Blog

18 de abril de 2018
|

3º Edital Usina Criativa de Cinema: conheça os contemplados

O 3º Edital Usina Criativa de Cinema, uma ação do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais de formação e apoio a realizadores audiovisuais da região para produção de curtas-metragens, anuncia o resultado do concurso.

Entre 24 concorrentes, de 8 cidades da região, foram contemplados 4 projetos que melhor atenderam as condições do edital, sendo 1 de animação, 1 documentário e 2 de ficção.

Em 2018, o comitê de seleção foi formado pela roteirista Anna Flávia Dias Salles, o produtor Breno Nogueira e o diretor e roteirista Ricardo Alves Jr, todos de Minas Gerais. Ricardo Alves é também o diretor convidado nessa edição do Usina Criativa de Cinema, e irá realizar um quinto curta-metragem com equipe técnica e artística da Zona da Mata mineira.

Veja abaixo os projetos e proponentes selecionados:

A HISTÓRIA DO MENINO NEIMAR (Animação / Ubá)                                                 

Proponente:  Rafael Bianchini.  Diretor:  Rafael Bianchini

SINOPSE: O contexto é a Copa do Mundo de 2014. A seleção Brasileira de Futebol disputa, em um jogo violento, uma vaga para as semifinais da competição. Enquanto os olhos do mundo se voltam para o estádio, em um bar de uma periferia no interior de Minas, um menino chamado Neimar assiste ao jogo pela televisão. A narração empolgante da transmissão da TV passa a narrar também o “jogo da vida” do menino que, recebe a bola, corre, dribla, sofre marcação e, simultaneamente a seu ídolo de mesmo nome, sofre uma entrada criminosa por trás e são obrigados a “saírem de campo”.

CANGACEIRO MARALONSO (Documentário / Ubá)                                                                 

Proponente:  Samuel de Oliveira Fortunato. Diretor:  Samuel de Oliveira Fortunato 

SINOPSE: Comparado por muitos a Lampião, por sua ousadia nos crimes e seu senso de justiça, Mário Alonso foi um cidadão mineiro contraditório, que transitou entre as qualidades de bandido e herói, matador “de gente e de fome” nas décadas de 40 e começo de 50. O documentário revela histórias e causos que pairam acerca dessa lenda e sobre a microrregião da Zona da Mata de Minas Gerais, onde ele viveu. Remontando acontecimentos a partir das memórias de antigos moradores, o filme é um mergulho na cultura rural da Zona da Mata mineira de meados do século passado.

CASULO (Ficção / Cataguases)                                                                                                 

Proponente:  Juliana Canavan Martins Junqueira. Diretor:  Rafael Aguiar 

SINOPSE: Mário e seu pai vivem isolados num pequeno sítio no interior de Minas Gerais. Lá, cultivam hortaliças e criam animais para garantir o sustento dos dois. A cada dia que passa, Mário se descobre e essas descobertas irão levá-lo até o seu mais íntimo desejo.

SANTA (Ficção / Cataguases)                                                                                                 

Proponente:  Marco Aurélio Andrade Gonçalves. Diretor:  Marco Andrade

SINOPSE:  Na comunidade do Glória, distrito de Cataguases, Santa, uma mulher transexual, assume o lugar da mãe nas obrigações da igreja, no reforço escolar e torna-se defensora dos direitos da comunidade e porta voz da associação de mulheres rurais contra a mineradora que explora o local. Entre a briga com a mineradora e a preparação para a coroação da virgem, Santa conhece Cícero, o novo supervisor da mineradora e se apaixona por ele. Como amar a quem pode ser seu inimigo? Como amar a quem representa tudo o que lhe é contrário? Uma história sobre resistência, afeto, pertencimento e primeiro amor.

PROJETOS SUPLENTES:

Novidade nessa edição, além dos 4 projetos contemplados, a comissão de seleção indicou também 4 projetos que irão compor uma lista de espera. Eles serão acionados caso haja alguma irregularidade ou impedimento dos projetos selecionados. Os aspectos da execução dos projetos selecionados que serão analisados são:

Percentual de recursos humanos locais a serem utilizados na composição das equipes dos filmes;

Real envolvimento do proponente na equipe do filme;

Locais de realização das filmagens;

Participação nas consultorias oferecidas pelo concurso;

Comprovação de obtenção de direitos autorais envolvidos no roteiro;

Cumprimento das demais exigências do edital para a assinatura do Termo de Compromisso e consequente recebimento dos recursos financeiros.

Veja abaixo os projetos suplentes:

1º Suplente:  UM FILME PARA MEU PAI (Documentário / Guiricema)

Proponente:  Vanessa Maria Rodrigues Diretora:  Vanessa Maria Rodrigues

2º Suplente:  ZORRO E A MULHER MARAVILHA NA TERRA DO SOL (Ficção / Muriaé)

Proponente:  Euler Pereira Luz Diretor:  Euler Pereira Luz

3º Suplente:  AVE MARIA (Documentário / Visconde do Rio Branco)                                   

Proponente:  Jáder Barreto Lima da Silva Diretora:  Rafaella Pereira de Lima

4º Suplente:  A ÁRVORE DA LUA (Ficção / Ervália)                                                               

Proponente:  André Luiz Castro e Silva Diretor:  Tobias Resende

E quem são os profissionais que integram a Comissão de Seleção?

Veja abaixo:

Anna FláviaANNA FLÁVIA DIAS SALLES – roteirista e pesquisadora de literatura e cinema. Atua no desenvolvimento de projetos de longas, curtas, animações e outras formas narrativas audiovisuais para aplicativos multimídia, percursos museográficos e instalações. Projetos recentes como roteirista, todos em fase de produção: “Terra dos Papagaios” (série de animação para TV); “” (longa de Rafael Conde); “Nimuendajú” (longa de animação de Tania Anaya).

 

Foto Breno NogueiraBRENO NOGUEIRA: atua no mercado audiovisual há mais de 20 anos. Sua produção recente compreende: série de ficção infantil “Árvore dos Araújos”, série de ficção jovem “Mostra Tua Cara!”, e série de documentários infantis “O Mundo da Gente”. Entre 2014 e 2015, coordenou a produção de 2 temporadas da série “Retratos de Fé”, com 52 documentários sobre a diversidade religiosa brasileira. Entre seus próximos projetos, está a produção do longa “A QUEDA” e a série de ficção “Azul Celeste“.

 

Ricardo Alves JrRICARDO ALVES JR. – diretor e roteirista. Formado pela Universidad del Cine, em Buenos Aires. Diretor dos curtas metragens “Material Bruto” (2006), “Convite para jantar com o camarada Stalin” (2007), “Permanências” (2010),  “Tremor” (2013) e “Russa”(2018), seus trabalhos participaram e foram premiados em diversos festivais nacionais e internacionais. Seu primeiro longa,  “Elon não Acredita na Morte”(2016), foi premiado no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro.

O FESTIVAL VER E FAZER FILMES – USINA CRIATIVA DE CINEMA é uma iniciativa do Instituto Cidade de Cataguases, em parceria com o Instituto Fábrica do Futuro, a Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com o patrocínio da ENERGISA MINAS, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Secretaria de Estado da Cultural de Minas Gerais.



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário