Blog

3 de abril de 2017
|

Aceleradora Transmídia reúne hub de produtoras de BH e Cataguases

Em seu primeiro ano de atividade, o Projeto Estações Criativas mobilizou 25 empreendedores criativos de Belo Horizonte e da Zona da Mata mineira, em diversas ações de ampliação do acesso às obras audiovisuais realizadas no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata, explorando novos formatos, gerando novos produtos e alcançando novos públicos.

Em um ambiente de Aceleradora Transmídia, reuniram-se ao longo de 10 meses, profissionais de diversas áreas: realizadores audiovisuais, animadores, roteiristas e documentaristas; designers multimídias, programadores web, jornalistas e midiativistas de redes sociais; historiadores, sociólogos, pesquisadores, produtores e gestores culturais.

Lab Transmídia (5)

Lab Transmídia (3)

As ações foram desenvolvidas a partir de dois filmes: “A Família Dionti”, longa-metragem de Alan Minas; e “Estive em Lisboa e lembrei de você”, longa de José Barahona, ambos produzidos no âmbito do Polo Audiovisual da Zona da Mata.

Em “A Família Dionti”, Alan Minas conta a fantástica história de um pai e seus dois filhos, que moram em um sítio no interior de Minas Gerais. A trama, que aborda o tema universal da descoberta do amor, explorando as cores regionais do estado, foi inspiração para o Núcleo Criativo 1 da Aceleradora, com o tema: Educação Integral.

Em “Estive em Lisboa e lembrei de você”, José Barahona, português radicado no Rio de Janeiro, conta a história de um cataguasense, que após um casamento frustrado, desempregado e sem contato com o filho, decide emigrar para Lisboa, Portugal. Lá, seu sonho de uma vida melhor é confrontado com a dura realidade da imigração: o dia-a-dia, o submundo, a discriminação e as diferenças culturais. O filme foi inspiração para o Núcleo Criativo 2, com o tema: Migração.

Para melhor desenvolver os projetos, os integrantes dos dois Núcleos Criativos participaram de laboratórios, workshops e oficinas ao longo do processo.  Em especial, consultorias nas áreas de: criação e produção audiovisual em múltiplos formatos; produção transmídia; design sistêmico; direitos autorais; comunicação e gestão.

cred Iano Oliveira e Pamela Ferrer (16)

creditos pamela ferrer (20)

Em julho de 2016, integrando a programação do 4º FESTIVAL VER E FAZER FILMES foram realizados workshops coordenados pela Associação Era Transmídia, de São Paulo, com participação de gestores da Rede Minas de Televisão, empreendedores criativos, gestores, educadores e profissionais do audiovisual.

Lab Transmídia (1)

Lab Transmídia (7)

Núcleo Criativo 1 – Plataforma Educativa

Esse Núcleo promoveu uma ação de Educação Audiovisual que resultou na produção de 11 curtas-metragens inspirados no filme “A Família Dionti”, realizados por 140 estudantes e 42 professores de 10 escolas da Zona da Mata  e de 1 escola em Belo Horizonte. Essa experiência será uma das bases da Plataforma Educativa a ser lançada em breve pelo Polo Audiovisual da Zona da Mata.

Acelradora FamiliaDionti site (1)

Acelradora FamiliaDionti site (2)

Núcleo Criativo 2: Canal de Histórias de Vida

O Núcleo 2 pesquisou e registrou depoimentos de 30 brasileiros residentes no exterior, com  relatos de suas experiências como imigrantes em países como  EUA, México, Argentina, Portugal, França, Inglaterra, Holanda, Alemanha, Qatar, Sudão, Austrália. O Canal de Histórias dispõe de conteúdos em vídeos, fotos e textos para sites e redes sociais, e integrará outras ações de mobilização em torno do tema da migração mundial. 

Canal de Histórias - pag inicial

Canal de Histórias - perfis 1

Nessa primeira experiência da Aceleradora Transmídia, 10 produtoras participaram do Hub criativo:

Belo Horizonte:

Voltz Digital / Tempero Filmes / Rio Novo Filmes / Motrix Filmes / Cocriativa

Zona da Mata:

Mutuca Filmes / DVZ web / Picadeiro Digital / Agência 21 / Cabeça de Vento

O projeto Estações Criativas é uma iniciativa da Fábrica do Futuro em parceria com a Agência de Desenvolvimento do Polo Audiovisual da Zona da Mata de Minas Gerais, com patrocínio da ENERGISA, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo de Estado de Minas Gerais.

 



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário