Blog

12 de setembro de 2016
|

Inauguração do Cineclube Silvio Tendler tem presença do homenageado

No dia 31 de agosto, em Cataguases, a Rede Cineclube Escola Animada implantou mais um ponto de exibição na Região da Zona da Mata mineira com uma ação especial: a inauguração do Cineclube Silvio Tendler com a ilustre presença do homenageado.

O cineasta e documentarista é reconhecido por seu talento para retratar personalidades e fatos que marcaram nossa história, com mais de 70 filmes produzidos e vários prêmios conquistados.

O Cineclube Silvio Tendler integra o Projeto Escola Animada, resultado da ação conjunta do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais e o IF – Instituto Federal Sudeste, instalado na Escola Estadual Manoel Inácio Peixoto, conhecida como Colégio Cataguases, simbolo maior da arquitetura modernista da cidade. O Projeto é uma parceria da Fabrica do Futuro e a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, com o patrocínio da ENERGISA e a Companhia Brasileira de Alumínio – CBA.

IMG_8743 (Copy)IMG_8795 (Copy)

IMG_8796 (Copy)
A inauguração foi conduzida pelo representante do Polo Audiovisual e da Fábrica do Futuro, Cesar Piva, o reitor do Instituto Federal – IF, Paulo Rogério Magalhães, o diretor da unidade Cataguases, Leandro Borges, o diretor do Colégio Cataguases, Dowglas Rodrigues Moura, e do professor do IF, Rubens Ragone, representante do Coletivo Utopia Pura. Marcaram presença também o prefeito municipal Cesar Samor, o Secretário Municipal de Desenvolvimento, Alex Carvalho, a representante da Superintendência Regional de Ensino,  além de professores, estudantes, empresários e comunidade local.

IMG_8835 (Copy)

IMG_8847 (Copy)

Em seu discurso, Sílvio Tendler fez uma referência ao julgamento do impeachment da presidente Dilma Rousseff, que acontecia no mesmo dia em Brasília: “Hoje é um dia muito triste para o povo brasileiro. Mas nós, em vez de ficarmos abatidos, estamos inaugurando um cineclube, plantando uma semente para formação de novas consciências. E esse cineclube vai gerar muitas frutos”, destacou.

Após a cerimônia, foi exibido o longa-metragem “Milton Santos – por uma outra globalização“, uma reflexão sobre as desigualdades entre os países do hemisfério norte e hemisfério sul. À tarde, Silvio Tendler recebeu jornalistas para uma entrevista coletiva no Estúdio Escola da Fábrica do Futuro, no Polo Audiovisual.

Para encerrar as atividades da inauguração, o Cineclube Silvio Tendler exibiu o longa-metragem “O Menino no Espelho”, do diretor Guilherme Fiúza Zenha, realizado no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata.

Na noite anterior,  30 de agosto, o cineasta foi visitar o Memorial Humberto Mauro para em seguida, no CCHM, participar de debate após a exibição de seu filme “Utopia e Barbárie“. A produção é um balanço da história do mundo entre a II Guerra Mundial e o início do Século XXI, por meio de entrevistas e depoimentos recolhidos em 15 países. O debate contou com a mediação do poeta e escritor cataguasense Ronaldo Werneck.

IMG_8694 (Copy)

IMG_8656 (Copy)

IMG_8698 (Copy)

Sobre Silvio Tendler:

Um dos mais importantes documentaristas do Brasil, tendo dirigido mais de 70 filmes entre curtas, médias e longas-metragens em formato documental, além de 12 séries para a TV. Entre seus maiores sucessos destacam-se os longas-metragens “Jango”, sucesso de bilheteria com mais de 1 milhão de espectadores, “Os anos JK – Uma trajetória política”, “O Mundo Mágico dos Trapalhões”,  “Glauber – o filme”, e a série “Anos Rebeldes”, para a TV Globo.

Conhecido como o “Cineasta dos sonhos interrompidos”,  Tendler iniciou sua trajetória no cinema através do Movimento Cineclubista, em meados dos anos sessenta. Desde então, já recebeu mais de sessenta prêmios, dentre eles seis Margaridas de Prata – C.N.B.B e o Prêmio Salvador Allende no Festival de Trieste, Itália, pelo conjunto da obra.

Em 1981 fundou a produtora Caliban Produções Cinematograficas Ltda, voltada para biografias históricas de cunho social.

Saiba mais: http://caliban.com.br/biografia



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário