Blog

17 de outubro de 2017
|

A Liberdade, a Arte e a Cultura.

Abordar o tema da Liberdade, da Arte e da Cultura em nosso boletim vem da necessidade e da responsabilidade de nos posicionarmos diante do momento complexo pelo qual passa nosso país. Tema inspirador também para a tela criada por Claudio Santos Rodrigues, nosso multiartista, amigo e parceiro de trabalho, que ilustra esse editorial. (*)

Para nós, o desejo de liberdade está na essência do ser humano, que se expressa fundamentalmente na arte e na cultura. Ser livre está associado à alegria, à paixão e ao afeto.

Arte e cultura, portanto, são as dimensões da vida em liberdade, impregnadas de significados e sentidos humanos. Ato criativo que combina, por um lado, com as transformações e rupturas necessárias no mundo contemporâneo, por outro, com as heranças de nossa história e as nossas tradições.

Assim, é a partir da arte, da cultura e da criatividade humana, que historicamente se desenvolve o fluxo contínuo das transformações sociais, inovações políticas, econômicas e culturais, que se estabelecem os avanços e conquistas da modernidade, responsáveis pelas melhores respostas aos problemas permanentes da vida em sociedade.

Os fatos recentes ocorridos em espaços da arte e da cultura, sobretudo, em Porto Alegre, São Paulo e Belo Horizonte, colocam em confronto direto distintas narrativas e visões de mundo. O que revela mais uma vez que a Liberdade não existe nos extremos, somente tristeza, egoísmo e ódio.

Para nós, a Liberdade da Arte e da Cultura só será plena em uma sociedade democrática!

(*) A tela de Claudio Santos, definida por ele como uma “composição tipográfica e pintura em azulejo”, é resultado da oficina ministrada pelo português Telmo Pereira, nos espaços da Cerâmica Saramenha Artes e Ofícios, no distrito de Santo Amaro do Botafogo em Ouro Preto.



0 Comentários


Compartilhe conosco sua opinião

Ela é muito importante para melhorarmos nossos serviços

Deixe seu comentário