Blog

20 de março de 2013
|

Cataguases ganha estúdio-escola do audiovisual

No dia 8 de março, a Fábrica do Futuro, em parceria com Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho, inaugurou o primeiro estúdio-escola do PINA – Ponto de Interação nas Artes. Um centro de formação técnica e de produção audiovisual e multimídia que irá atender às crescentes demandas locais e de outras regiões do país, atraídas pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais.

Foto Estudio Pht

Com 200 m2 e equipado com arquibancadas, praticáveis e divisórias móveis, lonas acústicas, projetores, refletores, mesa de som e iluminação, o estúdio tem potencial para Estúdio imagem 3Da produção audiovisual e multimídia: cinema, animação, TV, internet, mídias digitais, gravação de programas de auditório e vídeo clipes musicais. O espaço irá também abrigar projetos e atividades da Fábrica do Futuro e da Cia Ormeo de Dança e Teatro.

“Queremos atender às demandas do mercado, mas pretendemos também gerar uma cena capaz de produzir nossos próprios conteúdos audiovisuais, como por exemplo, filmes educativos para escolas da região, mas, em especial, queremos produzir filmes de animação, que poderá ser a nossa grande vocação regional” , diz Cesar Piva, Gestor Cultura da Fábrica do Futuro e diretor executivo do Polo Audiovisual.

Estudio 1.2Estudio 1.3   foto 5

Localizado no centro de Cataguases, no Bairro Guanabara, o espaço tem o patrocínio da ENERGISA por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura e com recursos próprios. Nos últimos anos a Empresa destinou cerca de R$800 mil para residências criativas, manutenção, adequações físicas e compras de equipamentos. Em 2013, outros R$ 400 mil serão investidos pelo SEBRAE e INSTITUTO VOTORANTIM, sobretudo, em ações de qualificação técnica e gerencial de jovens e adultos da região.

“Nossa experiência de 10 anos está sustentada pela força que reúne a Sociedade Civil e instituições do Terceiro Setor, em parceria de longo prazo com empresas comprometidas com o desenvolvimento local. Enxergamos no setor audiovisual a perspectiva de nova economia criativa na região e para isso temos que ser competitivos. Temos de oferecer mão de obra técnica qualificada e a inauguração do estúdio-escola é mais uma iniciativa nesse sentido”, afirma Mônica Botelho, presidente da Fundação Cultural Ormeo Junqueira Botelho e diretora executiva do Polo Audiovisual.

A inauguração do estúdio contou com a presença de Eliane ParreirasSecretária Estadual de Cultura,Sérgio Gouvea,  Vice-Prefeito de Cataguases, Zeca Junqueira, Secretário de Cultura de CataguasesMarco Antônio Mendonça, do Sebrae-MG , além de Mônica Botelho e Cesar Piva.

           Inaug estúdio 1   

            Inaug estúdio 13

Um sarau poético multimídia marcou o evento, com participação de poetas, escritores, rappers, bailarinos e atores. Como convidados especiais, o escritor cataguasense Luiz Ruffato, reconhecido como um dos grandes nomes da literatura brasileira contemporânea e premiado recentemente na 54ª edição do Casa de las Américas, em Cuba, e o poeta Sérgio Vaz, criador da Cooperifa, um dos movimentos artísticos mais ativos de São Paulo e vencedor do prêmio Educador – Inventor da UNESCO.

                 Luiz Ruffato e Sergio Vaz

Um mix de gerações e talentos de diversos campos das artes animou o encontro, declamando poemas ou realizando performances artísticas – os poetas Ronaldo Werneck, Flausina Márcia e Lina Tâmega, os rappers MC Juca de la Veiga e Júnior MC, ambos da CUFA de Muriaé; os bailarinos da Cia Ormeo de Dança com a direção de Daniela Guimarães; as atrizes Renatta Barbosa e Fernanda Godinho, e o músico e DJ Bruno Mahais.

 Inaug estúdio 8   Inaug estudio 9

Inaug estúdio 11    Inaug estúdio 12

Cia Ormeo 1    Cia Ormeo 2

                              Inaug estúdio 7

Saiba mais

Luiz Ruffato: http://www.interrogacao.org/2011/09/igreja-do-livro-transformador-depoimento-de-luiz-ruffato

Sérgio Vaz: http://www.colecionadordepedras2.blogspot.com.br/

Ronaldo Werneck: http://www.ronaldowerneck.com.br/

Flausina Márcia: http://www.germinaliteratura.com.br/flausina_marcia.htm

Edição e redação: Beth Sanna – Agência 21 / Núcleo de Comunicação da Fábrica do Futuro

Fotos: Juliana Junqueira



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário