Blog

23 de fevereiro de 2017
|

2º Edital Usina Criativa de Cinema celebra resultado

Cinema, samba, suor e alegria animaram o evento de anúncio dos 5 projetos contemplados no 2º Edital Usina Criativa de Cinema, em evento realizado no Estúdio-Escola Fábrica do Futuro/PINA, em Cataguases, no dia 21 de fevereiro.

O  gestor Cesar Piva, diretor executivo do Polo Audiovisual da Zona da Mata e o documentarista Marcos Pimentel, coordenador do Projeto Usina Criativa de Cinema, abriram a noite com uma boa notícia: “A partir de março, esse espaço, hoje conhecido como Estúdio Escola, será totalmente reformado para melhor abrigar um centro de produção e pós-produção audiovisual, um parque municipal com realização de eventos culturais aberto à população”, revelou Cesar Piva.

Usina anuncio resultado (01)

Crédito fotos: Pamela Ferrer

Estiveram presentes, o presidente da ENERGISA Minas Gerais, Eduardo Mantovani, e o presidente do Sindicato das Indústrias de Energia Elétrica, Newton Dutra, representante da FIEMG. E também o cineasta de animação Rogério Nunes, que dirige uma Residência Criativa para produção do primeiro longa de animação produzido no âmbito do Polo, o Coração das Trevas. Na plateia, empreendedores criativos, gestores culturais, produtores, músicos e outros artistas da Região aguardavam com ansiedade o resultado do concurso.

Usina anuncio resultado (03)

Para começar, foram exibidos três curtas metragens: um documentário sobre as produções realizadas no Polo Audiovisual nos últimos anos, um mini-doc sobre a produção do longa “Correndo Atrás”, do cineasta paulista Jeferson De, rodado em Muriaé em setembro passado; e o curta de ficção “Rainha”, da diretora carioca  Sabrina Fidalgo, selecionado no 1º edital do Usina Criativa.

Por fim, o momento esperado: o anúncio dos contemplados.Em 2017, o Edital superou as expectativas, com 23 concorrentes contra os 11 do ano passado. Como na edição anterior, foram contemplados 4 projetos de curtas-metragens, apresentados por residentes da região, que receberão R$ 25 mil para a produção, além de consultorias especializadas até a finalização do filme. Um 5º projeto foi indicado na categoria Diretor Convidado, como previsto no concurso.

IMG_9801

Veja abaixo os vencedores:

“Lençol de Inverno” – Ficção

Bruno Pereira RubimDescoberto

“Minha mãe se chamava Tereza” – Ficção

Cecília Bueno Pereira SiqueiraCataguases

“Vinis e Peixes” – Ficção

Tiago Viana Gonçalves dos Santos e Rafael Ski Fernandes – Cataguases

“Palace, o contador de histórias” – Documentário

Aline Souza GabrielUbá

Diretor Convidado: Cavi BorgesRJ

 

Para animar o clima de pré-carnaval, um show com a cantora e compositora leopoldinense Thaylis Carneiro e uma apresentação da Bateria Fúria da Águia, que fez uma participação especial no curta “Rainha”, encerraram a noite.

IMG_9841

Usina anuncio resultado (09)

Sobre o Projeto

O objetivo do Projeto Usina Criativa de Cinema é o reconhecimento de talentos e empreendedores criativos residentes e atuantes nas cidades do Polo Audiovisual da Zona da Mata. O documentarista Marcos Pimentel (JF) coordena o projeto, e a comissão de seleção foi composta pelo cineasta Alan Minas (RJ), pela produtora Luana Melgaço (BH) e o roteirista Nathaniel Leclery (SP).

Os curtas-metragens serão produzidos no primeiro semestre, nas cidades de seus proponentes. Em julho de 2017, 5º FESTIVAL VER E FAZER FILMES, será realizada a primeira exibição e premiação dos curtas.

O Projeto Usina Criativa de Cinema integra as ações da Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata, em parceria com o Instituto Cidade de Cataguases, Fundação Cultural Ormeo Junqueira BotelhoFábrica do Futuro, com patrocínio da ENERGISA, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Estado de Minas Gerais.


 

 

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário