Lima, pelo filme DE QUANDO EM VEZ

 

O Projeto USINA CRIATIVA DE CINEMA é uma realização do Instituto Fábrica do Futuro em parceria com a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e  Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais. O Edital tem o patrocínio da ENERGISA e da FAMINAS – Faculdade de Minas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura do Ministério da Cultura. A iniciativa conta ainda com o apoio do Consórcio Intermunicipal de Cultura e do Sebrae-MG.



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário